Curiosidades

Efeito Dunning-Kruger: quando uma pessoa incompetente se acha inteligente

0

Muitas pessoa nunca ouviram falar do fenômeno conhecido como Efeito Dunning-Kruger, mas se souberem um pouco dele é bem provável que conheçam alguém com essas características. Dentre elas estão o excesso de confiança, falta de reconhecimento de seus próprios erros ou de reconhecer a habilidade e experiência genuínas de outras pessoas, superestimação dos próprios níveis de habilidade, supervalorização da própria confiança a ponto de preferir fingir ser inteligente ou habilidosa do que arriscar parecer inadequada e perder o prestígio.

O conceito sobre esse efeito foi elaborado em 1999 pelos psicólogos David Dunning e Justin Kruger, da Universidade de Cornell, em uma pesquisa feita por eles. Ele surgiu depois que os psicólogos testaram um grupo de participantes em sua lógica, gramática e senso de humor. Como resultado, eles viram que as pessoas que tiveram um desempenho no quartil inferior classificaram as suas próprias habilidades bem acima da média.

De acordo com os autores do estudo, isso aconteceu por conta de um problema de metacognição, que é a capacidade de uma pessoa analisar os próprios pensamentos ou desempenho.

“Aqueles com conhecimento limitado em um domínio sofrem um fardo duplo: não apenas chegam a conclusões equivocadas e cometem erros lamentáveis, como também sua incompetência lhes rouba a capacidade de realização das tarefas”, escreveram eles.

Efeito

UOL

Um exemplo de como o Efeito Dunning-Kruger funciona é imaginar um grupo de amigos que decide aprender uma coisa nova, como inglês. Em poucos dias, alguns conseguem falar de 10 a 15 frases e um amigo fica desapontado com seu próprio desempenho porque ele pensa que deveria conseguir falar mais do que isso. Além disso, na visão dele, a língua é muito simples e ter um domínio bom dela faz com que ele pense que é simples para todos e por conta disso ele deveria ter aprendido mais.

Contudo, nesse mesmo grupo, uma pessoa conseguiu aprender somente algumas palavras e ficou surpreso com seu progresso. E ele não tem o conhecimento ou as habilidades para saber o que ele está dizendo ou se está usando as palavras corretamente. No entanto, mesmo ele tendo sido o que menos aprendeu em seu grupo de amigos, sua falta de conhecimento o impede de entender os próprios erros. E sua falta de acesso à comparação faz com ele superestime sua capacidade.

Por conta disso, a ignorância dele sobre quão longe seus outros amigos chegaram faz com que ele pense que está se destacando, quando na realidade ele está aprendendo em uma velocidade abaixo da média.

O que causa na pessoa

Very well

De acordo com o Psychology Today, esse efeito pode acontecer porque ter uma pequena quantidade de conhecimento em determinada área na qual não se conhecia nada antes pode fazer com que as pessoas subitamente se sintam especialistas.

Outro fator que influência nessa tendência é que uma pessoa se destacar em alguma coisa considerada desafiador para ela mesma pode alcançar a crença de que isso é onde estão suas habilidades e talentos.

Por conta disso o efeito provoca um desapontamento na pessoa com relação aquelas à sua volta quando seus auto-reconhecidos “talentos” não são percebidos pelos outros. Então não é impensável que essa pessoa acredite que mereça tanto ser promovida no trabalho, por exemplo, e que quando isso não acontece ela fique indignada.

Segundo o estudo dos psicólogos, as pessoas incompetentes não demonstram apenas um baixo desempenho, mas também são incapazes de avaliar e reconhecer de forma precisa a qualidade do seu próprio trabalho.

Efeito Dunning-Kruger no cotidiano

Bússola do empreendedor

No dia a dia esse efeito é visto naquelas pessoas, que são as mais desinformadas, mas que são as mais confiantes. Esse tipo de gente se mostra mais resistente a ser ensinado e carrega uma ignorância extrema justamente por esse motivo. Por conta disso, é comum que esse tipo de pessoa seja mais suscetível a compartilhar informações falsas.

Ou seja, esse efeito não se mostra na falta de informação, mas sim na abundância de desinformação. Isso porque, quando uma pessoa não sabe nada, a informação errada é o que a leva a pensar que ela sabe de tudo.

Fonte: Science Alert

Imagens: Bussola do empreendedor, UOL, Very well

Quantos anos o atores de Chaves tinham quando gravaram o seriado?

Artigo anterior

Algum dia vamos morar em prédios do tamanho de cidades?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido