Notícias

Do que Trump é acusado? Por que ele foi indiciado?

0

O risco iminente de prisão de Trump é decorrente da investigação sobre o pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels em 2016, supostamente para comprar seu silêncio sobre um caso sexual entre eles.

Na última quinta-feira, 30, um grande júri em Nova York aprovou seu indiciamento, tornando-o o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais. A seguir, algumas perguntas importantes sobre o caso e o que pode ocorrer nos próximos dias.

Qual o motivo da prisão de Trump?

Em 2016, a atriz pornô Stormy Daniels procurou meios de comunicação para revelar um caso extraconjugal que ela afirmou ter tido com o então candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, em 2006.

A equipe jurídica de Trump descobriu e seu advogado, Michael Cohen, pagou a Daniels US$ 130 mil para que ela mantivesse silêncio.

Via Notícias ao Mundo

Embora o pagamento em si não seja ilegal, os promotores alegam que sua inclusão como honorários legais na contabilidade da Organização Trump equivale à falsificação de registros comerciais.

Isso é considerado uma contravenção em Nova York e pode ser considerado um delito se for provado que foi crucial para cometer outro crime.

Os promotores também podem argumentar que isso viola a lei eleitoral. Afinal, a tentativa de ocultar o pagamento à atriz foi motivada por não querer que os eleitores soubessem sobre o caso extraconjugal.

No entanto, mesmo aqueles que são a favor do indiciamento de Trump reconhecem que este não é um caso simples.

Existem poucos precedentes para esse tipo de situação e tentativas anteriores de acusar políticos de cruzar a fronteira entre o financiamento de campanha e os gastos pessoais fracassaram.

Catherine Christian, ex-promotora de casos financeiros de Nova York, avalia que será difícil prosseguir com o caso.

A acusação contra Trump por seu envolvimento no pagamento à Stormy Daniels representa um marco histórico. Isso faz dele o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos com processo criminal a correr.

Embora a situação seja complexa e as chances de condenação sejam incertas, este caso pode ter implicações significativas para a política e a lei eleitoral dos Estados Unidos, bem como para o futuro de Donald Trump e seu legado político.

Por que ele foi indiciado?

Na cidade de Nova York, o promotor distrital Alvin Bragg tomou a decisão de apresentar acusações criminais contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Um júri recebeu convocação para avaliar as provas que sustentariam o processo judicial contra o político.

Na tarde de quinta-feira, o júri optou a favor do indiciamento de Trump, mas os detalhes das acusações ainda não vieram a público.

Agora, Bragg deverá notificar tanto Trump quanto seus advogados, dando início a possíveis negociações sobre como e quando o ex-presidente deverá comparecer à cidade para ser preso formalmente e ter sua primeira audiência perante o tribunal.

As acusações oficiais contra a prisão de Trump não serão públicas até que passem pela leitura de um juiz.

Ainda não está claro como será a ida de Trump a Nova York. Isso porque se trata de um caso histórico e há preocupações com a segurança do político.

Os advogados do ex-presidente afirmam que ele irá cooperar com as autoridades. Por isso não terá emissão de um mandado de prisão contra ele.

Trump possui um avião particular que poderia levá-lo a um dos diversos aeroportos da cidade. É de onde ele seguiria de carro até o tribunal em Manhattan.

Via G1

As acusações contra Trump são um marco na história dos Estados Unidos, uma vez que ele se tornou o primeiro ex-presidente americano a enfrentar acusações criminais.

O caso é complexo, uma vez que há poucos precedentes de políticos sendo acusados de cruzar a linha entre financiamento de campanha e gastos pessoais.

Além disso, os promotores podem alegar que Trump violou a lei eleitoral ao tentar esconder o pagamento à atriz pornô Stormy Daniels, com quem ele teria tido um caso extraconjugal.

Como será o processo? Ele será algemado?

Durante as negociações com os promotores, Trump pode conseguir permissão para entrar no tribunal por uma entrada privada, a fim de evitar a exposição à imprensa que o “desfile do réu” causaria.

Ao entrar no tribunal, Trump será submetido à coleta de impressões digitais e fotografado pela polícia, assim como todos os réus em processos criminais.

Eles lerão os seus direitos, que garantem a ele defesa de um advogado e se recusar a falar com a polícia. No entanto, os advogados do ex-presidente tentarão evitar que ele tenha algemas em determinados momentos.

Trump receberá escolta por agentes do serviço secreto durante todo o processo.

Depois disso, ele ficará em uma cela ou área de detenção antes de se apresentar perante o juiz.

Durante a leitura da acusação, Trump poderá se declarar culpado ou inocente perante o juiz. Esse processo é aberto ao público.

Uma vez que existe registro do caso e seleção do juiz, terá outras medidas, como marcação da data do julgamento, possíveis restrições de viagem e anúncio do valor da fiança.

Receber uma condenação por contravenção demanda apenas pagamento de uma multa. Enquanto isso, uma condenação por acusação criminal levaria a uma pena máxima de quatro anos de prisão.

Alguns especialistas jurídicos acreditam que uma multa seja mais provável do que a prisão de Trump.

Via BBC

Trump pode concorrer de novo?

Trump pode continuar sua campanha presidencial mesmo após ser indiciado ou condenado criminalmente, já que a legislação dos EUA não o impede de fazer isso ou de exercer o cargo de presidente, mesmo estando preso.

No entanto, a prisão de Trump certamente seria um obstáculo para sua campanha.

Alguns eleitores republicanos podem se unir em torno do ex-presidente, mas também pode ser uma distração significativa para um candidato em campanha que tenta obter votos e participar de debates.

Além disso, acentuaria ainda mais as divisões dentro do sistema político americano, com conservadores acreditando que o ex-presidente está sendo submetido a um padrão diferente de justiça.

Enquanto isso, os liberais veem isso como uma questão de responsabilização dos infratores, mesmo quem está nas esferas mais altas de poder.

 

Fonte: Terra

Imagens: BBC, G1, Notícias ao Mundo

Explosão de raios gama mais brilhante já vista no espaço é detectada por cientistas

Artigo anterior

Cientistas indicam que universo pode ter a forma de rosquinha

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido