• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Eclipse lunar poderá ser visto hoje no Brasil

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      16/07/19 às 17h53

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno. Mas até que fosse entendido realmente o que ele era, em várias culturas, um eclipse significava várias coisas diferentes. Desde prelúdios de coisas boas, até momentos em que rituais tinham que ser feitos. O termo é mais usado para descrever um eclipse que envolve o Sol, a Terra e a Lua. O eclipse solar acontece quando a lua esconde o sol, e o lunar é quando a sombra da Terra esconde a lua. E tem ainda a 'lua vermelha', que é quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham.

Esses eventos acontecem com uma certa frequência. Algumas pessoas são fascinadas por eventos que acontecem no espaço, e vê-los é sempre um agrado para os olhos dessas pessoas. E exatamente hoje (16/07), se completam 50 anos que a missão Apollo 11 decolou rumo à lua. Além disso, hoje também acontecerá um eclipse lunar parcial. E o melhor de tudo é que será possível vê-lo do Brasil. O eclipse lunar acontece quando o sol, Terra e lua se alinham e nosso planeta faz sombra na lua.

Será possível vê-lo a partir das 17h01, no horário de Brasília, e durará mais de cinco de horas. Ele se parecerá com o eclipse que aconteceu em janeiro desse ano.

"O eclipse lunar, em geral, dura bastante tempo. Desta vez, será em um horário bom, porque vai ser próximo do pôr do sol. E a Lua vai estar em uma posição relativamente alta no céu", disse ao G1 Thiago Signorini Gonçalves, astrônomo da UFRJ e membro da Sociedade Astronômica Brasileira.

Fases

O eclipse é composto por fases e se você quer ver alguma, em específico, nós te falamos. A Fase de umbra, que é quando a sombra da Terra começa a ser vista na lua, durará duas horas e 51 minutos. E considerando todo o eclipse, até a fase de penumbra, que é quando a sombra da Terra ainda é vista sobre a lua, mas borrada, a duração total será de cinco horas e 33 minutos.

15h43: início da fase de penumbra.

17h01: início da fase da umbra.

19h52: fim da fase da umbra.

21h17: fim da fase da penumbra.

Sem proteção

Ao contrário da contemplação de um eclipse solar, para ver um eclipse lunar não é preciso usar uma proteção nos olhos. Isso porque nós conseguimos olhar para a lua normalmente, a olho nu, e é isso que facilita assistir o fenômeno. E será mais fácil contemplá-lo em áreas menos iluminadas e com um horizonte livre.

Mas diferente do eclipse que aconteceu em janeiro, esse agora não fará a "lua de sangue". Segundo Thiago Gonçalves, esse eclipse não fará esse fenômeno porque é parcial. Isso pois, para que a lua de sangue aconteça, é preciso que os astros se alinhem perfeitamente.

"O alinhamento não será perfeito e isso impede a visualização da 'Lua de sangue', que é quando o satélite adquire tons avermelhados. Isso acontece porque a Terra se sobrepõe ao Sol, e os raios solares atravessam a atmosfera terrestre ganhando esta coloração", explica.

Próxima Matéria
Via   G1  
Imagens G1
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+