Vivemos, novamente, tempos sombrios diante do vírus Covid-19. O coronavírus está se espalhando rapidamente e já atingiu todos os continentes do planeta. A Organização Mundial da Saúde já decretou uma pandemia. Desde que isso aconteceu, muitas pessoas se perguntaram o que isso significa. Uma pandemia é uma epidemia de alguma doença infecciosa que logo se espalha entre a população localizada em grande região geográfica. Essa pode ser todo um continente ou, pior ainda, todo o planeta Terra. Ao longo da história, a humanidade já teve que lidar com algumas pandemias que deixaram milhares de mortos.

Diante dessa onda do coronavírus, que já matou um grande número de pessoas e colocou cidades inteiras em quarentena, resolvemos trazer essa lista. Nas aulas de história, você já deve ter ouvido falar sobre algumas dessas pandemias. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou para você, caro leitor, algumas das maiores pandemias da história. Aproveite para compartilhar com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco a seguir e surpreenda-se.

Maiores pandemias da história

Gripe Suína (2009)

Publicidade
continue a leitura

Essa aconteceu "recentemente" e assustou o mundo inteiro. Ela foi, na verdade, a mais recente de todas e foi causada pela A (H1N1), mais conhecida como gripe suína, em 2009. Acredita-se que esse vírus tenha vindo do porco e de aves. O primeiro caso dessa doença foi registrado no México. A Organização Mundial da Saúde elevou o status da doença, em junho de 2009, quando contabilizou 36 mil casos em 75 países. No total, 187 países registraram casos. Quase 300 mil pessoas morreram com a doença e o fim da pandemia só foi decretado, em 2010.

Gripe de Hong Kong (1968 - 1969)

A Gripe de Hong Kong (H3N2) foi extremamente mortal. A Organização Mundial de Saúde estima que a mesma tenha matado 1 milhão de pessoas entre 1968 e 1969. Essa foi a terceira pandemia do século XX. Provavelmente, esse vírus tenha evoluído da gripe asiática. O surto começou a ser transmitido por aves.

Publicidade
continue a leitura

Gripe Asiática

A gripe asiática foi outra doença que começou na China. Segundo estudos, ela matou mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, principalmente idosos. A doença chegou nos Estados Unidos pela Califórnia, logo se espalhando pela Europa e atingindo escala global.

Publicidade
continue a leitura

Gripe Espanhola

Mesmo com esse nome, essa que é considerada a mãe de todas as pandemias, teve seus primeiros casos identificados nos Estados Unidos. Os infectados eram soldados do Exército. Acredita-se que essa doença tenha matado entre 50 e 100 milhões de pessoas pelo mundo. 40% de toda a população do mundo foi infectada. O caso foi tão grave que a Primeira Guerra Mundial fez menos vítimas, cerca de 30 milhões de pessoas. Esse vírus era bastante semelhante ao da gripe suína. Foi considerado o "maior holocausto médico da história".

E aí, você já ouviu falar de alguma dessas pandemias? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Publicado em: 16/03/20 15h12