Notícias

Doador de esperma tem 550 filhos e é processado

0

Jonathan Jacob Meijer, um doador de esperma de Haia, na Holanda, está enfrentando um processo por enganar centenas de mulheres após ter mais de 550 filhos.

A Fundação Donorkind levou o caso ao tribunal e uma audiência foi marcada para abril com o objetivo de evitar que Meijer faça mais doações de esperma.

A Sociedade Holandesa de Obstetrícia e Ginecologia alertou pela primeira vez sobre Meijer em 2017, quando ele já havia gerado mais de 100 filhos em dez diferentes clínicas na Holanda.

Via Plano News

Embora tenha sido colocado na lista negra em seu país, Meijer continuou a fazer doações no exterior.

Uma mãe holandesa chamada Eva, que deu à luz um filho concebido com o esperma de Meijer em 2018, lamentou ter escolhido o doador, dizendo que se sente mal com as consequências que a ação de Meijer pode ter para o seu filho.

A presidente da Fundação Donorkind, Ties van der Meer, afirmou que muitas mães procuraram as autoridades para que ele parasse, mas não conseguiram ajuda. Agora, a alternativa é ir até a Justiça. Ela deseja proteger seu filho das possíveis tratativas do doador.

Além disso, espera que o processo judicial possa eliminar o material genético ainda existente do doador de esperma. Muitas amostras permanecem armazenadas em outras clínicas.

A responsável afirmou que estão tomando medidas nacionais contra esse homem, mesmo sem resposta. Ele possui alcance global pela internet e realiza negócios em todo o mundo. Por isso, deve ser parado, mesmo que seja preso.

Advogado sobre o doador de esperma

Via BHAZ

Enquanto isso, Mark de Hek, que atua como advogado da fundação, também se pronuncia sobre o doador de esperma. Isso porque Meijer prometeu não ter mais do que 25 filhos com as suas doações.

Uma lei dos Países Baixos determina que os participantes de doações de material genético só podem doar para 12 mulheres. No entanto, o doador de esperma processado possui mais de 550 gerações por meio do seu material.

Isso porque suas descrições são atrativas para as fichas de escolha. Ele se autodenominou músico, além de falar que mora no Quênia. Ainda, também diz que possui um canal no YouTube com 5 mil inscritos, onde fala sobre criptomoedas, investimentos e metais preciosos.

Para o advogado, isso indica que o doador de esperma não possui as condições psicológicas necessárias para participar desses procedimentos médicos.

Preocupação com as crianças

Os advogados e as mães unidas contra o doador de esperma se preocupam com as crianças. Isso porque relatórios indicam que os filhos podem ter impactos psicológicos consideráveis se descobriram centenas de meios-irmãos pelo mundo.

Além disso, também existem problemas de incesto e interações com outras pessoas geradas pelo mesmo material genético.

É por esse motivo que as doações de esperma possuem limites e devem ser anônimas. Se um doador de esperma fizesse várias doações em diferentes clínicas de fertilidade, como o caso, isso aumentaria o risco de consanguinidade.

Via Globo

Ou seja, que irmãos ou meios-irmãos acabem se relacionando sem saber que são parentes.

Além disso, também existe a questão da proteção da privacidade. A doação de esperma é uma questão pessoal e privada. Muitas pessoas desejam manter sua identidade em segredo.

Se a identidade do doador não fosse protegida, isso poderia afetar sua vida pessoal e profissional.

Por fim, vale mencionar a proteção legal do caso. As leis de muitos países protegem a privacidade dos doadores de esperma.

Assim, se a identidade do doador fosse revelada, isso poderia levar a questões legais envolvendo paternidade e direitos de interação baseados no material genético.

Como aconteceu com esse caso, a divulgação do perfil impactou centenas de pessoas. Por isso, a instituição agora procura alternativas legais para julgar e prender Meijer.

 

Fonte: Globo

Imagens: Globo, BHAZ, Pleno News

A história do homem que se mantém vivo por uma máquina há 70 anos

Artigo anterior

Gosta de John Wick? Então confira uma lista de produções com histórias parecidas!

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido