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Fim da bagunça! 3 truques do Gmail que facilitam sua vida

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Se você utiliza serviços de mensagem eletrônica todos os dias, mas se sente perdido ao organizar sua rotina, esses truques do Gmail podem ajudar!

Muitos não sabem que a ferramenta esconde diversos recursos incríveis capazes de aprimorar a experiência de uso na plataforma para diversos usuários.

Desde a organização da caixa de entrada até automações inteligentes, essas funcionalidades podem realmente aumentar a sua produtividade.

E o melhor de tudo é que elas são gratuitas, de modo que todas as pessoas que possuem uma conta podem utilizá-las. No entanto, poucos conhecem esses macetes e ferramentas, limitando-se a usar o Gmail somente como forma de envio de mensagens.

Sendo um dos serviços mais populares do Google, a plataforma reúne bilhões de inscritos, e envia ainda mais contatos diariamente. Além disso, o serviço se conecta com o ecossistema inteiro da empresa, permitindo, por exemplo, disponibilizar horários de trabalho no calendário e formatar respostas automáticas para quando estiver fora do escritório.

Esses e outros truques do Gmail podem facilitar a sua vida, e é relativamente simples começar a usá-los!

3 truques do Gmail para o dia a dia

1. Simplifique a organização com filtros automáticos

Via Pexels

Se você está se sentindo sobrecarregado com uma caixa de entrada cheia, os filtros do Gmail são a solução ideal! Imagine poder organizar suas mensagens automaticamente, poupando muito do seu tempo.

Para isso, basta acessar a barra de pesquisa no topo da página, clicar no ícone de configurações e preencher os campos de acordo com suas necessidades.

Por exemplo, se você deseja marcar como importantes todas as mensagens enviadas por um usuário específico com a palavra “trabalho”, configure o filtro e veja como ele realiza isso automaticamente.

Essas configurações estão disponíveis todas no menu, e a barra de pesquisa também disponibiliza as alterações na página inicial. Não existem limites para a aplicação dos filtros automáticos, de modo que cada remetente ou grupo de mensagens pode ter sua categoria exclusiva.

2. Programe o envio de seus e-mails

Às vezes, a chave para a produtividade está em agendar suas tarefas. Por isso, um dos truques do Gmail é permitir a programação do envio de e-mails para o momento ideal.

Escreva o e-mail, clique na seta na barra ‘Enviar’, selecione ‘Programar envio’ e defina a data e hora desejadas.

Dessa maneira, você pode adiantar o trabalho e garantir que suas mensagens sejam entregues no momento mais apropriado, mesmo se estiver fora do horário de expediente.

Além disso, é uma boa maneira de organizar eventos futuros, mas sem atropelar as tarefas. Especialmente no ambiente corporativo, é importante ter uma categorização e priorizar determinadas atividades, a fim de cumpri-las. Contudo, lembrar-se de algo importante ou querer adiantar uma mensagem, pode programá-la no seu envio.

Dessa forma, a sua caixa de entrada não ficará cheia de rascunhos, e você não correrá o risco de perder um prazo importante.

Via Pexels

3. Personalize seus marcadores

Por fim, um dos truques do Gmail mais comuns e que conquista os usuários é a personalização dos marcadores na tela inicial.

Afinal, a organização visual é fundamental na caixa de entrada, e os marcadores e as estrelas do Gmail são seus aliados.

Para começar a personalizar, vá até o ícone de engrenagem na caixa de entrada, selecione ‘Ver todas as configurações’. Em seguida, role até ‘Estrelas’ e habilite novas cores e ícones para os rótulos.

Dessa forma, quando receber um novo contato que deseje destacar, mas sem comprometer outras tags, basta escolher um ícone novo e associá-lo ao que desejar. Ícones de exclamação, check, interrogação e aspas estão disponíveis, além de estrelas nas cores amarela, laranja, vermelha, roxa, verde e azul.

Para quem já tem o costume de usar a caixa de entrada e os marcadores padrões, é possível atribuir estrelas amarelas para os importantes, e acompanhar as respostas de algumas sequências.

No entanto, um dos truques do Gmail é, justamente, permitir que o usuário adicione um toque pessoal à sua organização por meio de cores, ícones diferenciados e outras formas de distinção visual.

Além disso, é importante reforçar que os remetentes ou destinatários não saberão dessa definição específica, sendo uma alteração privada, pessoal e que não interfere na comunicação. Trata-se apenas de uma dica para distinguir os e-mails importantes com facilidade.

 

Fonte: Multiverso Notícias

Imagens: Pexels, Pexels

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