Curiosidades

De onde surgiu o ‘Hi, king of zap zap’ do Pelé?

0

Que o Pelé era Rei, todos sabem, mas um bordão curioso o tornou ainda mais popular no fim da vida, o famoso “king of zap zap”. De onde surgiu isso?

Embora tenha protagonizado inúmeras campanhas de marketing, Pelé dizia que não se sentia confortável gravando comerciais. Ele sofreu assédio por anos das marcas, desde seu início no futebol, ainda em 1950.

Aos 17 anos, ele decidiu abrir mão de um contrato de dez anos com uma marca de aguardente de Piracicaba, no interior de São Paulo, por não sentir que podia fazer isso.

No entanto, isso mudou ao longo de sua carreira. Pelé voltou a recusar propostas de marcas mundialmente famosas de bebidas alcoólicas, como a oferta de US$ 2 milhões da Johnnie Walker em 1995, mas se associou a outros produtos.

Durante sua carreira como atleta e mesmo depois de se aposentar em 1977, com um salário muito inferior aos praticados no futebol atual, Pelé recebeu diversas propostas.

Via Globo

Segundo o executivo de marketing Celso Grellet, a marca Pelé cresceu durante a Copa do Mundo de 1970, a primeira a ser transmitida ao vivo e em cores.

Mesmo perdendo gradualmente sua forma física de Atleta do Século e tendo sua imagem arranhada em uma longa batalha judicial após se recusar a reconhecer sua filha Sandra, Pelé continuou a assinar contratos e se tornou garoto-propaganda em uma ampla variedade de setores.

Foi vestuário, alimentos, medicamentos para disfunção erétil, refrigerantes, vitaminas, imóveis, pilhas, automóveis, motocicletas, companhias aéreas, bancos, dispositivos móveis, planos de telefonia celular…

Além disso, como garoto-propaganda, ele acumulou parcerias, atuando ao lado de Xuxa, do argentino Diego Maradona, do francês Zinédine Zidane e do português Cristiano Ronaldo.

E o king of zap zap?

O king of zap zap entra como uma referência a uma das últimas propagandas que Pelé fez em vida.

Em 2021, ele aparece, pessoalmente, ao lado de Mark Zuckerberg, para falar sobre a nova função de pagamentos do WhatsApp. Na propaganda, ele aparece falando “hi, king of zap zap”.

O trocadilho brinca com várias camadas da cultura popular brasileira. Afinal, Pelé era o Rei do Futebol, e Zuckerberg é o ‘rei das redes sociais’. Além disso, zap zap é como chamamos popularmente o aplicativo de mensagens. Ou seja, criou-se a expressão de cumprimento na propaganda.

Em junho de 2021, apenas dois meses antes de ser hospitalizado no Albert Einstein, Pelé participou de uma transmissão ao vivo para anunciar a opção de transações financeiras pelo aplicativo.

Apesar do serviço funcionar desde maio, muitas pessoas desconfiavam da segurança. Por isso, a empresa decidiu contar com a presença de Pelé para chamar os brasileiros.

Durante a chamada de vídeo, Zuckerberg saúda o rei do futebol, ao qual Pelé responde com o famoso king of zap zap. O empresário, então, explica o funcionamento da ferramenta e busca destacar sua segurança.

Via Globo

Outras propagandas

Na sua oitava década de vida, o mineiro de Três Corações não estava interessado em se aposentar do mercado publicitário. Com a ajuda do seu empresário, o norte-americano Joe Fraga, estava prospectando campanhas digitais para a Copa do Mundo de 2022.

Desde que Pelé começou a lidar com problemas físicos em 2012, a tecnologia se tornou sua aliada.

Como campeão em três Copas do Mundo em campo, Pelé passou a enxergar o principal evento esportivo do planeta como uma oportunidade de firmar contratos milionários, como o acordo que fez com a Mastercard antes da Copa de 1990.

A empresa americana tinha interesse no mercado doméstico com a realização da Copa de 1994 nos Estados Unidos, e contratou o brasileiro como seu porta-voz em 20 programas implementados nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Embora o futebol não seja o esporte mais popular nos Estados Unidos, a Copa de 1994 foi considerada um sucesso.

Via Poder 360

Ela teve a maior média de público da história, com 68,9 mil espectadores, superando os 53,6 mil da edição de 2014 no Brasil, que ficou em segundo lugar.

Em 2007, a Mastercard entrou em litígio com a Fifa, mas continuou contando com a imagem de Pelé. A princípio, o contrato encerraria em 1994, mas foi um sucesso enorme. Por isso, continuou por anos. Na prática, rendia US$ 1 milhão por ano ao jogador.

Valores

Não há um levantamento preciso que compare os ganhos de Pelé como atleta do século com seus ganhos como garoto-propaganda.

Em uma entrevista ao jornal USA Today, às vésperas da Copa do Mundo de 2002, Pelé disse que faturava aproximadamente US$ 20 milhões (equivalente a R$ 72 milhões naquela época) por ano.

Por isso, se consolidou como o Rei em todos os âmbitos, e ainda teve tempo para lançar um meme.

 

Fonte: Dol

Imagens: Globo, Poder 360, Globo

O que é Lua Negra? Fenômeno ocorre na sexta (19)

Artigo anterior

Dona da Rockstar sugere que GTA 6 pode ser lançado em 2024

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido