Lesly e Soleiny, as crianças mais velhas resgatadas na operação Esperança, na Colômbia, entregaram aos oficiais do exército um desenho que retratava a floresta e o cachorro Wilson, ainda desaparecido na selva.
Segundo a mídia local, as quatro crianças que passaram mais de 40 dias lutando pela sobrevivência na Amazônia colombiana estão bem e fora de perigo.
Na tarde de domingo, 11 de junho, quando o comandante e chefe Helder Fernán Giraldo Bonilla visitou e recebeu um relatório sobre o desenvolvimento da saúde das crianças, Leslie e Solini presentearam-no com uma pintura.
Leslie usa desenhos para mostrar árvores, flores amarelas, um rio e o cachorro de Wilson. Já Soleini prefere pintar árvores, flores, o cachorro de Wilson, meninas e a bandeira da Colômbia.
Via G1
O cachorro Wilson é um belga de 6 anos que estava na busca das crianças desaparecidas após a queda do avião na Colômbia. Ele participou por 40 dias, mas desapareceu no caminho, e continua sumido.
O animal conseguiu localizar o avião e os corpos de três adultos na floresta. Ele tem treinamento militar para bisbilhotar e localizar pessoas ou objetos durante as investigações.
Os militares também relataram ter encontrado pegadas de animais e pegadas que pareciam ser de crianças. No entanto, o cachorro não estava com eles no momento do resgate.
Autoridades disseram que a Operação Esperanza, lançada para encontrar as crianças, só terminaria quando encontrassem Wilson.
No dia 1º de maio, um avião da companhia Avianline Charters decolou de Araracuara com destino a San José del Guaviare, transportando sete passageiros. Pouco tempo após a decolagem, o piloto comunicou problemas na aeronave, que logo desapareceu dos radares.
As operações de busca começaram imediatamente por parte do Exército colombiano. Mais de 60 homens com treinamento e equipamentos seguiram no local para iniciar as buscas.
De acordo com informações da Aeronáutica da Colômbia, o avião Cessna C206, registrado como HK 2803, apresentou uma falha no motor, levando o piloto a declarar estado de emergência e realizar um pouso de emergência durante a madrugada.
Em 15 de maio, após duas semanas do acidente, os serviços acharam uma mamadeira que provavelmente era do bebê que estava a bordo do avião. Em seguida, pouco tempo depois, encontraram uma casca de maracujá, indicando que uma criança estaria ali.
Posteriormente, no dia 16 de maio, o Exército colombiano conseguiu localizar o avião. Encontraram a aeronave no povoado de Palmarosa, na zona rural do município de Solano (Caquetá).
A princípio, dentro da aeronave estava o corpo do piloto, e nos arredores foram encontrados os corpos da mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, e de mais um passageiro.
No entanto, essa descoberta foi possível graças ao trabalho do cachorro Wilson, um pastor belga de 6 anos, que seguiu os rastros do bebê desaparecido.
Via Agência Brasil
No dia 18 de maio, as autoridades colombianas confirmaram que os corpos dos adultos eram de Hernando Murcia Morales, o piloto; Magdalena Mucutuy Valencia, mãe das crianças; e Hernán Mendoza Hernández.
No dia 31 de maio, os socorristas encontraram uma pequena pegada em terra úmida, que não tinha mais de 48 horas e aparentemente correspondia a Lesly, a menina mais velha de 13 anos.
Por fim, no dia 9 de junho, as crianças foram encontradas com vida pelos membros da operação “Esperança”. Cerca de 150 pessoas, entre militares e indígenas, participaram das buscas.
As autoridades não divulgaram detalhes sobre o estado de saúde dos quatro irmãos resgatados, mas informaram que eles estão recebendo cuidados médicos.
Conforme dados da imprensa colombiana, os pequenos estavam com desidratação, picados de insetos e com poucos ferimentos, principalmente nos pés, pois andaram longas distâncias descalços.
No dia 10 de junho, as crianças foram para a capital do país, Bogotá, onde receberam cuidados e ficarão sob supervisão do Estado.
O governo informou que, embora o cachorro Wilson, que ajudou nas buscas, ainda não tenha sido encontrado, eles continuarão procurando pelo animal.
Fonte: G1
Imagens: G1, Agência Brasil