• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Como fazer fogo sem fósforos ou isqueiro

POR Pietro Bottura    EM Ciência e Tecnologia      22/08/14 às 18h22

Todo mundo já se deparou com um clássico dilema de sobrevivência: o que fazer numa situação em que fosse necessária luz, calor ou fogo e não houvesse de onde tirar?

Para responder a essa pergunta, vamos ensinar três maneiras clássicas de se fazer fogo, que qualquer iniciante pode usar e que têm como itens apenas materiais fáceis de encontrar. Existem outros métodos, como usar uma bateria e um bombril, ou usar lâminas e pedras de faísca específicas, mas imaginamos que numa situação de emergência, ninguém vai ter isso no bolso, certo?

1 ) Com fricção

 

O clássico método dos pauzinhos sobre um "ninho" de galhos e folhas secas. O fogo é iniciado pela fricção, e os métodos a seguir facilitam um pouco a ideia básica de que simplesmente rodar um graveto contra uma pedra vai gerar uma fagulha com facilidade (quem já tentou sabe que pode levar horas pra dar certo). Então aqui algumas maneiras de facilitar o processo:

Com um instrumento cortante, faça um furo em forma de V em uma tábua ou pedaço de madeira:

670px-Make-Fire-Without-Matches-or-a-Lighter-Step-24-Version-2

Em seguida, gire o graveto contra o orifício criado. A fricção fará ser possível iniciar um incêndio. Para isso, o furo deve ser vazado e materiais que peguem fogo facilmente - como gravetos e folhas secas ou papel - devem ficar embaixo.

670px-Make-Fire-Without-Matches-or-a-Lighter-Step-26-Version-2

Uma outra forma de facilitar o processo é a chamada Bow Drill (furadeira de arco), que pode ser feita da seguinte forma:

bowdrilldemo

- Encontre um pedaço de madeira flexível, pequeno, mas que tenha resistência

670px-Make-Fire-Without-Matches-or-a-Lighter-Step-34-Version-2

Faça pequenas ranhuras nas extremidades, como num arco convencional, e coloque uma corda ou pedaço de tecido entre eles (até cabelo serve):

670px-Make-Fire-Without-Matches-or-a-Lighter-Step-36-Version-2

Deixe um pequeno espaço para colocar o graveto, que deve ficar firme, mas podendo girar dentro do "laço":

670px-Make-Fire-Without-Matches-or-a-Lighter-Step-39-Version-2

Use uma pedra ou pedaço de madeira para proteger a mão, e use o arco para girar o graveto (com muito menos força do que seria necessário usando apenas as mãos):

670px-Make-Fire-Without-Matches-or-a-Lighter-Step-41-Version-2

Se ficou alguma dúvida, aqui um vídeo dela em ação:

2 ) Com lentes focais

 

fogo-sem-fosforo-3a

Outro método, um pouco mais mágico, é a convergência de raios solares através de uma lente. Utilizando uma latinha de aluminío e um pedaço de chocolate para realizar o polimento de sua base (deve ser polido com um pano depois), é possível simular uma lente. Também podem ser usadas lentes de óculos, lupas e qualquer pedaço de vidro bem polido. Obs: não coma o chocolate, ele fica cheio de alumínio, que é tóxico.

fogo-sem-fosforo-1a

Após achar o ponto de convergência, utilize materiais inflamáveis, como palitos de fósforo improvisados - pedaços de madeira com palha na ponta, por exemplo.

fogo-sem-fosforo-1b

3 ) Com líquidos

 

Esse é o melhor quando não se tem praticamente nenhum objeto à mão, e utiliza o mesmo princípio focal que o item 2. Utilizando-se camisinhas, plástico ou até mesmo gelo é possível fazer fogo da seguinte forma:

- Com um pedaço de algo transparente, faça uma trouxinha e coloque água dentro dela:

fogo-sem-fosforo-2a

- Encontre o ponto focal e direcione-o para onde você quer incendiar. Em locais com gelo, isso pode ser feito com pedaços translúcidos.

fogo-sem-fosforo-2b

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+