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Como funcionam as pulseiras eletrônicas dos shows do Coldplay?

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No Rock In Rio 2022, a pulseira do Coldplay chamou atenção, sendo uma nova tecnologia interessante disponível por um dos momentos mais icônicos do festival.

Na entrada do evento, os acessórios tiveram distribuição e serviram como um complemento para quem curtiu o show da banda britânica.

Via Legado

A pulseira é feita de plástico sustentável de origem vegetal e possui sete luzes de LED. No entanto, ela é compatível apenas com a tecnologia do próprio show e, portanto, não tem utilidade fora do evento.

A equipe da banda solicitou a devolução das pulseiras após a apresentação, mas muitas pessoas as levaram para casa como recordação.

Essa não foi a primeira vez que o Coldplay fez uso dessas pulseiras em suas apresentações. A banda utiliza o recurso há quase uma década, desde a turnê Mylo Xyloto.

Eles apreciam o efeito visual criado pelo público com as luzes acesas, que complementa de forma interessante o famoso setlist da banda. Apesar do aviso em inglês, muitos fãs acabam levando a pulseira do Coldplay como lembrança.

Como funciona a pulseira do Coldplay?

Via G1

Com nome de Xyloband, o acessório tem ação remota pela equipe de produção da banda, utilizando tecnologia infravermelha.

Na área do Palco Mundo, transmissores à prova d’água possibilitam a comunicação com a pulseira do Coldplay.

A tecnologia de controle é basicamente a mesma de um controle remoto de TV. Durante a apresentação, a equipe de produção programa o sinal para que a pulseira acenda, pisque e mude de cor de acordo com o ritmo da música.

Como era de se esperar, o público do Rock In Rio ficou encantado com o acessório.

No Brasil, a versão da pulseira teve fabricação inteiramente a partir de um material derivado da cana-de-açúcar, tornando-se a primeira pulseira de plástico compostável à base de plantas do mundo.

Isso significa que o impacto ambiental, medido em pegada de carbono, é 400% menor do que o do plástico PET, comumente utilizado em garrafas de refrigerante.

Quem criou a pulseira Xyloband?

Jason Regler é o criador da pulseira do Coldplay que fez sucesso no Rock In Rio 2022. Ele se inspirou na música “Fix You”, um dos maiores sucessos do Coldplay, já que é um grande fã da banda.

Regler começou a desenvolver o protótipo da pulseira em 2005, quando os britânicos se apresentaram no Glastonbury Festival.

Desde então, a inovação tem sido utilizada em shows de outras bandas, principalmente no mundo do K-Pop, eventos esportivos, grandes festivais e festas privadas. Porche, Redbull, Coca-cola, Nike, Vodafone, Heineken e MTV estão entre os clientes mais famosos que usam o acessório luminoso.

Em sua apresentação no Allianz Parque Arena, em São Paulo, em 2017, a banda já havia usado a pulseira iluminada, embora fosse um modelo diferente.

Recentemente, no mês passado, o Coldplay utilizou o acessório em um estádio lotado em Paris, na França. O resultado foi ainda mais impressionante do que no Rock In Rio, já que o público estava menos disperso.

Via Estadão

Os fãs conseguem mexer na pulseira depois?

Até o momento, não há maneira conhecida de fazer a pulseira iluminada do Coldplay funcionar fora do show.

Isso porque que ela é controlada exclusivamente por infravermelho e seu revestimento de plástico seria danificado se aberto.

Algumas pessoas já conseguiram fazer versões antigas da pulseira acenderem, mas sem controle dos LEDs.

Resta saber se os brasileiros, conhecidos por sua criatividade, conseguirão desvendar o mistério da pulseira. No entanto, vale reforçar que ela não é um brinde do show, e é importante devolver para seguir com a tradição em outras cidades e países.

No Brasil, restará apenas o conhecimento dos fãs para desvendar essa mistério e atender ao pedido da banda.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: Legado, G1, Estadão

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