Entretenimento

Conheça 5 dos filmes mais perturbadores de todos os tempos

0

As histórias de terror sempre fizeram parte do imaginário do ser humano. A arte de expressar o medo por meio de produções cinematográficas tornou-se destaque no final do século XIX. Após ganhar espaço, consequentemente, esses filmes ganharam público. Ganharam, na verdade, uma multidão de seguidores. Afinal, quem está ali, no cinema, sabe muito bem com quais sensações irá lidar.

Geralmente, a intenção dos filmes de terror é fazer com que os espectadores sintam medo. Contudo, em alguns casos os diretores quiseram ir a mais do que a classificação “+18” e mostraram cenas realmente perturbadoras. Nelas, os espectadores são expostos a níveis extremos de violência e por isso levantam o debate a respeito do que a arte deve ou não mostrar. Mesmo assim existem as pessoas que adoram esse tipo de produção, então mostramos aqui alguns dos filmes mais perturbadores.

Filmes perturbadores

1 – Men Behind the Sun (1988)

Esse filme foi dirigido por Mou Tun-fei e retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial que foram feitos contra prisioneiros chineses e soviéticos em um laboratório japonês que fazia experimentos com armas biológicas.

Nesse caso, o gore, que é a representação gráfica e extrema de violência e sangue, não é o único ponto perturbador do filme. Ele também usa perturbações visuais quando quer representar temas psicológicos fortes.

2 – Irreversível (2002)

Vários filmes de Gaspar Noé, diretor franco-argentino, retrataram drogas psicodélicas. Até porque ele é conhecido por não ter medo em mostrar cenas de sexo em suas produções. Contudo, dentre todos seus trabalhos, o mais perturbador é “Irreversível”.

Esse filme é contado em uma cronologia inversa, no caso, começando pelo final. Ele conta a história da busca de vingança por conta de um estupro. A cena extremamente perturbadora e forte é a violência sexual sendo mostrada em uma cena de nove minutos sem que a câmera se mexa.

3 – A Serbian Film (2010)

Essa produção mostra um ator pornô aposentado, que é interpretado por Srđan Todorović, também diretor do filme, que tem que voltar a trabalhar para ajudar a cuidar financeiramente da sua família. O filme mostra todos os horrores da indústria pornográfica misturando sexo explícito com violência extrema.

4 – Holocausto Canibal (1980)

Esse filme de terror italiano acabou servindo como inspiração para vários outros do gêneros por conta do seu estilo “found footage”, quando o mostrado em tela é como se tivesse sido gravado por câmeras dos personagens do filme e tivessem sido encontradas de alguma forma.

Nesse caso, o filme acontece na floresta Amazônica e conta a história de um grupo de antropólogos que vão até um vilarejo procurar uma equipe de cinegrafistas. Contudo, eles encontram somente rolos de filmes.

O que está gravado nesses rolos são cenas perturbadoras de canibalismo e crueldade animal. As cenas são tão fortes que “Holocausto canibal” chegou a ser banido em alguns países e o diretor, Ruggero Deodato, até foi preso e teve que provar que tudo tinha sido feito com efeitos especiais.

5 – Salò ou os 120 Dias de Sodoma (1975)

Em 1785, Marquês de Sade escreveu o livro chamado “120 Dias de Sodoma”, no qual explora diversos tipos de violência e abuso sexual. O próprio autor descreveu sua obra como “a história mais impura que já foi contada desde o início do mundo”.

Esse livro foi a inspiração para o filme que mostra violência, tortura, abuso e assédio de uma maneira totalmente extrema, com o objetivo de explorar temas como fascismo, capitalismo e autoritarismo.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: YouTube

Shrek: descubra os 5 detalhes surpreendentes que você pode ter perdido

Artigo anterior

Kimbal Musk, irmão de Elon Musk, planeja criar um milhão de jardins e revolucionar a agricultura

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido