Todos nós sonhamos com algum lugar onde possamos morar e que tenha a nossa cara, não é mesmo? Se pudéssemos, decoraríamos do nosso jeitinho, além de fazer as exigências na construção, para que tudo fique, de fato, como sonhamos. Devido a esses desejos, a engenharia e arquitetura estão se reinventando constantemente. Há diversas pessoas que desafiam todos os limites e até mesmo as leis da física, criando então edifícios incríveis e, ao mesmo tempo, inacreditáveis. Fazendo um tour pelo mundo, podemos encontrar construções que parecem ter saído de livros de fantasia, pois não parecem reais. Alguns aparentam estar prestes a desmoronar.

Enquanto isso, outros se equilibram como um trapezista na corda bamba. Esses projetos, apesar de tudo, chamam a atenção das pessoas por sua beleza e por representarem grandes realizações arquitetônicas e, é claro, de engenharia. E foi pensando um pouco sobre isso, que nós resolvemos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas construções que parecem desafiar a gravidade. Aproveite para compartilhar com seus amigos e, sem mais delongas, vamos lá.

Construções que desafiam as leis da física

1 - Museu Timmelsjoch Experience Pass

Esse museu fica na fronteira alpina entre a Áustria e Itália. Por esse motivo, é conhecido como Passagem de Timmelsjoch ou Passagem do Losango. É uma das construções mais incríveis do mundo e foi projetada pelo arquiteto Werner Tscholl. A estrutura parece uma rocha aparentemente apoiada em um ponto, com as janelas panorâmicas do lado italiano completamente expostas. Esse museu foi idealizado para comemorar o 50º aniversário da construção da rodovia Timmelsjoch Hochalpenstrasse, concebida em 1897, mas que só ficou pronta em 1959. O museu foi então construído em 2010 e mostra a história da região.

2 - Flying Mud Boat

Publicidade
continue a leitura

Essa é uma pequena casa de chá localizada dentro do Museu Jinchokan Moriya, na cidade de Chino, Prefeitura de Nagano, Japão. O estabelecimento fica no ar e é sustentado por cabos de suspensão e f oi projetado pelo arquiteto local Terunobu Fujimori. Esse também fez outras casas de chá parecidas com essa. A construção é feita com madeira, barro e gesso.

3 - Edifício Rohner Port

Esse edifício fica no porto da cidade austríaca Fussach e foi projetado pela empresa Baumschlager Eberle. A construção foi encomendada por Maria Rohner. Trata-se de um retângulo sustentado em uma extremidade por uma espécie de pata, o que dá um aspecto peculiar.

4 - Casas Cubo

Publicidade
continue a leitura

Essas construções bastante curiosas estão localizadas em Roterdã. As Casas Cubo foram projetadas pelo arquiteto Piet Blom, em 1984. Desde então, são uma atração emblemática na cidade holandesa. Elas fazem parte de um plano de urbanização central. As casas possuem uma inclinação de 45º e foram erguidas sobre pilarem de concreto. Esses lhe conferem esse aspecto diferente, visto que Blom as concebeu para que fossem tipo uma floresta abstrata.

5 - Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Esse museu fica em Niterói, no Rio de Janeiro e é um símbolo especial. O mesmo foi construído em 1996 pelo célebre arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, famoso por desenhos vanguardistas como o da Catedral de Brasília. Esse museu fica na baía do Guanabara e é conhecido como "Flor Branca", com 50 metros de diâmetro de 16 metros de altura.

6 - Apartamentos WoZoCo

Publicidade
continue a leitura

Esses apartamentos foram construídos em 1997. Foi assim o primeiro projeto residencial elaborado pelo grupo de arquitetos MVRDV, em Amsterdã. O lugar foi idealizado como residência para idosos, por isso recorreu-se a um desenho de circulação pelas galerias para facilitar a mobilidade de seus residentes. Os apartamentos parecem estar empilhados em blocos que se sustentam por uma estrutura ampla e firme, o que parece com casas suspensas.

7 - Walk-On Balcony

Essa é uma das construções mais curiosas dessa lista. Trata-se de um dos corredores de um complexo de escritórios em Gliwice, na Polônia, desenhados pelo estúdio Zalewski. A passarela está suspensa no ar, no terceiro andar, constituindo uma estrutura curva com jardim e varandas. Essa ideia surgiu como um espaço para funcionários caminharem e relaxarem durante sua longa jornada de trabalho.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Publicado em: 09/09/20 10h27