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Garoto: ‘Mudamos a fórmula de Baton, mas nas marcas ao leite não mexemos’

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Na semana passada, o chocolate Garoto fez um anúncio sobre seu plano de investimento de R$ 430 milhões para as operações nos anos de 2023 e 2024.

O objetivo principal será modernizar e ampliar a capacidade de produção, além de expandir as linhas de produção na fábrica localizada em Vila Velha (ES).

O investimento também abrangerá o lançamento de novas categorias de produtos, complementando o portfólio atual que já inclui marcas tradicionais como Baton, Serenata, Talento e Caribe.

Para explicar e celebrar esse avanço, Marcos Freitas, gerente de marketing de chocolates da Garoto, compartilha sua perspectiva sobre o assunto em entrevista para o portal UOL. Veja os pontos que ele levanta.

Como lidar com as transformações

Via A Gazeta

O mercado de chocolates está passando por uma transformação significativa, com um aumento na variedade de produtos, na diversificação de opções e no aumento do teor de cacau nos chocolates.

No entanto, mesmo com seus 94 anos de existência, o chocolate Garoto se empenha em se manter relevante.

A Garoto é uma marca tradicional, com origem no Espírito Santo. Mas apesar da longa tradição, busca constantemente se modernizar.

Uma das vantagens é contar com um portfólio abrangente, o que permite fortalecer a conexão com os consumidores.

No entanto, reconhecem a importância da inovação. Os recentes investimentos na fábrica, em campanhas publicitárias e no desenvolvimento de novos produtos têm demonstrado isso.

Freitas diz que acreditam que a inovação contínua é fundamental, desde que esteja alinhada aos desejos e às preferências dos consumidores. Essa é a abordagem que adotam para garantir a saúde da marca Garoto nos próximos anos.

Chocolate Garoto

O chocolate Garoto possui marcas muito sólidas, como Baton, Serenata e Caribe. Por isso, a comunicação desses líderes de mercado acompanhou as tendências.

Lidar com marcas tradicionais sem perder o contato com os consumidores mais jovens é um desafio constante. O trabalho da equipe de marketing, como conta Freitas, determinou que as últimas comunicações da marca tenham um estilo único, característico do brasileiro, para manter essa proximidade essencial com os consumidores.

Ainda, as pesquisas revelam que o chocolate Garoto desperta uma sensação de nostalgia e carrega uma carga emocional muito significativa.

As pessoas têm uma forte memória afetiva, lembrando, por exemplo, da casa da avó. Essa conexão é reforçada pelo fato de ter muitas histórias de clientes próximos à marca.

É bom falar sobre o passado, evocar memórias, mas também devem estar um passo à frente, pensando em inovações para continuar sendo relevantes, inclusive para os jovens.

Passado

Via A Gazeta

Ainda sobre o passado, Marcos Freitas fala sobre a marca Baton, com um slogan que se tornou um dos mais famosos da história, mas que talvez não seria tão bem aceito nos dias de hoje (o comercial “Compre Baton!”, dos anos 1990).

Isso é algo poderoso, especialmente em um mercado tão diversificado, com tantas novas marcas.

Esse é um desafio contínuo. Atualmente, o objetivo é aumentar a penetração entre os jovens e expandir a presença nesse público-alvo.

Essa meta também influencia muito a escolha de mídia e os locais onde veiculam as campanhas. Nos dias atuais, aumentaram os esforços em mídia exterior (out of home), em comparação com anos anteriores.

Por outro lado, o investimento em mídia digital tem ocupado uma parcela significativa dos recursos.

Além disso, estão conscientes da necessidade de realizar algumas mudanças. Ao buscar entender o que as pessoas desejam, até mesmo a formulação do produto foi alterada ao longo desse percurso.

Fórmula

Marcos Freitas comenta, também, sobre a fórmula de Baton. Ela aumentou a quantidade de leite, reduzindo o açúcar e aumentando o teor de cacau.

O objetivo era oferecer um produto de maior qualidade para as mães que escolhem chocolates para seus filhos.

Essa mudança foi uma readequação tanto do produto quanto da comunicação. Foi necessário compreender as necessidades e os desejos do público-alvo para desenvolver um briefing adequado e, posteriormente, traduzi-lo em comunicação.

Um plano de mídia incrível, com altos investimentos, não se mantém se não estiver transmitindo uma mensagem relevante, sem construir nada significativo. Por isso, foi um ponto-chave do chocolate Garoto nos últimos anos.

O marketing desempenha um papel relevante nesse aspecto, ao analisar as demandas dos consumidores e, muitas vezes, criar novos produtos.

No entanto, considera vários fatores fundamentais para chegar à inovação. Os feedbacks dos consumidores são valiosos, levando em consideração a capacidade de produção na fábrica.

O mercado de chocolates passou por grandes mudanças nos últimos anos. É essencial compreender os hábitos do consumidor e buscar constantemente oferecer produtos que agreguem valor.

Para manter a marca relevante, é importante se aproximar do público e entender o que demandam.

Via KitchenforDummies

Tradicional

Por fim, Marcos Freitas fala sobre mexer em coisas tradicionais. As pessoas desejam novidades, mas também têm um apreço pelo que já é familiar.

A inovação sempre complementa o portfólio existente. Raramente o chocolate Garoto descontinua um produto para dar lugar a uma inovação.

As marcas de chocolate ao leite, por exemplo, são constantemente vencedoras em testes de preferência dos consumidores e recebem ótimas avaliações, sem mudanças.

Ele reforça que as fórmulas tradicionais não mudam, para manter esse sentimento nostálgico. Assim, pode identificar melhorias na marca e suprir as expectativas dos consumidores.

 

Fonte: UOL

Imagens: A Gazeta, A Gazeta, KitchenforDummies

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