Como seria a localização dos países se a Pangeia fosse nos dias de hoje?
Tempo de leitura:1 Minutos, 43 Segundos

Como seria a localização dos países se a Pangeia fosse nos dias de hoje?

O nosso planeta tem a idade geológica de aproximadamente 4,5 e 5 bilhões de anos. A ciência que se dedica ao estudo da terra divide essa idade em eras, épocas, períodos, idades e fases. No inicio de tudo, a Terra apresentava sobre sua superfície um material derretido e quente, tendo sua maior parte formada por ferro, níquel e outros metais. Eles foram se concentrando em seu núcleo com o passar do tempo. Há aproximadamente 3,9 bilhões de anos, o resfriamento permitiu a solidificação das rochas, assim deu origem a uma camada sólida externa sobre a superfície terrestre. Essa é a crosta.

Até o início do século 20, os cientistas afirmavam que desde a solidificação terrestre, os continentes estiveram sempre na mesma posição em que estão até hoje. No entanto, existem evidências científicas mostrando que isso não é verdade. Após anos de estudo, o meteorologista alemão Alfred L. Wegener lançou uma hipótese diferente. Ele afirmou que no passado, os continentes formavam um único bloco. Ele denominou o nome de “PANGEIA”, um só imenso bloco no oceano, Pentalassa.

Em virtude das forças internas da Terra, a Pangeia teria se dividido, dando origem às grandes massas continentais: Gondwana e Laurásia. Gondwana ao sul, abrangeria as áreas que hoje são: América do Sul, Índia, África, Nova Zelândia, Austrália, Antártida, Madagascar e Sri Lanka. Laurásia, ao norte, incluiria: América do Norte, Groelândia, Ásia e Europa. No período Cretáceo (136 a 65 milhões de anos atrás), a pangeia teria se dividido em diversas partes, inclusive tendo se deslocado até virar o que virou hoje. Essa é a denominada, por Wegender, hipótese da Deriva Continental. Você já se perguntou como seria o mundo, hoje em dia, se não tivesse se dividido?

Trouxemos um modelo, com os nomes atuais dos países para mostrar como seria a pangeia se fosse nos dias atuais. Confiram conosco:

Pangeia nos dias atuais

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Continue in browser
To install tap Add to Home Screen
Add to Home Screen
Fatos Desconhecidos
Adicione o atalho da Fatos na sua home
Install
See this post in...
Fatos Desconhecidos
Chrome
Add Fatos Desconhecidos to Home Screen
Close

For an optimized experience on mobile, add Fatos Desconhecidos shortcut to your mobile device's home screen

1) Press the share button on your browser's menu bar
2) Press 'Add to Home Screen'.