História

Confira as 10 cidades mais antigas do mundo que ainda possuem habitantes

0

Quem pensa em cidade antiga costuma associar com história do passado. No entanto, mal sabe que existem várias regiões ainda habitadas nos dias de hoje.

Diversas localidades sobreviveram aos milênios e continuam sendo palco e berço de inúmeros povos.

Nesse caso, vale a pena conhecer algumas das principais, e parte da sua história até os dias atuais.

Locais que eram uma cidade antiga e ainda são habitados

1. Damasco, Oriente Médio

Damasco é uma das cidades mais antigas do Oriente Médio e do mundo, com uma história que remonta ao terceiro milênio a.C.

Arqueólogos descobriram evidências de habitação no local datando de 8.000 a 10.000 a.C.

Na Síria atual, a cidade recebeu habitantes de diversas culturas ao longo dos séculos, incluindo romanos e gregos, que deixaram vestígios de seu planejamento urbano.

O Islã exerceu uma influência significativa sobre a cidade antiga, deixando marcas como a Mesquita Omíada, também conhecida como Grande Mesquita. No entanto, construída entre 705 e 715 d.C., é uma das maiores e mais antigas mesquitas do mundo.

2. Atenas, Grécia

Via CanalTech

Enquanto isso, Atenas é a capital da Grécia e sua maior cidade, com uma história contínua que remonta a aproximadamente 7.000 anos, desde 5.000 a.C. Foi uma cidade-estado e é o berço da democracia.

Repleta de tesouros históricos, Atenas testemunhou a influência de diversos impérios ao longo dos séculos, incluindo o romano, bizantino e otomano. A cidade é um destino turístico muito procurado por sua história, arte e culinária.

3. Sídon, Líbano

Sídon é um local habitado desde cerca de 4.000 a.C., talvez até mesmo antes, com algumas estimativas apontando para 6.000 a.C.

A cidade antiga, situada ao sul da capital libanesa, Beirute, foi fundada pelos fenícios e possui uma rica história.

Além disso, acredita-se que figuras importantes do mundo antigo, como Jesus, São Paulo e Alexandre, o Grande, tenham passado por lá. Sídon foi capturada por Alexandre, o Grande.

Muitos dos sítios históricos da cidade estão localizados abaixo de edifícios modernos, o que dificulta o trabalho dos arqueólogos. No entanto, ainda é possível visitar locais como o Castelo do Mar de Sídon.

4. Rey, Irã

Rey está localizada na área metropolitana de Teerã, a capital do Irã, e é a cidade mais antiga da província e uma das mais antigas do mundo, habitada desde cerca de 6.000 a.C.

Ela é mencionada como um lugar sagrado no Avestá, o livro sagrado do Zoroastrismo. Contudo, a cidade antiga foi capturada pelos árabes em 641 a.C. e quase destruída pelos mongóis em 1220 d.C.

Apesar dos desafios enfrentados ao longo do tempo, grande parte da cidade resistiu, incluindo a Torre Tuğrul e a Colina Cheshme-Ali, um antigo local de recreação. Além disso, há também um sítio arqueológico onde foram encontrados artefatos de até 7.000 anos de idade.

5. Jerusalém, Israel e Palestina

Via CanalTech

Jerusalém é um centro religioso importante para as três principais religiões monoteístas do mundo: Cristianismo, Judaísmo e Islã.

A história está profundamente enraizada nesta cidade. Seus habitantes mais antigos chegaram por volta de 2.800 a.C., e desde então, é palco de inúmeros cercos, ataques e capturas.

Entre os sítios históricos importantes em Jerusalém, destacam-se o Muro das Lamentações (cerca de 19 a.C.) e o Monte do Templo, considerados sagrados para os judeus.

Além disso, a Mesquita de Al-Aqsa e o Domo da Rocha, construídos no século VII, são de grande importância para a fé islâmica. O Monte das Oliveiras é um local sagrado para as três religiões.

6 Faium, Egito

Faium é o local supostamente mais antigo do Egito e de toda a África. Sua fundação remete a 4.000 a.C., e fica a aproximadamente 100 quilômetros ao sul da capital do país, Cairo.

Parte da cidade está localizada onde antes ficava a antiga Crocodilopolis, cujos habitantes adoravam um crocodilo sagrado chamado Petsuchos, que tinha sua própria piscina no templo local.

Atualmente, alguns montes marcam o local onde a cidade antiga existia.

7. Biblos, Líbano

Via CanalTech

Originalmente conhecida como Gebal, Biblos é uma das mais antigas cidades fenícias, fundada por volta de 5.000 a.C., na costa do Mar Mediterrâneo.

O nome atual da cidade significa “livros” em grego, e foi a partir daqui que o alfabeto fenício, precursor de muitos alfabetos usados atualmente, incluindo o nosso, espalhou-se.

Entre os locais históricos importantes em Biblos, destacam-se o Castelo dos Cruzados, construído no século XII, e a Necrópole Real fenícia.

8. Jericó, Palestina

Jericó é uma cidade atualmente habitada por pouco mais de 20.000 habitantes e acredita-se que seja uma das mais antigas do mundo, com evidências arqueológicas de habitação há 11 mil anos.

Isso porque foi destruída e reconstruída inúmeras vezes ao longo dos séculos, mas permanece de pé até hoje.

Locais históricos e religiosos ficam na região, como o Monte da Tentação, onde se acredita que Jesus recebeu tentações do diabo, e Nabi Musa, onde se acredita que esteja a tumba de Moisés.

9. Plovdiv, Bulgária

Via CanalTech

Plovdiv é uma das cidades habitadas há mais tempo na Europa e é a segunda maior cidade da Bulgária.

Existem evidências de presença humana na região desde cerca de 4.000 a.C., quando era apenas um assentamento neolítico.

Gregos e romanos são alguns dos povos que conquistaram a cidade antiga, e deixaram suas ruínas, como o Antigo Estádio de Philipópolis, o Anfiteatro Romano e as Ruínas de Eumolpias, uma vila trácia de 5.000 a.C.

10. Gaziantepe, Turquia

Por fim, localizada perto da fronteira com a Síria, no sul da Turquia, encontra-se a cidade de Gaziantepe, cujos primeiros habitantes chegaram por volta de 3.650 a.C.

Também conhecida como Antep, a cidade possui diversos sítios históricos, como o Forte de Gaziantepe e a Cidadela de Ravanda, ambos restaurados no século VI pelos bizantinos, e as ruínas de Rumkale.

O Museu de Mozaicos de Zeugma, o maior do tipo no mundo, também é um atrativo para os amantes da história. Além disso, a cidade é famosa pelas suas baclavas, um doce turco feito com pistache.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech, CanalTech, CanalTech, CanalTech

Velozes & Furiosos 10 trará ninguém menos que filha de Paul Walker

Artigo anterior

Garoto: ‘Mudamos a fórmula de Baton, mas nas marcas ao leite não mexemos’

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido