Curiosidades

Como fazer para resgatar fotos deletadas da lixeira do seu dispositivo móvel

0

Quem nunca se viu em desespero após excluir acidentalmente um arquivo de imagem importante do celular, e não sabia como resgatar fotos?

Felizmente, tanto para os usuários de Android quanto para os de iPhone, existe um caminho para resgatar essas lembranças perdidas!

Na era que vivemos, os registros digitais são tão importantes quanto qualquer outro documento, ou até mais. Lembranças, memórias, eventos e todos os tipos de acontecimentos se tornam eternos com as fotos e os vídeos.

Contudo, acidentes acontecem, ou mesmo decisões momentâneas que nos arrependemos depois. Nesse caso, é fundamental saber como voltar atrás e resgatar fotos sem perdê-las para sempre no limbo dos dados.

Neste guia, você confere passos simples para recuperar seus arquivos da lixeira do celular, assegurando que suas memórias não se percam.

Via Pexels

Como resgatar fotos no celular?

1. Recuperar no Android

Para os usuários do sistema Android, recuperar fotos excluídas é uma tarefa simples.

Conforme orientado pelo suporte do Google, fotos e vídeos recentemente excluídos permanecem na lixeira por um período específico.

Fotos que estão salvas em backup têm um prazo estendido de 60 dias, enquanto as que não estão têm um prazo de disponibilidade de 30 dias.

Nesse caso, para começar a resgatar fotos, acesse o aplicativo Google Fotos em seu dispositivo Android. Em seguida, toque em “Biblioteca” na parte inferior da tela.

Com isso, você conseguirá ver a opção “Lixeira”. Clique e veja se a foto ou o vídeo está disponível ali. Depois, é só selecionar em “Restaurar”.

Seguindo esses simples passos, a foto ou o vídeo escolhido será restaurado não apenas para a galeria do smartphone, mas também para a biblioteca do Google Fotos e os álbuns originais.

Claro, é importante que a sua conta do Gmail esteja vinculada com um Drive que tenha espaço disponível. Dessa forma, seus arquivos estarão sincronizados em tempo real, e um acidente de exclusão pode ser facilmente revertido.

Via Pexels

2. Recuperar no iOS

Enquanto isso, os usuários de iOS também têm a oportunidade de resgatar fotos excluídas, embora com um prazo mais restrito.

No aplicativo Fotos, podem acessar o álbum “Apagados”, onde as mídias deletadas permanecem por 30 dias. Por isso, é importante tomar a decisão mais rápido, ou o arquivo realmente desaparecerá.

Nesse caso, abra o aplicativo Fotos e vá para o álbum “Apagados”, clicando na foto ou vídeo em questão. Em seguida, clique em “Recuperar”, e, se quiser salvar várias mídias, clique em “Selecionar”.

Vale lembrar que, após 30 dias, as mídias nesta pasta são permanentemente apagadas, sem possibilidade de recuperação.

Além disso, um diferencial é que quem possui um MacOS Ventura ou um sistema superior também consegue acessar a pasta “Apagados” usando a senha ou o Touch ID do celular.

Dica importante: sincronize o iCloud

Outra recomendação importante para resgatar fotos no seu iPhone é sincronizar seus dispositivos com o iCloud para acessar as mídias além do dispositivo Apple, usando também outros modelos do sistema.

Por exemplo, será possível conferir os arquivos atuais, e também em exclusão, por meio de um tablet ou MacBook.

Essa disponibilidade também existe para os usuários do Google Fotos, mas, em alguns momentos, a sincronização pode falhar ou demorar para atualizar. Assim, quem usa iOS se beneficia do iCloud em tempo integral.

Perder fotos valiosas pode ser desesperador, principalmente quando achamos que a lixeira do celular é a última parada desses arquivos.

No entanto, com os aplicativos na nuvem atualmente, temos uma janela de oportunidade para recuperar essas memórias e salvá-las novamente dentro e fora do dispositivo.

Seja no Android ou iPhone, as orientações passo a passo são simples para os usuários encontrar novamente os arquivos. Mas vale agir rápido e não perder tempo, para garantir que eles ainda estarão lá.

 

Fonte: Capitalist

Imagens: Pexels, Pexels

Lixeira para fralda promete bloquear mau cheiro; será que funciona?

Artigo anterior

Musculação ou aeróbica: qual é melhor para emagrecer?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido