Curiosidades

Entenda o que é sapiossexual e por que está causando tanta polêmica na internet

0

Você sabe o que é ser sapiossexual? Essa identificação está ganhando força nos movimentos online, mas ainda está causando certas polêmicas entre os internautas e estudiosos.

Isso porque a classificação dessa identidade pode estar sendo confundida com outras causas de orientação de gênero, além das dúvidas sobre como se comportam as pessoas desse grupo.

Então, se você ainda não sabe o que é sapiossexualidade, vale a pena conferir algumas informações sobre essa forma de identificação.

O que é sapiossexual?

De acordo com psicólogos, ser sapiossexual significa sentir atração física, emocional e sexual pela inteligência. Na prática, uma pessoa que se identifica como sapiossexual irá valorizar essa característica acima de qualquer atributo físico, estético ou social.

No entanto, em vez de ser apenas uma preferência individual de envolvimento, como tantas outras características, essa orientação limita o indivíduo em seus relacionamentos, podendo levar ao desinteresse ou impossibilidade de envolvimento caso não valide a inteligência do outro.

Alguns psicólogos explicam essa preferência conforme a teoria da evolução da espécie, uma vez que a inteligência leva à capacidade de sobrevivência, desenvolve melhores habilidades cognitivas e a promove a capacidade de resolver problemas mais facilmente. Isso gera sensações de segurança para o indivíduo, além de admiração que, consequentemente, leva a um desejo sexual.

Essa palavra é uma adição recente no espectro das sexualidades. O primeiro uso ocorreu em torno de 2004, mas somente agora voltou a ganhar visibilidade.

Características do sapiossexual

Uma pessoa sapiossexual irá apresentar algumas características específicas de comportamento e entendimento, o que ajuda outros grupos a se identificarem dessa forma também.

Por exemplo, o principal critério de atração é a inteligência, acima de estética, comportamento ou habilidades. Muitas pessoas possuem preferências para se relacionar, desde hábitos até determinada aparência. No entanto, isso não é fator para o sapiossexual, que se concentra apenas na inteligência.

Com isso, é levado a sentir atração, tanto sexual quanto romântica, por pessoas que atendem aos seus critérios. No dia a dia, isso precisa ser instigado por meio de conversas e trocas intelectuais que satisfaçam e alimentem a admiração do indivíduo pelo outro.

Via Freepik

Algumas das habilidades mais consideradas envolvem educação lúdica, comunicação correta, gostos eruditos e alta posição acadêmica. Além disso, similaridade nos entendimentos culturais também promove a atração sexual.

O sapiossexual também costuma apresentar uma maior inteligência emocional em seus relacionamentos, por conta da maturidade envolvida. Trata-se da capacidade de saber resolver problemas e entender os sentimentos do outro.

Polêmica do sapiossexual

Por outro lado, embora o conceito pareça simples, a existência da sapiossexualidade parece ter levantado algumas polêmicas nas comunidades de estudo sexual.

Isso porque o grupo tende a se apresentar como parte da comunidade LGBTQIA+, quando, na verdade, não se trata de uma preferência de gênero. Afinal, o sapiossexual pode ser hétero, homossexual ou bissexual, por exemplo.

O que muda seriam as características que restringem sua atração por outra pessoa, como ocorre na demissexualidade, em que é preciso existir um vínculo emocional e afetivo antes do sexual.

Por esse motivo, a comunidade queer ainda debate sobre a inclusão do sapiossexual nas suas definições.

Além disso, muitas pessoas acham a identificação capacitista e classisista. Afinal, estaria excluindo pessoas com dificuldades de aprendizagem, sem condições de ensino e neurodiversidade, por exemplo. Nesse caso, elas não seriam “alvos de desejo” pela falta de relativa inteligência para esses grupos.

Psicólogos debatem se os argumentos são válidos nesse caso. A definição do sapiossexual acaba por privilegiar indivíduos com intelecto mais tradicional e que tenham uma condição social mais elevada, pois isso contribui para sua formação acadêmica e erudita.

Via Freepik

Assim, pessoas que não detenham essa capacidade de desenvolvimento são excluídas como objetos de afeto e desejo por parte do grupo.

Ainda existe a discussão sobre qual inteligência seria considerada por parte do sapiossexual, uma vez que se trata de um conceito subjetivo. Afinal, pessoas com espectro de alinhamento político esquerdo podem apreciar indivíduos dessa mesma teoria, por exemplo.

A admiração intelectual depende unicamente dos entendimentos do indivíduo, o que torna mais difícil classificar esse tipo de orientação.

Por esse motivo, o sapiossexual ainda é um grupo que está em debate, e é importante esclarecer seus conceitos para incluir mais pessoas na discussão.

 

Fonte: StarInsider

Imagens: StarInsider, Freepik, Freepik

‘Avatar: O Caminho da Água’ alcança segunda maior bilheteria de estreia de 2022

Previous article

Jesus Cristo: 11 relíquias incríveis que contam sua história

Next article

Comments

Comments are closed.