• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE

Conheça o Hyperloop, o trem que vai andar a 1200 km por hora

POR Natália Pereira    EM Ciência e Tecnologia      01/06/18 às 13h24

Quão longe do 'futuro' você acha que estamos? Para falar a verdade, muitos acreditam que já estamos nele, e talvez isso seja verdade. Afinal, a grande maioria das coisas que acreditávamos não ser possível no passado já se tornaram realidade e o desenvolvimento não parou por aí. Continuamos nos aproximando cada vez mais da ideia 'futurística' que criamos em nossa mente e, pouco a pouco, ela parece ganhar vida.

Tudo isso porque, aparentemente, parece não haver limites para o ser humano. E, sinceramente, ele tem se mostrado realmente capaz de desenvolver os seus mais absurdos desejos. Fazendo com que, recentemente, o mais novo deles dê o seu primeiro passo rumo a realidade. Ele se chama Hyperloop e consiste em um transporte que seria capaz de atingir uma velocidade de 1.200 Km por hora, o que é equivalente a velocidade do som.

Como o Hyperloop vai funcionar?

O transporte vai funcionar como uma espécie de cápsula, com uma cabine pressurizada, que vai viajar em um tubo de baixa pressão a cerca de 1200 km por hora. Mas como eles pretendem alcançar essa velocidade, que é equivalente a do som? Na verdade, o ambiente que será desenvolvido irá comprimir o ar até que esse gere uma especie de vácuo parcial. Isso vai fazer com que a resistência aerodinâmica se quebre e seja possível atingir a velocidade.

A ideia é que ele acelere de maneira uniforme e depois se estabilize como um avião faz durante o voo. Mas o custo para isso seria extremamente alto. Além de toda a tecnologia envolvida, tudo chegaria a custar certa de 2,4 milhões de euros por quilômetro. O que não significa que a tecnologia não possa se desenvolver e baratear no futuro, mas faz com que alguns se questionem sobre ela. O transporte, que seria movido a energia elétrica, poderia fazer o trajeto de Porto Alegre para São Paulo em 1 hora e ir de Nova York até Washington em apenas 29 minutos, o que é realmente incrível.

O processo para o desenvolvimento do projeto

O idealizador do projeto, Elon Musk, acabou conquistando as pessoas com a ideia do projeto. Ele recebeu permissão verbal do governo americano, em julho de 2017, para iniciar a construção do Hyperloop. E, aparentemente, a ideia é que ele seja feito de forma que interligue Nova York, Filadélfia, Baltmore e Washington. Além disso, um concurso feito em Los Angeles obteve um resultado positivo.

Vários estudantes, de diversas partes do mundo, estavam participando e a ideia era provar que está é uma possibilidade viável para o futuro. Das 27 que participaram, 3 equipes acabaram se classificando e uma obteve o resultado positivo - sendo esta a de Munique, na Alemanha. O teste, que contou com alguns protótipos, tinha como objetivo testar a propulsão, além de testar a capacidade das capsulas dentro dentro do tubo.

A conquista dos estudantes pode ter aberto novas portas para o projeto e mostrando que ele realmente pode se tornar uma realidade. Talvez esse seja o começo de um grande desenvolvimento tecnológico, apesar de ainda haverem outras questões para se considerar. Afinal, será que o corpo humano seria capaz de aguentar toda essa velocidade? Bom, talvez essa pergunta seja resolvida em breve. O que acharam? Teriam coragem de viajar nessa capsula?

 

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+