Abril é o mês mundial da Astronomia. E mesmo não tendo um eclipse solar ou lunar para abrilhantar o momento, alguns outros eventos astronômicos estão previstos para o mês. Chuva de meteoros, atravessando o perigeu e o alinhamento de alguns planetas são alguns dos fenômenos aguardados por cientistas e pesquisadores, para aqueles que apreciam admirar e observar o céu.
Alguns destes fenômenos exigirão o uso de telescópios e binóculos para sua observação, mas em outros poderemos desfrutar a olho desses espetáculos proporcionados pelo universo. Anote em sua agenda os dias e horários dos eventos e aproveite!
Para aqueles que possuem um telescópio basta apontarem para o céu para presenciarem Marte próximo ao aglomerado globular M22. Além do planeta vermelho, milhares de estrelas que fazem parte do aglomerado podem encher os olhos dos observadores.
Na madrugada do dia 7 a lua, em fase minguante, juntamente com Marte e Saturno estarão alinhados. A oeste, um pouco mais distante, o asteroide Vesta poderá ser visto utilizando binóculos.
A lua em quarto minguante estará em seu apogeu, ou seja, no ponto mais distante da Terra. Fenômeno contrario ao Perigeu, que é quando ela está em um ponto mais próximo do nosso planeta. Também conhecido como superlua.
No mês de abril, o planeta Vênus estará visível a oeste. Logo após o pôr do sol. Além do brilhante destaque do astro, no começo da noite o aglomerado das Plêiades e a lua crescente farão o seu entardecer mais bonito.
Uma chuva intensa de meteoros, conhecida como Líridas, está prevista para o este dia. O pico da atividade ocorre ao amanhecer, ao norte do horizonte – próximo a estrela brilhante Vega, na constelação Lira. Isso devido ao fato da Terra se aproximar da zona de detritos deixados do cometa Thatcher, e que serão atraídos pela força gravitacional do planeta.
Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários abaixo a sua opinião e não se esqueçam de compartilhar com os amigos.