Curiosidades

NASA registra eclipse da lua “em forma de batata” de Marte

0

As pessoas são fascinadas com o quarto planeta do Sistema Solar desde que o descobriram. Marte, depois do nosso, é o mais popular, e isso ocorre por vários motivos.

Por ser um grande mistério, Marte se tornou um dos objetos principais de estudo. Tanto que as pesquisas foram ficando mais intensas e os robôs enviados para lá nos dão informações e imagens cheias de detalhes. Dessa forma, as descobertas a respeito do Planeta Vermelho não param.

A mais recente, feita pelo rover Perseverance, da NASA, foi o registro de imagens de Phobos, a lua em forma de batata de Marte passando pelo sol. De acordo com a NASA, “essas observações podem ajudar os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como sua gravidade puxa a superfície marciana, moldando a crosta e o manto do Planeta Vermelho.”

Avistamento

Esse eclipse aconteceu no dia dois de abril e durou um pouco mais de 40 segundos. Esse tempo é bem mais curto se comparado a um eclipse solar envolvendo a lua da Terra. Isso acontece porque Phobos é aproximadamente 157 vezes menor do que o nosso satélite natural.

O registro desse fenômeno foi possível porque, como a própria NASA explica, a câmera Mastcam-Z do Perseverance tem um filtro solar que atua como um óculos de sol para diminuir a intensidade da luz do fenômeno.

“Você pode ver detalhes na forma da sombra de Phobos, como cristas e saliências na paisagem da lua”, disse Mark Lemmon, astrônomo que orquestrou a maioria das observações de Phobos por Marte.

Além do mais, conforme a lua vai circundando Marte, ela deforma de maneira leve as rochas tanto na crosta como no manto do planeta por conta da força da sua gravidade. Então, através disso, os geofísicos irão poder entender melhor o interior de Marte. Trata-se de um fator muito importante, já que Phobos está se aproximando da superfície de Marte e está condenada a colidir com ele em dezenas de milhões de anos.

Observações

O Perseverance foi enviado na maior missão da NASA para Marte e desde que pousou no planeta ele tem feito registros e descobertas incríveis. O rover pousou em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021, depois de um mergulho insondável e rápido na atmosfera marciana seguido de uma desaceleração rápida por conta de um skycrane que nunca tinha sido usado anteriormente. Foi esse skycrane que guiou o rover pelos 20 metros restantes até chegar na superfície usando cabos. Junto com ele, também pousou o helicóptero Ingenuity.

Dentre as descobertas incríveis feitas pelo rover, uma delas, que a agência divulgou ano passado, foram imagens de Marte capturadas pelo Perseverance.

O vídeo interativo também foi feito através do sistema de câmeras Mastcam-Z e mostra um panorama de 360° da região de Marte chamada de “Van Zyl Overlook”. Esse foi o local onde o rover ficou estacionado durante 13 dias enquanto o helicóptero Ingenuity fazia os seus primeiros voos.

Rover

SAPO Brasil

O Perseverance tem 19 câmeras acopladas nele, o que é a maior quantidade em um único veículo já enviado em uma missão espacial. Além disso, o rover entrou para a história como sendo o primeiro equipamento a registrar sons de outro aparelho produzido na Terra em outro planeta.

Esse feito aconteceu no dia 30 de abril de 2021 durante um voo do Ingenuity. Um microfone incluído com a SuperCam a bordo do Perseverance conseguiu capturar um zumbido das pás e o barulho do vento.

O Perseverance é o quinto rover a pousar em Marte. Todos os outros quatro também eram da NASA. A missão atual vai durar um pouco mais de dois anos e tem o objetivo de buscar sinais de vida no planeta e também trazer sedimentos do solo de Marte de volta para a Terra para serem estudados por pesquisadores.

Fonte: R7, CNN

Imagens: Twitter, YouTube, SAPO Brasil

Idoso com demência faz amizade com crianças da sua vizinhança

Matéria anterior

Casal inova e faz chá revelação no aeroporto de Brasília

Próxima matéria

Comentários

Comentários não são permitidos