Filha do vício: ensaio retrata menina que cresce com pais viciados

POR Thamyris Fernandes    EM Curiosidades      22/08/14 às 17h31

O trabalho da fotógrafa russa Irina Popova, chamado Another Family (Outra Família, em português), virou livro e, ao cair na internet, desenrolou uma corrente de discussões. Isso porque a temática da publicação trata sobre a infância da pequena Asfina, que cresce com os pais dependentes químicos, Lilya e Pasha, em São Petersburgo, na Rússia.

Como você vai acompanhar na galeria, as imagens que ilustram o livro e contam a história da pequena são realmente desconcertantes e retratam uma criação aos "trancos e barrancos", cercada por drogas, completa falta de rotina e de higiene; e, acima de tudo, a ausência de pudor dos adultos com relação à inocência de Asfina. Assim, muitas foram as pessoas que se manifestaram contra a permanência da garota com os pais depois que viram as fotos de Popova.

menina 1

Acontece, no entanto, que a fotógrafa não interveio no ritmo de vida da família. Aliás, o contato com essas pessoas - que viraram tema de seu projeto - aconteceu por acaso, enquanto Irina procurava inspiração para um ensaio sentimental que planejava fazer.

Nesse dia, ela cruzou com LiLya, a mãe; completamente bêbeda, andando pelas ruas com um carrinho de bebê. Foi conversando com essa estranha que a fotógrafa descobriu a oportunidade de transformar vida desordenada dessas pessoas em uma história-denúncia.

Lilya, então, levou Irina para conhecer Pasha, o pai; e eles abriram o apartamento que dividiam para que a profissional realizasse seu trabalho. Muitos momentos fraternos foram registrados nesse tempo, mas o que vai fica destacado nas imagens é o completo despreparo dos adultos para cuidar da criança.

menina 2

Festas cheias de gente, bebidas e drogas eram frequentes no apartamento e, várias vezes na semana, também aconteciam em outras casas. Asfina estava presente em todos esses momento e, inclusive, era uma espécie de "amuleto" para a mãe, que a usava para pedir dinheiro nos sinaleiros durante o dia.

Mesmo depois de tantas denúncias, a verdade é que a garotinha permaneceu com pais. Mas Lilya não vive mais com a família. Sob a guarda de Pasha, Asfina agora frequenta a escola.

Veja algumas fotos do trabalho feito por Popova:

Clique aqui para ver a galeria (se estiver usando celular)

Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+