Natureza

Conheça a praia de areia roxa do Canadá

0

Grãos de areia roxos podem ser vistos às margens do Candle Lake, um lago de água doce no Canadá. O lago, localizado no norte de Saskatchewan, conta com uma praia deserta que possui uma faixa espessa de areia de cor vibrante.

De acordo com Candice LaFaver, que trabalha como gerente do Parque Candle Lake, uma área protegida pelo governo que se tornou um refúgio para os amantes da natureza, a tonalidade e a extensão da faixa de areia variam conforme as correntes e as estações do ano.

Conhecida como Praia da Areia Roxa, essa extensão isolada de areia ficou famosa em todo o mundo por causa da sua estrutura geológica.

Os grãos podem possuir diversas tonalidades, que vão de lavanda a magenta e, às vezes, até rosa. Eles podem ser notados salpicados pela costa, aglomerados em rochas e sob a superfície da água nas partes rasas do lago. Todos os anos, turistas e geólogos visitam a região para ver esse fenômeno natural pessoalmente.

As diferentes cores de areia

Foto: Candice La Faver/ BBC

De acordo com Kevin Ansdell, professor de geologia da Universidade de Saskatchewan, as praias devem sua coloração aos minerais, rochas e conchas que compõem suas várias partículas de areia. “Ao redor do mundo, há todo tipo de praia de cores diferentes”, informou Ansdell.

A areia branca normalmente é formada por muitos grãos arredondados de quartzo. Como esse mineral é o segundo mais encontrado na Terra, existem várias costas com areia branca.

No entanto, branco não é a única cor de areia. A Islândia e o Havaí, por exemplo, têm praias de areia preta, por causa das rochas vulcânicas.

O Peyto Lake, no Parque Nacional de Banff, em Alberta, também no Canadá, deve sua cor turquesa aos sedimentos glaciais suspensos em suas águas. Já a paisagem do norte de Saskatchewan deve a coloração roxa a um mineral chamado granda. Apesar de existir em todo mundo, ele é encontrado em grandes quantidades no norte do Canadá.

Ao longo de milhares de anos, este mineral resistente, que apresenta uma variedade de tons, mas que é visto principalmente na tonalidade vermelho escuro, foi encontrado em rochas do Escudo Canadense, região geológica que engloba grande parte do norte do Canadá.

Esta área rica em minerais vai de Labrador, no leste, a Manitoba, no oeste, e em direção ao norte, até os Territórios do Noroeste, incluindo grande parte do norte de Saskatchewan.

A granada

Foto: Stephanie Groat/ BBC

Responsável pela areia roxa, a granada é formada durante o metamorfismo. Esse processo químico e mineralógico acontece quando as rochas são soterradas no fundo da crosta terrestre à medida que as placas tectônicas se deslocam.

Através de diversos processos, essas rochas alteram suas composições internas para se ajustar a pressões e a temperaturas mais altas.

“Evidentemente, se você tem granada nas areias, a granada deve ter vindo de algum lugar”, explica Ansdell.

Resquício da Era do Gelo

Foto: Leanne Summers/ BBC

De acordo com matéria da BBC, essas rochas foram levadas do Escudo Canadense pela atividade glacial durante a Era do Gelo mais recente, que terminou há aproximadamente 12 mil anos. O conteúdo acabou se espalhando por lugares como Candle Lake.

Com o passar do tempo, as rochas foram fragmentadas e levadas rio abaixo por fontes de água doce. Após isso, elas foram retrabalhadas pelas correntezas e por fim depositadas em um único local.

Apesar dos moradores de Candle Lake não saberem todos os detalhes científicos sobre a origem do brilho de sua praia mais famosa, eles aproveitam a região. Inclusive, há 50 anos, os pescadores e caçadores eram atraídos pelas águas claras do lago por causa das diversas espécies de peixes, e pela abundante vida selvagem da região, como alces, ursos, lobos e veados.

Já em 1970, logo após uma rodovia ser construída para ligar a vila ao resto da província, a notícia se espalhou, e o Candle Lake se tornou um destino cobiçado durante o ano todo.

No ano de 1986, foi transformado em parque provincial pelo governo do Canadá, no intuito de “proteger as margens da floresta do norte e oferecer uma variedade de oportunidades de lazer em todas as estações do ano”, de acordo com matéria da BBC.

Candle Lake é um local de extremos, por isso, durante o inverno, sua superfície cristalina se transforma em um campo de gelo. Já no final de abril, os dias mais longos e as temperaturas mais quentes colaboram para o degelo do lago. 

No entanto, independente da temperatura, o local chama atenção dos turistas que visitam a região.

Fonte: BBC

Piolhos de múmias revelam informações sobre povos da América do Sul há 2 mil anos

Artigo anterior

Passageira pede corrida e se surpreende com cobrança para ligar ar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido