Ciência e Tecnologia

Empresa vai excluir milhões de contas do Google

0

As contas do Google inativas serão excluídas, e milhões de usuários se mobilizam para salvar seus conteúdos salvos.

Nesta terça-feira (16), a empresa anunciou que começará a excluir contas inativas por mais de dois anos.

A nova política entrará em vigor em dezembro de 2023 e abrangerá e-mails, perfil do Google, conteúdo do Gmail, Docs, Drive, Meet e Agenda, bem como informações do YouTube e Google Fotos.

Anteriormente, cada produto tinha suas próprias políticas e prazos para lidar com contas inativas. Por exemplo, o Gmail e o Fotos já estabeleciam um prazo de dois anos. Com a mudança, esses prazos serão unificados.

A exclusão das contas do Google inativas ocorrerá em fases, a partir de dezembro de 2023. As contas criadas e nunca utilizadas serão as primeiras a serem excluídas.

O Google enviará vários e-mails com meses de antecedência, tanto para o endereço da conta quanto para o endereço de recuperação, informando sobre a exclusão iminente.

Como manter as contas do Google ativas

Via Tecnoblog

O Google também forneceu detalhes sobre o critério para determinar o que constitui uma conta ativa.

De acordo com o comunicado à imprensa, recomenda-se entrar pelo menos uma vez a cada dois anos na conta. Além disso, o Google considera as seguintes atividades como indicação de uma conta ativa.

Ler ou enviar um e-mail é o principal, mas também utilizar os serviços, como Google Drive ou Fotos.

Ainda, assistir a um vídeo no YouTube ou baixar um aplicativo na Google Play Store ajuda a manter as contas na atividade.

Mesmo usar a busca do Google logada na conta faz com que ela fique ativa e funcionando. O mesmo vale para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros utilizando o botão especial.

Embora haja essa unificação de prazos, é importante observar que o Google Fotos precisa ser acessado de forma independente para ser considerado como uma atividade que mantém a conta ativa.

Portanto, é recomendado acessar o Google Fotos separadamente para garantir a continuidade da conta.

O que acontece com sua conta inativa?

No comunicado, o Google também destaca a disponibilidade de um recurso chamado “Seu Legado Digital”. Esse recurso permite aos usuários definir o que acontecerá com sua conta caso ela fique inativa por períodos de três, seis, 12 ou 18 meses. Essa funcionalidade pode ser especialmente relevante em caso de falecimento.

Dentre as opções disponíveis, os usuários podem escolher enviar arquivos específicos para contatos confiáveis, ativar uma resposta automática no Gmail ou até mesmo excluir completamente a conta.

É importante ressaltar que outros serviços populares, como Facebook, Instagram, Outlook e Apple ID, também oferecem recursos semelhantes para lidar com contas de pessoas falecidas.

Via Globo

Proteger contas

De acordo com a empresa, a nova política de excluir contas do Google tem como objetivo proteger os dados pessoais armazenados em contas abandonadas.

A empresa ressalta que essas contas podem se tornar alvo de agentes mal-intencionados, que podem utilizar essas informações para atividades como roubo de identidade e disseminação de spam.

Além disso, o Google tem adotado medidas para remover dados dos usuários.

Por exemplo, o Google Drive implementou a limpeza automática da lixeira. Da mesma forma, o Google Fotos encerrou a opção de armazenamento ilimitado em 2021, como parte dos esforços para gerenciar e otimizar o espaço de armazenamento dos usuários.

Dessa forma, não irá afetar pessoas que utilizam os serviços com frequência, mas visa proteger os usuários e a própria empresa de ataques a inativos.

Por isso, se não deseja perder arquivos importantes, reveja seu login e entra na conta antes do fim do ano!

 

Fonte: Tecnoblog

Imagens: Tecnoblog, Globo

É hora de se despedir dos galões de água, esta é a opção que os substituirá em breve

Artigo anterior

Especialista mostra quais são os 5 traços mais comuns em relacionamentos duradouros

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido