Conheça os 12 alimentos mais contaminados por agrotóxicos

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      01/08/15 às 10h56
A guerra do homem contra as pragas e as doenças que atacam as plantações é constante. Um grande mercado surgiu para combater os males que prejudicam a agricultura. As armas usadas no combate, no caso, são chamadas de agrotóxicos ou defensivos agrícolas.
A partir de meados do século passado o uso desses produtos se tornou comum, mas os efeitos colaterais se tornaram cada vez mais evidentes. É necessário diversos cuidados e precauções no uso dos agrotóxicos. Usar agrotóxicos para controlar doenças na lavoura é uma prática comum em fazendas do mundo inteiro, entretanto existem muitos riscos que esses produtos podem causar à saúde humana.
 Os agrotóxicos são usados na maioria das propriedades rurais brasileiras. Com a expansão da agricultura nos últimos 50 anos, a venda dos defensivos agrícolas no país aumentou 190%. Esse uso em larga escala está preocupando os profissionais de saúde.
Cerca de 30% dos alimentos consumidos pelos brasileiros não são ideais para o consumo devido ao alta quantidade de agrotóxicos ou ao uso ilegal de agrotóxicos proibidos de acordo com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva, Abrasco.
Parte dos agrotóxicos usados nos alimentos têm a capacidade de se disseminar no ambiente e eles podem se acumular no organismo humano inclusive no leite materno. O Ministério da Saúde estima que cerca de 400 mil pessoas são contaminadas por agrotóxicos todos os anos além de 4000 mortes por ano.
O Ultra Curioso listou a seguir os alimentos que estão mais contaminados por agrotóxicos, de acordo com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. Confira:

1 - Pimentão

41

2 - Uva

42

3 - Pepino

824-02292781 © foodanddrinkphotos / Masterfile Model Release: No Property Release: No Cucumber

4 - Morango

44

5 - Abacaxi

fresh slice pineapple on white background

6 - Couve

46

7 - Mamão

47

8 - Alface

48

9 - Tomate

49

10 - Beterraba

50

11 - Arroz

51

12 - Cenoura

52

A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+