Natureza

O que é Lua Negra? Fenômeno ocorre na sexta (19)

0

Um evento astronômico raro está previsto para ocorrer na próxima sexta-feira, mas não será visível no céu: a Lua Negra.

Além de ser uma lua nova, fase em que a Lua não é visível porque está voltada para a Terra com seu lado apagado, nesse dia 19 de maio surge a terceira lua da temporada astronômica, que terá apenas quatro.

O que torna essa lua um fenômeno raro é o fato de ser uma lua extra, semelhante à famosa Lua Azul. Ambas ocorrem devido aos ritmos celestiais não estarem perfeitamente alinhados.

Como a Lua orbita a Terra cerca de 12,27 vezes por ano, podemos dizer que em todos os meses há uma lua cheia e uma lua nova.

No entanto, na prática, essa fração resulta em algumas luas extras, conhecidas como Luas Negras e Luas Azuis (termos não astronômicos).

Essas fases adicionais ocorrem em média a cada dois ou três anos. No caso da Lua Negra, há sete luas novas extras dentro de um ciclo de 19 anos, composto por aproximadamente 235 luas novas, período conhecido como Ciclo Metônico.

O que é exatamente uma Lua Negra?

Via Jornal 140

Assim como o termo “Lua Azul”, o conceito de Lua Negra não é utilizado na Astronomia de forma unificada.

Em vez disso, surgiu a partir de alguns conceitos religiosos e astrológicos ao longo da última década.

O termo “Lua Negra” é mencionado no tradicional Farmer’s Almanac, uma publicação existente nos Estados Unidos desde o século XVIII, que auxilia os agricultores no planejamento de suas atividades de acordo com as fases da Lua e os ciclos solares.

É importante ressaltar que Lua Negra não é um fenômeno reconhecidamente científico e pode ter diferentes significados. Os mais comumente utilizados são os seguintes:

  1. A primeira definição conceitua Lua Negra como sendo a segunda lua nova em um mesmo mês civil.
  2. De acordo com o Almanaque do Fazendeiro, a segunda definição de Lua Negra é a terceira lua nova entre quatro luas novas em uma estação do ano.
  3. A expressão também é usada quando não há lua nova em um determinado mês, o que só ocorre em fevereiro, devido à sua duração ser menor do que um mês lunar.

É importante destacar que, em qualquer uma dessas situações lunares, o satélite da Terra não muda de cor, mas apenas reflete ou deixa de refletir a luz solar.

Embora a Lua Negra não seja um fenômeno observável, ela oferece boas oportunidades, devido à ausência de luz brilhante, para a observação dos últimos meteoros Eta Aquarids que estão atingindo nosso planeta neste mês.

Como aproveitar

Via Canaltech

Embora não seja visível, amantes de astronomia ainda podem aproveitar o fenômeno para observar o céu e encontrar alguns meteoros, se tiver sorte.

Para isso, certifique-se de estar ciente da data da Lua Negra para poder se preparar adequadamente. A próxima é na sexta, dia 19.

Antes de planejar sua observação, verifique a previsão do tempo para ter certeza de que as condições serão favoráveis. Céus limpos e sem nuvens são ideais para a observação de meteoros.

Em seguida, procure um local com o mínimo possível de poluição luminosa, longe das luzes da cidade, para obter a melhor visibilidade dos meteoros. Áreas rurais ou parques afastados podem ser boas opções.

Leve cadeiras ou cobertores confortáveis para se sentar ou deitar enquanto observa o céu. Tenha também roupas adequadas para a temperatura noturna, pois pode ficar frio durante a observação.

Adapte-se ao ambiente, pois pode ser mais escuro que o de costume. Também evite pontos brilhantes, para não ofuscar sua visão.

Por fim, veja se consegue encontrar os meteoros de madrugada, durante a Lua Negra, que possibilita um céu mais escuro e limpo.

Lembre-se de que a observação de meteoros é um espetáculo natural, e a quantidade e frequência podem variar. Aproveite a tranquilidade e a beleza do céu noturno durante a Lua Negra, independentemente do número de meteoros que você consiga avistar.

 

Fonte: Tecmundo

Imagens: Jornal 140, CanalTech

Hulk se resolve com a sogra, que também é ex-cunhada; saiba quem é quem

Artigo anterior

De onde surgiu o ‘Hi, king of zap zap’ do Pelé?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido