Fim da bagunça! 3 truques do Gmail que facilitam sua vida

Se você utiliza serviços de mensagem eletrônica todos os dias, mas se sente perdido ao organizar sua rotina, esses truques do Gmail podem ajudar!

Muitos não sabem que a ferramenta esconde diversos recursos incríveis capazes de aprimorar a experiência de uso na plataforma para diversos usuários.

Desde a organização da caixa de entrada até automações inteligentes, essas funcionalidades podem realmente aumentar a sua produtividade.

E o melhor de tudo é que elas são gratuitas, de modo que todas as pessoas que possuem uma conta podem utilizá-las. No entanto, poucos conhecem esses macetes e ferramentas, limitando-se a usar o Gmail somente como forma de envio de mensagens.

Sendo um dos serviços mais populares do Google, a plataforma reúne bilhões de inscritos, e envia ainda mais contatos diariamente. Além disso, o serviço se conecta com o ecossistema inteiro da empresa, permitindo, por exemplo, disponibilizar horários de trabalho no calendário e formatar respostas automáticas para quando estiver fora do escritório.

Esses e outros truques do Gmail podem facilitar a sua vida, e é relativamente simples começar a usá-los!

3 truques do Gmail para o dia a dia

1. Simplifique a organização com filtros automáticos

Via Pexels

Se você está se sentindo sobrecarregado com uma caixa de entrada cheia, os filtros do Gmail são a solução ideal! Imagine poder organizar suas mensagens automaticamente, poupando muito do seu tempo.

Para isso, basta acessar a barra de pesquisa no topo da página, clicar no ícone de configurações e preencher os campos de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, se você deseja marcar como importantes todas as mensagens enviadas por um usuário específico com a palavra “trabalho”, configure o filtro e veja como ele realiza isso automaticamente.

Essas configurações estão disponíveis todas no menu, e a barra de pesquisa também disponibiliza as alterações na página inicial. Não existem limites para a aplicação dos filtros automáticos, de modo que cada remetente ou grupo de mensagens pode ter sua categoria exclusiva.

2. Programe o envio de seus e-mails

Às vezes, a chave para a produtividade está em agendar suas tarefas. Por isso, um dos truques do Gmail é permitir a programação do envio de e-mails para o momento ideal.

Escreva o e-mail, clique na seta na barra ‘Enviar’, selecione ‘Programar envio’ e defina a data e hora desejadas.

Dessa maneira, você pode adiantar o trabalho e garantir que suas mensagens sejam entregues no momento mais apropriado, mesmo se estiver fora do horário de expediente.

Além disso, é uma boa maneira de organizar eventos futuros, mas sem atropelar as tarefas. Especialmente no ambiente corporativo, é importante ter uma categorização e priorizar determinadas atividades, a fim de cumpri-las. Contudo, lembrar-se de algo importante ou querer adiantar uma mensagem, pode programá-la no seu envio.

Dessa forma, a sua caixa de entrada não ficará cheia de rascunhos, e você não correrá o risco de perder um prazo importante.

Via Pexels

3. Personalize seus marcadores

Por fim, um dos truques do Gmail mais comuns e que conquista os usuários é a personalização dos marcadores na tela inicial.

Afinal, a organização visual é fundamental na caixa de entrada, e os marcadores e as estrelas do Gmail são seus aliados.

Para começar a personalizar, vá até o ícone de engrenagem na caixa de entrada, selecione ‘Ver todas as configurações’. Em seguida, role até ‘Estrelas’ e habilite novas cores e ícones para os rótulos.

Dessa forma, quando receber um novo contato que deseje destacar, mas sem comprometer outras tags, basta escolher um ícone novo e associá-lo ao que desejar. Ícones de exclamação, check, interrogação e aspas estão disponíveis, além de estrelas nas cores amarela, laranja, vermelha, roxa, verde e azul.

Para quem já tem o costume de usar a caixa de entrada e os marcadores padrões, é possível atribuir estrelas amarelas para os importantes, e acompanhar as respostas de algumas sequências.

No entanto, um dos truques do Gmail é, justamente, permitir que o usuário adicione um toque pessoal à sua organização por meio de cores, ícones diferenciados e outras formas de distinção visual.

Além disso, é importante reforçar que os remetentes ou destinatários não saberão dessa definição específica, sendo uma alteração privada, pessoal e que não interfere na comunicação. Trata-se apenas de uma dica para distinguir os e-mails importantes com facilidade.

 

Fonte: Multiverso Notícias

Imagens: Pexels, Pexels

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