Gêmeos sempre geram uma curiosidade por si só nas pessoas. Eles podem ser univitelinos ou bivitelinos. Os univitelinos se desenvolvem a partir de um mesmo óvulo, que foi fecundado por um único espermatozoide. Portanto, eles serão gêmeos idênticos. Se forem bivitelinos, quer dizer que dois óvulos diferentes foram fecundados por dois espermatozoides diferentes. Ou seja, eles vão ser parecidos como outros irmãos que se parecem, mas que não são gêmeos, só que não serão idênticos.
Claro que uma futura mãe de gêmeos também tem que estar preparada para a chegada dos filhos. Mas algumas coisas podem parecer tão impossíveis que surpreendem a todos, como nesse caso bastante raro em que uma adolescente portuguesa, na cidade de Mineiros, deu à luz a gêmeos, mas cada um deles é de um pai.
Gêmeos de pais diferentes
Quando o teste de DNA mostrou que somente um dos gêmeos era filho do homem que a mãe de 19 anos, que não quis ser identificada, pensava que era o pai, ela ficou chocada.
Com isso, a jovem lembrou que no mesmo dia ela teve relações sexuais com outro homem e então entrou em contato com ele. Quando ele fez o teste de DNA também deu positivo.
Os resultados espantaram a mãe dos gêmeos, ainda mais por conta de seus filhos serem bem parecidos um com o outro. O acreditado é que em toda a história médica do mundo, esse seja o 20° caso registrado de superfecundação heteroparental.
Curiosamente, foi dito que mesmo com os pais sendo diferentes, somente um dos pais será registrado na certidão de nascimento dos gêmeos. Nesse ponto, a mãe elogiou o homem que se prontificou em cuidar dos dois filhos e ajudar a família toda.
Como é possível
Para muitas pessoas isso pode parecer estranho, e até meio impossível de acontecer. Contudo, Tulio Jorge Franco, especialista no assunto, explicou como isso é possível. De acordo com ele, a superfecundação heteroparental acontece no momento em que dois óvulos da mãe são fertilizados por homens diferentes.
Com isso, mesmo que os gêmeos tenham o mesmo material genético da mãe, eles são desenvolvidos em placentas separadas. Por isso que, de acordo com o especialista, esse tipo de gestação é extremamente raro, acontecendo uma em um milhão. Felizmente, a gestação dessa jovem mãe foi tranquila e os gêmeos nasceram saudáveis e sem nenhum problema de saúde.
Pais gêmeos
Nesse caso, os gêmeos são de pais diferentes. E quando dois casais de gêmeos se casam e cada um deles tem seu filho, os filhos serão irmãos ou primos? Essa dúvida surgiu quando as gêmeas idênticas, Brittany e Briana, se casaram com dois irmãos gêmeos idênticos, Josh e Jeremy.
Por mais que os meninos sejam parecidos, essa realidade não é uma coisa tão comum, mesmo quando os pais são gêmeos idênticos. Até porque, seria como um sorteio de uma jarra cheia de bolas de gude, em que o filho fica com metade do DNA da sua mãe e metade do seu pai. Além disso, os primos não herdam sua genética da mesma jarra, ainda que nesse caso os filhos dos dois conjuntos de pais estariam sendo sorteados de duas jarras separadas, porém idênticas.
Os meninos, Jett e Jax, têm somente alguns meses de diferença. Portanto, é bem provável que eles se pareçam um com o outro por todas as fases da vida. Mas eles realmente são gêmeos?
A resposta dessa pergunta não é uma coisa tão simples. Isso porque, do ponto de vista genético, os filhos têm as mesmas cargas genéticas. Isso significa que se os tios fizessem um exame de DNA com o sobrinho o resultado seria positivo, da mesma forma que com o seu próprio filho. Por conta disso, esses meninos podem ser considerados “irmãos genéticos”.
As próprias gêmeas compartilharam em sua rede social que os filhos são “gêmeos quaternários”. Essa definição foi um outro ponto que chamou a atenção das pessoas. Ela é usada quando as crianças têm os pais e as mães sendo gêmeos idênticos, mas não está relacionada com o fato de os bebês serem fisicamente parecidos.
“Suas mães e pais são gêmeos idênticos. Ambos os casais tiveram filhos e o mesmo DNA exato criou ambos. Gêmeos idênticos compartilham o mesmo DNA e ambos os casais são idênticos”, publicaram as gêmeas em sua rede social.
Nesse caso, para que os primos fossem considerados irmãos gêmeos eles teriam que ter nascido da mesma gestação. O que confirma que, realmente, mesmo parecidos, eles são primos, não irmãos.
Fonte: Mistérios do mundo, Razões para acreditar
Imagens: Instagram , Pragmatismo político, Pais & filhos