Curiosidades

Essa biblioteca do Rio está entre as mais bonitas do mundo

0

Cada pessoa tem o seu passatempo preferido. Alguns gostam de passar horas em frente à TV assistindo uma boa série. Outros optam por filmes de vários gêneros, músicas ou, é claro, bons livros. E para aqueles que gostam de ler, uma biblioteca pode ser um verdadeiro parque de diversões. Melhor ainda quando ela é esteticamente bonita.

O hábito da leitura e sua paixão por ele é bem antigo. Tanto é que, no dia 14 de maio de 1837, 186 anos atrás, 43 imigrantes portugueses que estavam no Rio de Janeiro se uniram para construir uma biblioteca conjunta com o objetivo de ampliar o conhecimento deles.

A biblioteca em questão é a chamada “Real Gabinete Português de Leitura”, e a maior parte dos seus fundadores eram comerciantes, sendo alguns deles até perseguidos pelo governo absolutista de Portugal.

O grupo se inspirou em iniciativas parecidas vistas na França e decidiram criar um gabinete de leitura como uma forma de celebrar os 300 anos da morte de Luís de Camões, o grande poeta português, em 1880. Nesse ano, Dom Pedro II lançou a primeira pedra do edifício.

O projeto foi feito por Rafael da Silva Castro, arquiteto também de Portugal. A inauguração aconteceu em 1887 e quem a fez foi a princesa Isabel. Em 1900, 13 anos depois, o que era um gabinete de leitura se transformou em uma biblioteca pública para os cariocas.

Desde sua transformação, várias pessoas vão até o Real Gabinete Português de Leitura por conta da sua coleção extremamente vasta e cheia de livros raros. Mas é claro que sua arquitetura no estilo neomanuelino também é um grande atrativo.

Biblioteca

Aventuras na história

Em 2021, um ranking com as bibliotecas mais bonitas do mundo foi feito pela agência de viagens virtual Civitatis. Claro que a do Rio de Janeiro apareceu entre as dez mais bonitas, ao lado de construções em Dublin e Nova York. As eleitas pelo site foram:

Biblioteca do Trinity College, Dublin

Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro

Biblioteca do mosteiro de Admont, na Áustria

Biblioteca da Universidade de Salamanca, Espanha

Biblioteca pública de Nova York, Nova York

Biblioteca Palafoxiana de Puebla, México

Biblioteca George Peabody de Baltimore

Biblioteca pública de Stuttgart

Biblioteca Nacional da Áustria

Biblioteca Joanina de Coimbra, Portugal

Acervo

Aventuras na história

De acordo com o G1, o acervo dessa biblioteca é o maior e mais valioso com obras de autores portugueses fora de Portugal. Ao todo existem 350 mil livros no Real Gabinete Português de Leitura. Dentre eles estão volumes raros, como por exemplo, a primeira edição de “Os Lusíadas” de Luís de Camões.

Além dele, no acervo da biblioteca também existem as primeiras edições e até manuscritos de várias obras importantes desde o século XVI até tempos mais recentes. No Real Gabinete Português de Leitura também estão os originais de Machado de Assis.

E não são somente livros que existem nessa biblioteca. Ela também é o lar de uma coleção de cartas de vários escritores. No local também existe uma maquete do monumento a Pedro Alváres Cabral e bustos de escritores, como por exemplo, Eça de Queirós.

Como visitar

Aventuras na história

As pessoas que quiserem ver de perto uma das bibliotecas mais lindas do mundo têm que apenas ir até o Real Gabinete Português de Leitura. Ele fica no Centro do Rio de Janeiro, na rua Luís de Camões, 30.

A biblioteca é aberta ao público todos os dias úteis das 10 horas da manhã até as 17h. O melhor de tudo é que a entrada é gratuita.

Agora, se alguém quiser consultar os livros que existem no acervo é preciso fazer um agendamento por e-mail. E por mais que seja possível fazer essa consulta, os visitantes não podem manusear os livros diretamente.

Fonte: Aventuras na história

Imagens: Aventuras na história

Essa é a cidade brasileira que está entre as cidades “menos amigáveis” do mundo para estrangeiros

Artigo anterior

IA mostra como seria o homem e a mulher “perfeitos”

Próximo artigo