Curiosidades

Eclipse solar raro acontece nessa quarta-feira. Veja como observar

0

Eclipse é um evento astronômico que acontece quando objetos celestes em trânsito ficam na mesma posição ou atravessam uns aos outros. Com o passar do tempo, as pessoas foram entendendo esse fenômeno, mas isso não o deixou menos especial de ser observado. Tanto é que quando um acontece é sempre um evento.

Felizmente, nós somos contemplados com vários eclipses ao longo dos tempos e até mesmo quase todo ano. Um acontece agora, na noite de quarta-feira para quinta-feira, começando às 22h36 e acabando às 3h59. Ele será um eclipse do tipo híbrido, mas como para nós já será à noite, nós não conseguiremos vê-lo

Eclipse híbrido

Canaltech

Quando um eclipse é solar, a lua passa na frente do sol e o esconde por completo ou parcialmente. Contudo, o que acontecerá hoje é híbrido. Isso quer dizer que a aparência do eclipse vai mudando de acordo com a sombra da lua e conforme ela vai se movendo sobre a superfície do nosso planeta. Ou seja, dependendo de onde o observador estiver, ele será um eclipse ou anular, ou total.

Essa mudança é uma das características mais interessantes desse tipo de fenômeno. Ela acontece por causa da curvatura da superfície do nosso planeta. Por exemplo, os observadores da Austrália Ocidental, Timor-Leste e Indonésia irão ver a lua escondendo o sol primeiro de forma anular e depois por completo. Mas logo depois o eclipse volta ao seu formato anular e acaba na visão dessas pessoas.

Já quem estiver no sul da França e Papua Nova Guiné verá um eclipse parcial, que assim como o próprio nome diz, é quando somente parte do sol fica encoberta pela lua. Então, quem estiver nas Ilhas Marshall irá ver 95% do sol sendo ocultado pela lua.

Esse tipo de fenômeno é considerado raro porque para que eles aconteçam, o sol e a lua têm que estar a uma distância “certa” do nosso planeta. Para se ter uma ideia, o último eclipse híbrido que aconteceu foi em novembro de 2013. E depois que o de hoje acontecer, só haverá outro em novembro de 2031.

Como ver

Mesmo que nós aqui no Brasil não iremos poder ver ao vivo, quem quiser pode acompanhar o eclipse acontecendo online. Várias transmissões irão ser feitas, sendo uma delas a da NASA no canal do YouTube da agência espacial norte-americana. A transmissão irá começar às 23h30.

Outra transmissão irá acontecer no site Time and Date também no Youtube, mas ela irá começar mais cedo, às 22h30. E o Gravity Discovery Centre & Observatory, da Austrália, também irá acompanhar todo o eclipse híbrido e mostrá-lo no YouTube a partir das 23h. Todos esses horários são o de Brasília.

Fenômeno

Olhar digital

A magia de um eclipse é inegável. Por isso que quando um novo ano começa as pessoas querem saber qual será o calendário astronômico. E claro que por eles acontecerem há tempos existem os eclipses mais famosos. Alguns exemplos são:

1 – Crucificação de Jesus Cristo (29 ou 33 d.C)

A crucificação já é um evento bastante famoso entre os cristãos. Mas além desse fato, no mesmo dia, de acordo com os evangelhos cristãos, o céu ficou escuro por horas. O que dá a entender que aconteceu um eclipse. Sabendo disso, historiadores tentaram datar a morte de Jesus Cristo. Segundo alguns, ela aconteceu em 29 d.C. quando houve um eclipse total de dois minutos. Já outros dizem que foi em 33 d.C. quando o evento durou quatro minutos.

2 – Nascimento de Maomé (569 d.C)

No caso de Maomé, o Alcorão diz que antes do nascimento do profeta aconteceu um eclipse. Com isso, os historiadores relacionaram isso com o fenômeno que aconteceu em 569 d.C. que durou três minutos e 17 segundos.

Além desse eclipse no nascimento de Maomé, quando seu filho Ibrahim morreu, o sol também desapareceu do céu durante um minuto e 40 segundos. Segundo os textos islâmicos, os muçulmanos acreditavam que isso teria sido proclamado por Maomé e não como uma consequência da vida ou morte de uma pessoa.

3 – Eclipse de Einstein (1919)

Nesse ano, o fenômeno durou impressionantes seis minutos e 51 segundos, o que para os físicos foi um grande marco na ciência. Nesse tempo, eles conseguiram medir a curvatura das estrelas à medida que elas passavam perto do sol. Esse dados acabaram confirmando a teoria da relatividade geral de Albert Einstein. De acordo com ela, a gravidade é uma curvatura do espaço-tempo.

4 – Eclipse total no Brasil (1991)

Nesse dia, às 17h35 o sol ainda estava bastante coberto pela lua e o fenômeno já estava acontecendo por quase 40 minutos. E por conta do movimento do sol e da mudança da sombra da lua sobre a superfície da Terra, os brasileiros de diferentes lugares acompanharam o eclipse em diferentes horários.

Fonte: Canaltech, Olhar digital

Imagens: YouTube, Canaltech,Olhar digital

Serviço Secreto da Casa Branca mobiliza um bebê que ‘invadiu’ o lugar

Artigo anterior

Acrobata morre após cair durante apresentação com o marido na China

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido