Com o avanço da tecnologia cada vez mais rápido e melhorando tantos aspectos da vida, muitas vezes é difícil se lembrar de como era a vida sem aquilo. Por exemplo, o Google já é tão presente na vida de todas as pessoas que parece que esteve sempre lá.
Para quem nasceu mais recentemente isso pode até ser verdade, mas o buscador mais usado do mundo nem sempre existiu, e quando começou fez uma verdadeira revolução na forma como as pessoas obtêm informações.
O Google surgiu em 1997 e desde então ele foi tornando mais fácil conseguir informações. Esse buscador com uma interface simples e intuitiva tinha a tecnologia PageRank, que mostrava os links mais relevantes para as pessoas como os resultados das pesquisas que elas faziam.
Foi essa tecnologia que fez com que ele tivesse melhores resultados do que seus concorrentes da época, como o Yahoo! e o Cadê?. Isso porque eles tinham uma tecnologia de busca bem limitada e não apresentavam os seus resultados atualizados de uma maneira tão eficaz.
Além das buscas, o Google também fez uma revolução na maneira de ganhar dinheiro na internet, porque, ao invés de gerar links de publicidade aleatórios, ele separou os resultados orgânicos dos anúncios e depois disponibilizou o Google Ads que mostra os links de acordo com o valor pago pelo anunciante. Com isso, as empresas conseguiram lucrar com seus negócios através da internet.
Com o passar do tempo, a empresa foi fazendo o seu próprio ecossistema com várias ferramentas para ajudar nas tarefas do cotidiano, como por exemplo, o Gmail, o Google Tradutor, e os aplicativos com Documentos, Planilhas e Apresentações.
Antes do Google
No entanto, como dito, o Google não existe desde sempre. Então, antes da sua invenção as pessoas ainda precisavam pesquisar e saber das coisas. Mas como isso era feito?
Pesquisas
Antes do Google, buscar informações requeria bastante tempo e esforço. Essas buscas eram feitas em enciclopédias, jornais e revistas. Além disso, dependendo do caso, as pessoas precisavam sair de suas casas para ir a locais como bibliotecas, bancas de revistas e jornais e livrarias para conseguir a informação que precisava.
Concorrentes limitados
Logo que a internet começou a se popularizar, outros buscadores também surgiram, como o Yahoo! e o Cadê?. No entanto, eles indexavam páginas de uma maneira limitada. Tanto é que funcionavam somente como um diretório dos sites que tinham que ser catalogados de forma manual.
Mapa impresso
O Google não revolucionou somente a forma de obter informações. Ele também fez uma revolução em como as pessoas se locomovem e chegam a determinado local com o Google Maps. Contudo, antes dele existir as pessoas perguntavam às outras na rua, ou usavam mapas impressos para viajarem.
Outra ferramenta mais recente usada era o GPS para os veículos que mostrava as rotas a serem feitas. Ele usava satélites para mostrar o caminho, mas era bem atrasado e impreciso.
Páginas amarelas e agenda
Outra comodidade moderna é salvar e procurar contatos telefônicos. No entanto, antes do Google, a única maneira de salvar o contato de uma pessoa era anotar em um papel ou em uma agenda.
Além disso, quando alguém queria saber o telefone de algum estabelecimento, o comum era consultar as páginas amarelas, que era uma grande lista telefônica com as informações de várias pessoas e empresas.
Compras
Antes do Google não era possível fazer compras em lojas direto de casa, muito menos de lugares distantes. As pessoas tinham que se contentar com os comércios da sua cidade.
Claro que o Google não acabou com o comércio físico, mas ele também ajuda as pessoas que querem ir até esses locais mostrando o seu horário de funcionamento, disponibilidade de produtos e várias informações relevantes.
Marketing sem pensar
No começo da internet, os sites e buscadores mostravam banners e pop-ups que invadiam a tela de forma aleatória e que não tinham nada a ver com o que a pessoa que estava navegando gostava ou se interessava.
Com o Google e as ferramentas de publicidade, como o Google Ads, as empresas começaram a anunciar realmente para quem seria um possível cliente.
Fonte: Canaltech
Imagens: Canaltech
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