9 coisas que você não sabia sobre os sonhos

POR Fatos Desconhecidos (Acervo)    EM Sem categoria      13/02/15 às 20h02

Todo mundo sonha todas as noite, mas, embora eles sejam tão presentes nas nossas noites, sabemos muito pouco sobre os sonhos. De onde eles vêm? O que significam? Será que podemos controlá-los e devemos tentar interpretá-los?

Objeto de estudo de muitos cientistas, alguns especialistas descobriram fatos surpreendentes sobre os sonhos. Confira alguns deles:

1. Dormir pode ajudar a aprender

aprender

Se você está estudando para uma prova ou tentando aprender uma nova tarefa, você pode considerar tirar uma soneca ou ir para a cama mais cedo. Eis o porquê: Segundo pesquisadores de Harvard, sonhar ajuda o cérebro a aprender e resolver problemas. Em um estudo publicado em uma edição recente da revista Current Biology , os pesquisadores relatam que os sonhos são a maneira do cérebro de processar, integrar e compreender novas informações. Para melhorar a qualidade do seu sono e capacidade do seu cérebro para aprender é preciso evitar ruídos no quarto, como a TV, pois os sons podem impactar negativamente a duração e a qualidade dos sonhos.

2. Assim como os homens, as mulheres podem ter orgasmos durante os sonhos

mulher dormindo

Você acha que só os homens sofrem desse fenômeno? Não é verdade, diz Barbara Bartlik, uma psiquiatra e terapeuta sexual de Nova York. "As mulheres têm orgasmos durante o sono, assim como os homens fazem. Esses orgasmos costumam acompanhar sonhos eróticos, mas também pode ocorrer durante os sonhos de natureza neurótica", afirma a pesquisadora.

3. O sonho mais comum? Que seu cônjuge é infiel

traição

Se você já acordou irritado depois de sonhar com uma aventura extraconjugal de seu marido ou da sua esposa, você não está sozinho, diz Lauri Quinn Loewenberg, especialista em sonhos. "O sonho mais comumente relatado é aquele em que seu companheiro é infiel", diz ela. Loewenberg realizou uma pesquisa com mais de 5.000 pessoas, e descobriu que o sonho com infidelidade é o pesadelo que assombra a maioria das pessoas. Ele raramente tem nada a ver com um caso real, ela explica, mas sim o medo comum e universal de ser injustiçado ou deixado sozinho.

4. Você pode ter dezenas de sonhos em uma noite

sono

Você não têm apenas um sonho por noite, mas sim dezenas deles, dizem os especialistas. Você apenas não se lembrar de todos eles. "Sonhamos a cada 90 minutos durante toda a noite e cada ciclo de sonho é mais longo do que o anterior", explica Loewenberg. O primeiro sonho da noite dura cerca de 5 minutos e o último sonho que você tem antes de se despertar pode durar de 45 minutos a uma hora de duração. Estima-se que a maioria das pessoas têm mais de 100 mil sonhos na vida.

5. Você pode permanecer em um sonho depois de acordar

sonhar

Alguma vez você já foi acordado de um sonho lindo e desejou voltar a dormir para voltar a sonhá-lo? Você pode! Basta deitar e não mover um músculo, assim você poderá permanecer em um estado semi-onírico por alguns minutos. "A melhor maneira de lembrar de seus sonhos é simplesmente ficar parado quando você acordar", diz Loewenberg. Permaneça na posição em você acordou, porque essa é a posição que você estava sonhando. Quando você move seu corpo, você se desliga do sonho em que estava segundos atrás.

6. Mesmo sonhos bizarros podem ser interpretados

pesadelo

Embora possa ser difícil de acreditar que um sonho bizarro sobre sua mãe, um circo e uma tempestade de neve pode ter qualquer influência na vida real, pode haver simbolismo e significado potencial em cada sonho, você apenas tem que olhar para ele, diz o psicoterapeuta formado em Harvard Jeffrey Sumber. "O significado dos nossos sonhos, muitas vezes referem-se a coisas que estamos precisando entender sobre nós mesmos e do mundo em torno de nós", diz ele.

Em vez de descartar sonhos estranhos, pense em como eles fazem você se sentir. "Temos a tendência de rejeitar estes sonhos devido aos componentes estranhos, o sentimento que temos é o que mais importa", ele explica.

7. Sonhos recorrentes pode ser a maneira de dizer alguma coisa da sua mente

dentes

Você teve o mesmo pesadelo mais de uma vez? Loewenberg sugere olhar para as mensagens subjacentes às recorrentes sonhos de modo que você possa se livrar deles. Por exemplo, em um pesadelo recorrente comum as pessoas perdem ou quebram os seus dentes. Neste caso, ela recomenda que as pessoas pensem sobre o que seus dentes e sua boca representam. "Para a mente sonhando, seus dentes, bem como qualquer parte da boca, são simbólicos", diz ela.

8. Você pode controlar seus sonhos

voltar para o sonho

No filme "A Origem" as pessoas podem tomar as rédeas de seus sonhos e fazer o que querem. Isso pode ser apenas uma fantasia de Hollywood. De acordo com os resultados de um novo estudo realizado com cerca de 3.000 pessoas, o controle de sonho, ou "sonhos lúcidos" pode ser uma coisa real.

Aproximadamente 64,9% dos participantes relataram estar cientes de que eles estavam sonhando dentro de um sonho, e 34% disseram que às vezes podem controlar o que acontece em seus sonhos. Tomar o controle do conteúdo dos seus sonhos não é uma habilidade que todos tem, mas ela pode ser desenvolvida, diz Kelly Bulkeley, pesquisadora de sonhos. A técnica é particularmente útil para pessoas que sofrem de pesadelos recorrentes.

9. Você não tem que estar dormindo para sonhar

acordar

Acontece que, você pode sonhar em sua mesa no trabalho, no carro, mesmo no jogo de futebol do seu filho. O sonho não deve ser confundido com devaneios, é real e algo fácil de fazer, diz o Dr. Bulkeley. É necessário estimular a sua imaginação ativa. O primeiro passo é pensar em um sonho recente que você teve (de preferência um bom!). "Encontrar um lugar calmo e trazer um sonho que você se lembre de volta para a sua consciência o desperta e deixa ele voltar a se desenvolver", diz ele.

Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.

Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.
Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+