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Digital Foundry acredita que não é provável GTA 6 rodar a 60fps no PS5 e Xbox Series

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Há uma semana, a Rockstar Games presenteou os fãs com o primeiro trailer  do próximo título da sua franquia de sucesso, Grand Theft Auto, mas os fãs já discutem detalhes técnicos importantes, como a jogabilidade 60FPS de GTA 6.

O trailer rapidamente quebrou recordes de visualizações no YouTube, desencadeando uma onda de entusiasmo entre os admiradores.

O teaser de um minuto e meio para o aguardado jogo já está sob intensa investigação, com análises minuciosas de cada frame levando a uma enxurrada de questionamentos.

As atenções se voltam, em particular, para a tecnologia incorporada no jogo e sua compatibilidade com os atuais hardwares.

A equipe da Digital Foundry assumiu a missão de abordar as indagações mais prementes da comunidade em um vídeo analítico.

Tópicos como o desempenho do jogo no Series S e a viabilidade de atingir 60fps nos consoles da geração presente foram minuciosamente discutidos por Richard Leadbette, Alex Battaglia e Oliver Mackenzie.

Via DeviantArt

Desempenho do GTA 6 no Series S

Quando se aborda o Series S, Richard Leadbette destaca que o principal obstáculo enfrentado pela Rockstar no desenvolvimento do GTA 6 reside na memória de vídeo.

Enquanto os gráficos podem receber ajustes com mais facilidade para se adequar à máquina, a discrepância significativa na VRAM entre os consoles mais robustos e o Series S é uma consideração essencial.

Contudo, eles sugerem que, ao eliminar os reflexos com GI e substituí-los por SSR (Screen-Space Reflections) e reduzir um pouco a resolução, o jogo poderá apresentar um desempenho satisfatório no Series S.

Quanto à possibilidade do GTA 6 não atingir os 60fps nos consoles da geração atual, Richard Leadbetter ressalta que está certo o lançamento do jogo em 2025. No entanto, será quando o PS5 e o Xbox Series X já terão cinco anos desde seu lançamento em 2020.

Isso implica que as desenvolvedoras não terão mais a obrigação de criar jogos cross-gen, acarretando algumas mudanças no processo de desenvolvimento.

Segundo Alex Battaglia, fazia sentido ter versões a 60fps no PS5 e Xbox Series X para jogos cross-gen, pois esses jogos demandam menos recursos do CPU e a potência dos hardwares atuais possibilita melhorias nesse aspecto nos referidos consoles.

No entanto, dado que o GTA 6 sairá exclusivamente para a geração atual. No contexto de mundos abertos, a Rockstar não costuma optar por 60fps, Battaglia considera mais prudente manter os 30fps.

Ele afirma que ficaria surpreso caso o GTA 6 incluísse um modo de 60fps no PS5 e Xbox Series X.

O que significa 60FPS?

Via Freepik

“FPS” significa “frames per second”, ou “quadros por segundo”, em português. É uma medida que indica quantos quadros individuais de uma imagem aparecem na tela em um segundo.

Nos jogos, o FPS é uma métrica crucial, pois afeta diretamente a fluidez e a experiência visual do jogador.

Quando um jogo roda a uma taxa de quadros mais alta, por exemplo, a 60fps, significa que a imagem na tela é atualizada 60 vezes a cada segundo.

Isso resulta em movimentos mais suaves, transições mais nítidas e uma sensação geral de jogabilidade mais responsiva.

O impacto do FPS nos jogos é significativo. Uma taxa de quadros mais alta geralmente melhora a jogabilidade, tornando os controles mais precisos e a experiência mais imersiva.

Em jogos de ação rápida, como tiro em primeira pessoa (FPS) ou corridas, um FPS mais alto pode dar aos jogadores uma vantagem competitiva. Afinal, permite reações mais rápidas a eventos na tela.

Por outro lado, jogos com uma taxa de quadros baixa, como 30fps ou menos, podem parecer menos fluidos e responsivos. Isso pode resultar em movimentos mais lentos e menos detalhes visíveis durante a jogabilidade.

Assim, os fãs de GTA 6 já começam a analisar as possibilidades, para garantir que a jogabilidade será limpa.

 

Fonte: IGN

Imagens: Freepik, Devianart

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