Política

Domo de Ferro: como funciona o escudo antimíssil israelense

0

No meio das crescentes tensões no Oriente Médio, as forças militares de Israel relataram que conseguiram interceptar parte dos ataques do Hamas através do Domo de Ferro, um potente sistema de defesa antimíssil desenvolvido pelo país.

Dentre os cerca de 1.050 mísseis e morteiros disparados, o Domo de Ferro conseguiu interceptar 850 desde o último sábado, 7.

Imagens e vídeos destacam a eficácia do sistema, mostrando como ele destrói vários mísseis simultaneamente no ar, evitando que atinjam áreas civis.

O caminho até essa precisão exigiu anos de desenvolvimento. As pesquisas para um sistema de defesa aérea começaram há mais de 35 anos, quando Israel se associou aos Estados Unidos em um projeto de defesa estratégica.

Em 1986, o Ministério da Defesa de Israel optou por desenvolver um sistema alinhado às necessidades de segurança do país, resultando em diversas ferramentas de defesa ao longo dos anos.

Via G1

Assim, o Domo de Ferro, como é conhecido hoje, teve seu início em 2007, desenvolvido pela Rafael Advanced Defense Systems e a Israel Aerospace Industries.

Após extensos testes, o sistema tornou-se operacional em março de 2011, demonstrando sua eficácia ao derrubar um míssil direcionado a uma cidade israelense em abril do mesmo ano.

Durante a recente incursão terrorista no sábado, o Hamas concentrou sua estratégia em uma vulnerabilidade óbvia: o volume do ataque.

Os foguetes do Hamas são significativamente mais baratos de fabricar do que os mísseis do Domo de Ferro, transformando o sucesso do ataque em uma corrida para ver quem ficará sem munições primeiro.

A onda inicial de foguetes e artilharia coincidiu com a presença de forças invasoras em várias frentes, resultando na brecha temporária na barreira aérea pelo Hamas.

Funcionamento do Domo de Ferro

O Domo de Ferro opera por meio de instrumentos avançados de monitoramento, empregando radares para detectar ataques inimigos em tempo real.

Ao identificar uma ameaça, a tecnologia realiza o cálculo da trajetória do míssil inimigo. Se áreas urbanas estiverem sob ameaça, o sistema lança um míssil interceptor com o objetivo de neutralizar a ameaça enquanto está no ar.

Este sistema móvel tem a capacidade de ser implantado em qualquer região do país, sendo transportado por veículos militares que abrigam as baterias de mísseis interceptores.

No entanto, para compreender melhor as características que garantem a precisão do sistema, é importante saber como ele funciona.

Desempenho

Via Exame

Quanto à eficácia do Domo de Ferro, o Ministério da Defesa relata que o sistema é capaz de interceptar cerca de 90% dos ataques inimigos. Assim, o índice reflete a constante evolução do sistema, beneficiando-se do suporte contínuo dos Estados Unidos.

Recentemente, o Hamas lançou uma extensa operação, disparando milhares de foguetes em direção a Israel. Sirenes ressoaram em várias cidades israelenses, resultando em ataques que atingiram infraestruturas e veículos.

Em resposta a essa escalada, o primeiro-ministro israelense deu início à operação “Espadas de Ferro”. Dessa forma, durante o momento crítico, ficou clara a importância vital de sistemas como o Domo de Ferro em períodos de conflito. Por isso, incentiva os cidadãos a aderirem rigorosamente aos protocolos de segurança.

Agora, os próximos dias serão cruciais para Israel conseguir se posicionar, e conta com sua proteção indestrutível para proteger o país.

 

Fonte: Exame

Imagens: Exame, G1

Entenda por que os cães arrastam o traseiro

Artigo anterior

Sinal desconhecido é descoberto no cérebro humano

Próximo artigo