Ciência e Tecnologia

Conheça o Hyperloop, o trem que vai andar a 1200 km por hora

0

Quão longe do ‘futuro’ você acha que estamos? Para falar a verdade, muitos acreditam que já estamos nele, e talvez isso seja verdade. Afinal, a grande maioria das coisas que acreditávamos não ser possível no passado já se tornaram realidade e o desenvolvimento não parou por aí. Continuamos nos aproximando cada vez mais da ideia ‘futurística’ que criamos em nossa mente e, pouco a pouco, ela parece ganhar vida.

Tudo isso porque, aparentemente, parece não haver limites para o ser humano. E, sinceramente, ele tem se mostrado realmente capaz de desenvolver os seus mais absurdos desejos. Fazendo com que, recentemente, o mais novo deles dê o seu primeiro passo rumo a realidade. Ele se chama Hyperloop e consiste em um transporte que seria capaz de atingir uma velocidade de 1.200 Km por hora, o que é equivalente a velocidade do som.

Como o Hyperloop vai funcionar?

O transporte vai funcionar como uma espécie de cápsula, com uma cabine pressurizada, que vai viajar em um tubo de baixa pressão a cerca de 1200 km por hora. Mas como eles pretendem alcançar essa velocidade, que é equivalente a do som? Na verdade, o ambiente que será desenvolvido irá comprimir o ar até que esse gere uma especie de vácuo parcial. Isso vai fazer com que a resistência aerodinâmica se quebre e seja possível atingir a velocidade.

A ideia é que ele acelere de maneira uniforme e depois se estabilize como um avião faz durante o voo. Mas o custo para isso seria extremamente alto. Além de toda a tecnologia envolvida, tudo chegaria a custar certa de 2,4 milhões de euros por quilômetro. O que não significa que a tecnologia não possa se desenvolver e baratear no futuro, mas faz com que alguns se questionem sobre ela. O transporte, que seria movido a energia elétrica, poderia fazer o trajeto de Porto Alegre para São Paulo em 1 hora e ir de Nova York até Washington em apenas 29 minutos, o que é realmente incrível.

O processo para o desenvolvimento do projeto

https://www.youtube.com/watch?v=L6zyb6rrLeE

O idealizador do projeto, Elon Musk, acabou conquistando as pessoas com a ideia do projeto. Ele recebeu permissão verbal do governo americano, em julho de 2017, para iniciar a construção do Hyperloop. E, aparentemente, a ideia é que ele seja feito de forma que interligue Nova York, Filadélfia, Baltmore e Washington. Além disso, um concurso feito em Los Angeles obteve um resultado positivo.

Vários estudantes, de diversas partes do mundo, estavam participando e a ideia era provar que está é uma possibilidade viável para o futuro. Das 27 que participaram, 3 equipes acabaram se classificando e uma obteve o resultado positivo – sendo esta a de Munique, na Alemanha. O teste, que contou com alguns protótipos, tinha como objetivo testar a propulsão, além de testar a capacidade das capsulas dentro dentro do tubo.

A conquista dos estudantes pode ter aberto novas portas para o projeto e mostrando que ele realmente pode se tornar uma realidade. Talvez esse seja o começo de um grande desenvolvimento tecnológico, apesar de ainda haverem outras questões para se considerar. Afinal, será que o corpo humano seria capaz de aguentar toda essa velocidade? Bom, talvez essa pergunta seja resolvida em breve. O que acharam? Teriam coragem de viajar nessa capsula?

 

Ciência descobre que quando você não dorme seu cérebro se torna canibal

Matéria anterior

Menina teria sido sequestrada se uma total estranha não tivesse fingido ser sua mãe

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos