Curiosidades

Drones irão plantar 1 bilhão de árvores até 2028

0

Grandes e robustas, as árvores nunca são pensadas de maneira diferente do senso comum, ou seja, um bom lugar para fazer sombra e, às vezes, render alguns frutos para o consumo. Mas elas, que muitas vezes são vistas só como parte de uma paisagem maior, têm suas peculiaridades. E são muitas.

Somos ensinados, desde sempre, que as árvores são extremamente importantes para o nosso planeta. E algumas pessoas acreditam que elas tenham um misticismo próprio e que podem até se movimentar à noite. Além disso, elas são imprescindíveis para a vida no planeta. Ainda mais agora que estamos passando por mudanças climáticas drásticas por conta do descaso com a natureza.

Felizmente, não são todas as pessoas que têm a intenção de passar os bois na frente das florestas. Algumas inciativas buscam o contrário. Elas pretendem aumentar o plantio de árvores, preservar a vegetação nativa e restaurar o meio ambiente.

Em suma, é isso que a startup canadense “Flash Forest” tem feito. Ela está usando a tecnologia para plantar 40 mil árvores no norte de Toronto. Eles farão esse plantio em apenas um mês.

A área escolhida foi queimada em um incêndio. Entretanto, agora, drones estão lançando sementes na terra. Com isso, plantanto pinheiros nativos para ajudar a restaurar o habitat natural.

Os planos são de até o final do ano o projeto ser ampliado para outras áreas. E a meta é atingir a marca de um bilhão de árvores, semeadas até 2028.

Plantação com drones

A missão da startup é bastante clara. De acordo com dados que foram apresentados por eles, em 2018, 34 bilhões de toneladas de gás carbônico foram liberadas pelos humanos. Esse índice vem aumentando. E supera a capacidade que o nosso planeta tem de absorvê-lo.

Por conta disso, a Flash Forest defende que a forma mais rápida e barata de sequestrar todo esse carbono é através do plantio de árvores. “A árvore média absorve 40 libras de CO2 por ano. Com bilhões de árvores plantadas a cada ano, podemos efetivamente reverter esse impacto”, explicou a empresa.

No entanto, para que eles consigam alcançar a eficácia que desejam, a ajuda da tecnologia é necessária. Especificamente no caso dessa startup canadense, a tecnologia mapeia os melhores lugares para o plantio. Além de também calcular a média de uma densidade de duas mil árvores por hectare.

Estando em sua capacidade plena, essa empresa diz que pode plantar 100 mil sementes por dia. Eles conseguem fazer esse trabalho com a supervisão de somente um operador de drone. Atualmente, o número de sementes plantadas pela Flash Forest fica entre 10 e 20 mil.

Método

O método que eles usam inclui um software de mapeamento aéreo, tecnologia de drones, pneumática, automação e ciência ecológica. Além disso, a empresa também tem “muita paixão para reflorestar rapidamente as áreas pós-colheita e pós-incêndio”.

Para fazer esse re-plantio, a empresa escolhe espécies naturais dos lugares. E também escolhem aquelas espécies que tem altas taxas de sequestro de carbono.

Em agosto de 2019, os primeiros testes da Flash Forest começaram a ser feitos. Eles foram feitos em Ontário, no Canadá. Depois de três meses fazendo os ajustes que eram necessários, o drone conseguia plantar 165  árvores em três minutos.

Árvores

Outra inciativa é da empresa Dendra Systems. Ela também usa drones para restaurar florestas no mundo todo. A empresa planta milhares de árvores em paisagens variadas e remotas. Esse plantio é 150 vezes mais rápido do que os métodos tradicionais.

“Nós precisamos usar a tecnologia para acelerar nossos esforços de restauração. A escala que estamos falando é de dezenas de bilhões de árvores a cada ano”, disse Susan Graham, CEO da Dendra Systems, em um vídeo no  Fórum Econômico Mundial.

Contudo, os drones não resolvem o problema do desmatamento. Esse é um  assunto bem mais crítico e que vai além do plantio de árvores. Mas pra restaurar florestas que já foram perdidas, os drones conseguem fazer um trabalho mais rápido e com um custo menor.

Entenda como o Sistema Solar se formou no equivalente a 12 horas

Matéria anterior

6 rituais de namoro mais bizarros do mundo

Próxima matéria

Mais em Curiosidades

Você pode gostar

Comentários

Comentários não permitidos.