Ciência e Tecnologia

Conheça a verdadeira origem da AIDS

0

No começo do século XX, os habitantes da selva africana tinham o costume de caçar macacos com o objetivo de comer a carne desses animais. Durante a caça, muitos macacos apresentavam resistência e mordiam os predadores. Quando eles abatiam os animais, esses caçadores colocavam o animal morto nas costas, enquanto o sangue estava descendo. O sangue dos macacos entravam em contato com as feridas dos caçadores.

Naquele exato instante, um vírus que ataca o sistema imunológico dos macacos, entrava em contato com o organismo humano. Em pouco tempo, a ação desse micro-organismo dava origem ao HIV, responsável pela Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Nesse meio tempo, vários caçadores iam gastar seu dinheiro da caça com prostitutas, e acabavam proliferando a doença.

chimpanze_triste

Existe uma pesquisa feita por uma universidade britânica que diz que o HIV surgiu da união de dois outro vírus que infectam macacos na África. Para chegar nessa nova teoria, os cientistas partiram da hipótese mais aceita sobre o HIV,  de que ele seria uma variação do SIVcpz, um vírus dos chipanzés africanos que teria passado para os seres humanos provavelmente durante a manipulação da carne e do sangue desses animais. Fazendo uma pesquisa genética, os pesquisadores da Universidade de Nottingham descobriram como o vírus SIVcpz foi formado, uma mistura louca de DNA de espécies de macacos.

05719083c699a3866eea1d0c0ebc15ad

Os chipanzés costumam se alimentar de outras espécies, como o topete vermelho, que têm o vírus SIVrcm, e os guenons de bigode, que têm o vírus SIVgsn, eles entraram em contato com o sangue desses animais e receberam os dois vírus. A conclusão é que a união desses dois vírus no corpo dos chipanzés deu origem ao vírus SIVcpz, o precursor do HIV.

Inicialmente, as pessoas achavam que a doença teria sido transmitida para o homem a partir de relações sexuais entre homem e macaco, mas isso é uma grande mentira. Os relatos dos sintomas da AIDS eram confundidos com algum tipo de pneumonia ou anemia profunda. Na década de 60, as várias guerras civis da áfrica fizeram com que alguns infectados se refugiassem na Europa, e a partir daí, o vírus da AIDS foi espalhado por várias regiões do planeta.

CAPA

Mas um estudo recente, diz que onde o vírus foi identificado pela primeira vez em 1976, a região Centro-Oeste da África, também conhecida como a origem da pandemia de Aids que se espalhou pelo mundo na segunda metade do século XX, aponta um estudo publicado na revista “Science”.

Segundo Oliver Pybus, da Universidade de Oxford no Reino Unido, e Philippe Lemey, da Universidade de Leuven na Bélgica, a origem da Aids, que “saltou” dos macacos para os humanos nas selvas Camarões no fim do século XIX, chegou com migrantes à atual Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), de onde começou a se alastrar para o resto do planeta a partir do início dos anos 1920.

E aí amigos, qual teoria vocês acham que realmente alastrou a AIDS para o mundo? Comentem!

8 mulheres que vão te mostrar a beleza do Oriente Médio

Matéria anterior

15 imagens que comprovam quão estranho é o mundo que habitamos

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos

Fatos Desconhecidos Nós gostaríamos de enviar notificações dos últimos conteúdos e atualizações que fazemos.
Dismiss
Allow Notifications