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Facebook identifica mais de 400 apps que roubam senhas de usuários

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A Meta, responsável pelo Facebook, identificou, neste ano, mais de 400 aplicativos maliciosos para Android e iOS que têm como objetivo roubar informações de login dos usuários do Facebook.

De acordo com informações da Bloomberg, mais de 1 milhão de usuários serão notificados. Já o G1 questionou a Meta para saber se a brecha atinge as contas brasileiras, porém, a empresa afirmou que não tinha mais nada a comentar sobre o assunto, além do que já havia sido divulgado no comunicado.

“Relatamos nossas descobertas à Apple e ao Google e estamos ajudando as pessoas potencialmente impactadas a aprender mais sobre como se manter segura e proteger suas contas”, disse a Meta, em nota divulgada na última sexta-feira (07/10).

Os aplicativos foram listados no Google Play Store e na App Store da Apple. Eles são apresentados como editores de fotos, jogos, serviços VPN, aplicativos de negócios e outros utilitários para enganar as pessoas e baixá-los. 

Veja alguns exemplos que foram citados pelo G1:

  • Editores de fotos: incluem aqueles que declaram permitir que você “se transforme em um desenho animado”;
  • VPNs: os que afirmam aumentar a velocidade de navegação ou que podem conceder acesso a conteúdo ou sites bloqueados;
  • Entre os utilitários de telefone estão aplicativos de lanterna que prometem iluminar a lanterna do seu aparelho;
  • Jogos para celular alegam falsamente gráficos 3D de alta qualidade;
  • Apps de saúde e estilo de vida, como horóscopos e rastreadores de condicionamento físico;
  • Por fim foram apontados aplicativos comerciais ou de gerenciamento de anúncios que afirmam fornecer recursos ocultos, não autorizados ou não encontrados em aplicativos oficiais de plataformas de tecnologia.

Medidas de segurança

Foto: Celso Tavares/ G1/ Reprodução

De acordo com informações do G1, após ter os dados roubados, devem ser seguidas as seguintes medidas de  segurança:

  • Altere e crie uma nova senha forte com letras (maiúsculas e minúsculas), números e caracteres especiais;
  • Não use somente uma senha em aplicativos diferentes;
  • Utilize gerenciador de senhas, para armazenar todas as suas credenciais;
  • Por fim, habilite a autenticação em dois fatores (2FA).

Instagram e Facebook devem exibir ainda mais propagandas

Foto: Nathana Rebouças/ Unsplash

Outro novidade comentada pela Meta é que a empresa deve aumentar a quantidade e os estilos dos anúncios veiculados no Instagram e no Facebook. De acordo com informações do portal Canaltech, a decisão é uma maneira de tentar cobrir a queda na arrecadação da empresa, iniciada no ano passado por causa da política da Apple e que segue em 2022.

A Meta tem investido recursos para trazer novidades que incentivem a chegada de anunciantes, como novos formatos de anúncio para o Reels. Além disso, está sendo mostrada a capacidade de mostrar propagandas na página inicial da guia Explorar e nos feeds de perfil.

Uma das mudanças são os anúncios mais curtos, focados principalmente no Reels para Facebook. Vale destacar que a rede social já possuía propagandas de 30 segundos no formato desde o ano passado, no entanto, a meta agora é atingir um público ainda mais impaciente.

Os anúncios “pós-loop” devem surgir em um momento em que o usuário atualiza a tela do aparelho entre 4 e 10 segundos. Eles serão puláveis e devem ser repetidos caso a pessoa assista ao vídeo original novamente. Porém, é preciso ressaltar que essa é uma estratégia arriscada, já que pode desestimular a visualização de um conteúdo mais uma vez.

Outro teste que será realizado são os anúncios em carrossel de imagens no Facebook Reels. Esses ads serão apresentados em rolagem horizontal que conterão entre 2 e 10 imagens estáticas para atrair a atenção do leitor. Já os gráficos devem ser exibidos na parte inferior do conteúdo, podendo interromper a rolagem da tela.

Fonte: G1, Canaltech

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