Conheça 7 curiosidades sobre a Torre Eiffel

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Curiosidades      13/05/15 às 19h47

Em 31 de março de 1889, os trabalhadores colocaram o último das mais de 18.000 peças de ferro no lugar para completar a construção da Torre Eiffel.

Para inaugurar a estrutura metálica,  Alexandre-Gustave Eiffel, que foi o desenhista da torre, subiu seus 301 metros e  hasteou a bandeira francesa na ponta mais alta da torre.

Hoje, ela é um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Quase todo mundo sonha em conhecer a Torre Eiffel, mas para isso não é preciso ir a Paris. Descubra um pouco sobre ela agora mesmo!

1. A Torre Eiffel já foi amarela

torre

Ao longo das décadas a Torre Eiffel já mudou de cor várias vezes. Quando foi inaugurada, ela tinha uma cor amarelo-avermelhada, dez anos depois ela foi pintada de amarelo.

Depois disso, ela ganhou outras tonalidades. A cada sete anos, pintores aplicam cerca de 60 toneladas da tinta para renovar a sua aparência.

2. A torre foi construída para comemorar o centenário da Revolução Francesa

construção

Os organizadores da exposição 1889 Universelle, que comemorou o aniversário de 100 anos da queda da Bastilha promoveram um concurso para desenhar um espetacular peça para ser construída em comemoração.

Mais de 107 propostas foram inscritas,mas o projeto selecionado foi a torre projetada pelo arquiteto Eiffel juntamente com Stephen Sauvestre e os engenheiros Maurice Koechlin e Emile Nouguier.

3. Durante quatro décadas ela foi a estrutura mais alta do mundo

alta

Com 301 metros, a Torre Eiffel tinha quase o dobro da altura da estrutura mais alta do mundo, um monumento em Washington com 170 metros.

A sua altura não foi ultrapassada até a conclusão do Chrysler Building em Nova York, em 1930. O prédio tinha cerca de 319 metros de altura.

4. A Torre Eiffel já foi o maior outdoor do mundo

citroen

Entre os anos de 1925 e 1936, milhares de  lâmpadas coloridas iluminavam a torre formando letras verticais com o nome da empresa francesa Citroën.

O anúncio era tão brilhante que podia ser visto a quase 35 quilômetros de distância. Charles Lindbergh a usou como um farol para se guiar quando desembarcou em Paris em seu vôo solo transatlântico em 1927.

5. O rádio salvou a Torre da destruição

antena

Eiffel foi autorizado a manter a estrutura da torre durante 20 anos, a fim de recuperar o seu investimento antes de o monumento ser passado para as mãos do governo de Paris, que planejava desmontá-lo.

Procurando uma maneira de provar alguma utilidade estratégica da estrutura para salvá-la, Eiffel ergueu uma antena no topo da torre para experimentos financiados com telegrafia sem fio, em 1898.

O valor agregado à torre por enviar e receber mensagens sem fio, especialmente para os militares franceses, fez com que a concessão da torre fosse estendida. Ainda hoje, mais de 100 antenas sobre a torre Eiffel são responsáveis por transmissões de rádio e televisão em todo o mundo.

6. A torre abrigava um laboratório científico

torre

O nome de 72 cientistas estão gravados na galeria de primeira nível de torre. Além disso, um laboratório já foi instalado no topo da estrutura em que os cientistas franceses estudavam astronomia, meteorologia, aerodinâmica e experimentos de fisiologia e de análises como o Pêndulo de Foucault.

Em 1909 foi instalado um túnel de vento aerodinâmico na base da torre onde foram realizados milhares de testes, incluindo dos Irmãos Wright em aviões e automóveis.

7. Artistas franceses fizeram uma petição contra a estrutura monstruosa

torrre

Embora agora seja um símbolo mundial, cerca de trezentos proeminentes artistas e intelectuais parisienses assinaram o seguinte manifesto publicado no jornal Le Temps no Dia dos Namorados em 1887: "Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos, amantes apaixonados da beleza, até agora intacta, de Paris, viemos a público protestar com todas as nossas forças, com toda a nossa indignação, em nome da arte e da história francesas sob ameaça, contra a construção, no coração da nossa capital, do inútil e monstruosa Torre Eiffel.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+