Curiosidades

Computador quântico do Google pode executar instantaneamente uma tarefa que normalmente levaria 47 anos

0

Computadores quânticos estão sendo desenvolvidos há muitos anos, porém, sempre sem ultrapassar a barreira de uma sala de estudo. No entanto, isso não quer dizer que não vemos os avanços que essas máquinas fazem. Por exemplo, recentemente, os gênios do Google criaram um computador quântico capaz de fazer cálculos em segundos.

Esses cálculos não são as multiplicações simples, mas sim cálculos complexos que precisariam de 472 anos para serem processados pelos supercomputadores mais potentes que existem na atualidade.

Muitas pessoas não entendem o que a computação quântica é e a relacionam com obras de ficção. No entanto, ela está se tornando cada vez mais real. A tecnologia é inovadora e se baseia nas singularidades e peculiaridades da física quântica. Justamente por isso que o futuro dela é bastante promissor.

Contudo, assim como outras coisas em desenvolvimento, o surgimento de computadores quânticos deixou o mundo da tecnologia em festa, mas também levanta preocupações com relação à segurança, mais especificamente, qual será o impacto nos sistema de criptografia atuais.

E por mais empolgante que a computação quântica seja, na visão de alguns críticos, as máquinas poderosas ainda têm um caminho bem longo para andarem antes de provarem sua utilidade fora do campo da pesquisa acadêmica.

Computador quântico do Google

Veja SP

No caso do Google, o computador quântico que ele criou, o Sycamore, tem 70 qubits, o que é um salto extremamente grande com relação ao modelo anterior que tinha 53 qubits. Isso quer dizer que o Sycamore é cerca de 241 milhões de vezes mais robusto que seu antecessor.

Esse tipo de computação é bastante pesquisado porque ele ultrapassa os limites da tecnologia digital atual. Por exemplo, os computadores tradicionais e até os supercomputadores operam com a linguagem do código binário, o que os limita a dois estados de zeros e uns. No caso de um computador quântico, ele opera em bits quânticos, também chamados de qubits, que conseguem existir em um estado de zero, um, ou os dois ao mesmo tempo.

Embora os avanços na tecnologia quântica estejam caminhando, ainda existem vários desafios pela frente. Dentre eles, os erros operacionais. Isso porque, por conta da natureza do computador quântico, ele é mais suscetível a esse tipo de erro. Por isso que um dos focos centrais na pesquisa de computação quântica é encontrar métodos eficientes de correção de erros.

O custo desse computador quântico do Google ainda é um mistério. No entanto, uma coisa se sabe: ele promete ter um poder computacional transformador. Por isso ele chamou a atenção de pesquisadores do mundo todo e abriu novos horizontes para a corrida na tecnologia computacional.

Aplicações

Olhar digital

Esse tipo de computação é realmente maravilhoso. Até porque, explorando as leis da física quântica, ele conseguiria superar de uma forma significativa os computadores clássicos quando o ponto é resolução de determinados problemas. Além disso, as aplicações da computação quântica são bastante abrangentes, indo da criptografia à medicina.

Por isso que, mesmo com vários desafios a serem enfrentados, é impossível negar que o futuro da computação quântica promete. Tanto é que gigantes da tecnologia, como Google, IBM e Microsoft estão dando passos significativos nesse ramo de pesquisa e várias startups estão brigando por ela.

Com isso acontecendo, o momento em que o computador quântico irá superar o computador clássico nas capacidades computacionais está mais perto do que se imagina. E conforme a pesquisa e o desenvolvimento continuarem nos próximos anos, esse potencial dessa tecnologia será mais desbloqueado.

Mesmo que isso seja empolgante, é preciso ter calma, até porque ainda estamos nos primeiros dias do mundo quântico. Esse tipo de computação ainda é um bebê em um mundo dominado por computadores clássicos. No momento, esse ramo de pesquisa ainda está engatinhando, aprendendo a andar e encontrando seu lugar no mundo.

Fonte: Mistérios do mundo

Imagens: Veja SP, Olhar Digital

Sem cirurgia plástica: conheça procedimentos para rejuvenescer a pele

Artigo anterior

Bryan Johnson, o bilionário que se recusa a envelhecer, revelou seu quarto pela primeira vez

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido