Notícias

Diretora utiliza livro de Carl Sagan em vez de Bíblia no juramento de nomeação

0

Makenzie Lystrup, uma pós-doutora em astronomia e astrofísica, tornou-se a primeira mulher a assumir o cargo de diretora do Centro de Voos Espaciais Goddard, uma das principais instalações da NASA, fazendo história.

Durante a cerimônia de nomeação, Lystrup surpreendeu a todos ao fazer seu juramento com a mão sobre o livro “Pálido Ponto Azul” de Carl Sagan. Ele é um dos maiores divulgadores científicos do século XX.

Tradicionalmente, durante cerimônias de nomeação a cargos públicos nos Estados Unidos, as pessoas fazem um juramento com as mãos sobre obras simbólicas, como a Bíblia, que é a mais comum.

No entanto, outras obras, como o Corão, a Constituição e até mesmo títulos de livros infantis de Dr. Seuss, já passaram pela cerimônia. Contudo, essa foi a primeira vez que alguém prestou homenagem a Sagan.

Via SBT

Publicado em 1994, “Pálido Ponto Azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço” teve inspiração na famosa fotografia da Terra de 1990, também chamada de “Pálido Ponto Azul”. Ela foi capturada pela sonda espacial Voyager 1 a uma distância de cerca de 6 bilhões de quilômetros.

Posição de prestígio

Makenzie Lystrup, a nova diretora do Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA, agora irá supervisionar e executar um portfólio de projetos com orçamento em cerca de US$ 4 bilhões.

O centro Goddard é o lar de cerca de 10.000 funcionários. Dessa forma, torna-se a maior concentração de cientistas, engenheiros e tecnólogos dos Estados Unidos envolvidos em estudos da Terra e do espaço.

Lystrup tem uma ampla experiência em gerenciamento de projetos em empresas de sistemas espaciais civis, clima operacional, observação da Terra e desenvolvimento de tecnologias avançadas.

Segundo comunicado, ela está honrada por liderar uma equipe tão incrível e diversificada, focada no desenvolvimento da próxima geração de inovadores.

Além disso, também busca garantir que tenham os recursos e as ferramentas para chegar a novas descobertas que impulsionem a economia espacial e beneficiem a todos.

Em seu histórico profissional, Lystrup trabalhou com outras agências civis do governo dos EUA, organizações acadêmicas e científicas. Ela sucede Dave Mitchell, que atuava como diretor interino do Centro desde janeiro de 2023.

Bill Nelson, o administrador da NASA, que foi responsável pela nomeação de Lystrup, acredita que a nova diretora traz o impulso de um cientista para a descoberta. Também agrega uma riqueza de experiência e conhecimento da indústria.

Além disso, sob sua gestão, espera-se que a força de trabalho continue a inspirar, inovar e explorar o desconhecido no Centro Goddard.

Via Globo

Por que precisa do juramento?

Nos Estados Unidos, é comum que as pessoas com nomeação para cargos públicos façam um juramento ao assumir seus cargos. O objetivo do juramento é reafirmar a fidelidade e o compromisso do indivíduo com a Constituição e as leis do país.

O uso de um livro durante o juramento é uma tradição que remonta ao início da República Americana. Na época, era quando a Bíblia era frequentemente comum como um símbolo da lei e da moralidade. Ao longo do tempo, outras obras foram adicionadas, sem muitas restrições quanto ao que é aceito.

A escolha do livro em si é simbólica e pode representar algo significativo para a pessoa que está fazendo o juramento.

No caso de Makenzie Lystrup, o livro escolhido foi Pálido Ponto Azul, de Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos do século XX, justamente associando sua personalidade com o cargo e a instituição.

A escolha do livro representa seu compromisso com a ciência e a exploração espacial, bem como sua admiração por Sagan e seu legado na divulgação científica.

Embora não tenha nenhum compromisso efetivamente relacionado com o cargo ou sua nomeação, foi um gesto diferente que atraiu atenção da mídia e dos usuários.

 

Fonte: Revista Galileu

Imagens: Globo, SBT News

Como era a preparação de um guerreiro espartano?

Artigo anterior

Veja vídeo de elefante descascando uma banana com a tromba antes de comê-la

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido