História

Jesus Cristo: 11 relíquias incríveis que contam sua história

0

A fé é algo incrível e, para alguns, algo sagrado, e isso apenas se reforça quando falamos sobre as relíquias de Jesus Cristo. Esse homem, que é o Messias para tantas pessoas, teve sua vida narrada em milhões de contos, livros e objetos sagrados que ilustram sua história.

Por isso, milhões de pessoas todos os anos se reúnem nos principais locais de descoberta de itens que, de alguma forma, fizeram parte da sua trajetória pelo mundo.

Embora relíquia seja algo associado a um santo ou pessoa de importância em primeira classe, as relíquias de Jesus Cristo se estendem, pela sua relevância histórica e espiritual.

Por exemplo, a história considera, nessa categoria, ossos ou dentes do corpo de um santo. No entanto, os objetos dessa figura histórica, que estiveram, de alguma forma, associados à sua vivência, também são considerados.

Embora não seja possível confirmar a autenticidade integral e completa de todos os achados, anos de estudo e pesquisa indicam que elas se aproximaram, de fato, dos itens que fizeram parte da vida de Jesus Cristo de Nazaré.

Confira 11 relíquias e onde elas estão localizadas atualmente.

11 relíquias de Jesus Cristo para conhecer

1. Fragmentos da cruz verdadeira

Via Wikimedia

Acredita-se que existem fragmentos da cruz verdadeira de Jesus Cristo em diversas igrejas ao redor do mundo.

Seu material se assemelha ao que seria esperado na época, e são guardadas como relíquias santas. Grande parte dos itens estão em regiões da Europa.

2. Prego Sagrado

Enquanto isso, outra parte das relíquias de Jesus Cristo também é o prego sagrado, usado na crucificação de Jesus.

Segundo as escrituras, esse objeto teria sido responsável pela morte do santo ao ser posto em seus pés e mãos. Um dos pregos que acredita-se ter sido usado está na Catedral de Bamberg, Alemanha.

3. O Santo Cálice

Via UOL

Uma das principais relíquias de Jesus Cristo que fiéis e seguidores procuram é o Santo Cálice, que protagonizou uma das principais cenas do rito católico, usado para simbolizar o vinho e o sangue da Eucaristia.

Atualmente, a versão que se acredita ser verdadeira é mantida na catedral de Valência, Espanha.

4. Túnica de Jesus

Via Churchpop

Além disso, a túnica de Jesus Cristo, que teria sido jogada fora durante a sua crucificação, também é mantida na Europa.

A roupa é parte importante do rito narrado, e está sendo preservada na Catedral de Trier, Alemanha.

5. A lança sagrada

A lança sagrada é a arma que perfurou o peito de Jesus Cristo quando ele estava na cruz, também uma relíquia da sua condenação.

Existem diversos mitos e histórias sobre o paradeiro da lança, mas fiéis e historiadores acreditam que ela faz parte do Tesouro Imperial, em Viena, Áustria.

6. Os presentes dos Reis Magos

Via Churchpop

Enquanto isso, outras relíquias de Jesus Cristo também incluem objetos importantes da sua vida e infância, como os presentes dos Reis Magos.

Os recipientes de ouro, incenso e mirra estão no mosteiro de São Paulo, no Monte Athos, na Grécia.

7. A Coroa de espinhos

A famosa coroa de espinhos da crucificação e paixão de Cristo também se mantém em preservação na Europa.

Atualmente, é possível encontrá-la na catedral de Notre Dame em Paris, França.

8. A Coluna da Flagelação

A princípio, muitas pessoas têm dúvidas se a coluna da flagelação é, de fato, uma das relíquias de Jesus Cristo. Trata-se do local da sua amarração no momento do açoite, durante a paixão.

Caso seja o mesmo local, ele está mantido na Basílica de Santa Praxedes, em Roma, Itália.

9. Um frasco do Santo Sangue de Jesus

Via Churchpop

Além disso, uma das relíquias mais controversas seria um frasco do sangue de Jesus Cristo, que se localiza na Basílica do Sangue Sagrado em Bruges, Bélgica.

No caso deste achado, muitos historiados colocam em xeque por não ter sido utilizado em exames de DNA, por exemplo. Entretanto, para os fiéis, a relíquia é verdadeira, e recebe milhões de visitantes todos os anos.

10. O Título da Cruz

Outra das relíquias de Jesus Cristo é o Título da Cruz. Esta é a placa que ficou sobre a sua cruz com os inscritos “rei dos judeus”.

No momento, ela está na Basílica da Santa Cruz de Jerusalém, em Roma, Itália.

11. O Sudário de Turim ou Santo Sudário

Via Churchpop

Por fim, mais uma relíquia que acredita-se ter sido encontrada é o sudário de Turim. Esse é o tecido que cobriu o corpo de Cristo no sepulcro.

Três dias depois, o pano é encontrado para comprovar a sua ressurreição. Atualmente, sua localização é a Catedral de São João Batista em Turim, Itália.

Não existem muitas maneiras de comprovar que as relíquias de Jesus Cristo pertencem, de fato, a ele. No entanto, a fé é algo inexplicável, e os fiéis se atêm a isso para seguir sua religião e adoração mundo afora.

 

Fonte: Churchpop

Imagens: Wikimedia, UOL, Churchpop

Entenda o que é sapiossexual e por que está causando tanta polêmica na internet

Artigo anterior

Como funciona a tecnologia que mudou a Copa do Mundo?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido