Curiosidades

Entenda por que os cães arrastam o traseiro

0

Que o cachorro é o melhor amigo do homem, isso não é novidade para ninguém. O relacionamento dos humanos com os cães é antigo. Quem ama os cães e tem um sabe como é a relação com esses animais. Além disso, percebe que eles não só entendem o que o dono quer dizer, mas também a forma e o tom que eles dizem as coisas.

No entanto, eles têm alguns comportamentos que os tutores podem não entender direito, ou não sabem o real motivo pelo qual eles o fazem, como por exemplo, o motivo de os cães arrastarem seu traseiro.

Não é algo fora do comum ver os cães tendo esse ou qualquer outro comportamento estranho e que seja um pouco indelicado. Mas o que muitas pessoas podem não saber é que o animal está tentando dizer algo com isso, e está relacionado com a saúde dele.

Motivo

Socientifica

Existem vários motivos para explicar por que os cães arrastam seu traseiro. No entanto, é importante saber que isso acontece por conta de possíveis desconfortos que o animal está sentindo. Então, eles esfregam o traseiro por conta de coceiras, ou porque a região está dolorida, já que o ato lhes dá um alívio imediato, mas temporário.

Problemas com sacos anais

O motivo principal dos cães arrastarem o traseiro são os problemas nos sacos anais. Essas glândulas têm um líquido fétido que é usado para marcar território e afastar predadores. Normalmente, elas se esvaziam sozinhas na defecação, contudo, às vezes elas podem inflamar por conta do espessamento do líquido.

“As glândulas anais impactadas e cheias agem como hemorroidas que coçam e doem […] Isso faz com que o cão arraste o traseiro na tentativa de aliviar a pressão”, explicou Amy Tate, DVM, coproprietária da Riverview Animal Clinic em Birmingham, Alabama.

Por conta disso, se os sacos anais do animal não forem esvaziados de forma natural, isso tem que ser feito por um veterinário manualmente. E alguns cães precisam desse tipo de atendimento regularmente. O recomendado é que se o cachorro arrastar o traseiro a cada seis semanas, levá-lo a cada cinco semanas para que se extraia e esvazie essas glândulas.

Alergias

Outro motivo que faz com que os cães tenham esse comportamento são alergias a fatores ambientais, como por exemplo, gramíneas, pólen e alimentos. Normalmente, as alergias afetam a pele dos animais e causam irritações e comportamentos específicos, como mastigar os dedos dos pés, lamber a barriga e arrastar o traseiro.

Nesse caso, o recomendável é limpar a pele do animal depois de voltar de lugares externos para que o contato com alérgenos seja diminuído, além de procurar um veterinário para ver se é necessário anti-histamínicos ou uma dieta especial.

Parasitas

Mais um motivo que faz os cães terem esse comportamento é a presença de tênia ou outro parasita intestinal. Isso acontece porque os parasitas causam desconforto quando são eliminados nas fezes ou no reto, mesmo sendo pequenos e difíceis de serem vistos.

Aqui, o recomendável é levar uma amostra das fezes para o veterinário para que ele consiga verificar a presença desses parasitas.

Outras causas

Socientifica

No caso dos cães arrastarem o traseiro sem nenhum problema médico evidente, eles podem fazer isso por conta de irritações na área. Exemplo disso são os animais que foram tosados recentemente e podem estar com uma irritação na pele.

Os restos de fezes ou diarreia também podem causar um desconforto no reto, o que faz com que o animal arraste o traseiro. Normalmente essas irritações menores tendem a ser resolvidas por conta própria. Mesmo assim, é importante ficar de olho na área e procurar outros sinais que possam ser indicativos de que o animal está com dor ou doente.

Sabendo do motivo que faz com que o animal tenha esse comportamento é possível resolvê-lo, o que por si só já melhora a qualidade de vida e saúde do pet.

Fonte: Socientifica

Imagens: Socientifica

4 razões pelas quais os dinossauros nunca governaram a Terra

Artigo anterior

Domo de Ferro: como funciona o escudo antimíssil israelense

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido