Curiosidades

Fizeram uma tomografia no copo Stanley e foi revelado onde está o chumbo. Veja

0

Há algum tempo, os copos térmicos se tornaram um sucesso no mundo todo. E dentre todas as marcas desse produto, a Stanley com certeza é a mais conhecida. Seu copo promete manter a temperatura da bebida por muito tempo. Mas o copo se tornou assunto não por causa do seu resultado entregue, mas por conta de um elemento em sua composição: o chumbo.

A empresa confirmou que seus produtos realmente tinham o elemento, mas disse que as chances de um usuário do copo ser exposto ao elemento é mínima. Mesmo assim, muitas pessoas ainda ficaram desconfiadas com isso. Tanto é que fizeram uma tomografia no copo Stanley.

Claro que isso é uma coisa bizarra de se pensar, mas através dela foi possível descobrir finalmente onde o chumbo do produto está. Quem postou o resultado desse “exame” foi a empresa Lumafield no último dia 14.

A Lumafield usou o tomógrafo industrial Neptune para conseguir ver o interior do copo Stanley e entender como ele é feito, onde o chumbo está e se ele realmente é um risco para os consumidores. Então, a empresa fez imagens de raio-X em vários ângulos e construiu um modelo 3D do copo Stanley.

Tomografia

Através de um comunicado, a Lumafield explicou que os copos Stanley têm paredes internas e externas de aço inoxidável que são separadas por vácuo, o que diminui a transferência de calor.

O começo do processo de fabricação de recipientes de aço inoxidável isolados a vácuo começa com a formação de duas camadas separadas de aço inoxidável para as paredes interna e externa. Então, elas são soladas na borda.

“O copo é colocado em uma câmara de vácuo e o ar é retirado por um orifício deixado na parte inferior da camada externa”, disse o anúncio da Lumafield.

Esse orifício onde o ar foi evacuado tem que ser selado antes do copo ser retirado da câmara de vácuo. É nesse momento que o chumbo entra. “Durante a montagem das camadas interna e externa, uma pequena pastilha de chumbo é colocada acima do orifício de escape de ar. Depois que o ar é retirado do copo, a câmara de vácuo é aquecida apenas o suficiente para derreter o chumbo”, explicou a empresa.

Jon Bruner, diretor da Lumafield, usou seu perfil no Twitter para postar as imagens que foram geradas para que a análise fosse feita. “O chumbo é um material ideal do ponto de vista do controle de processos; possui baixo ponto de fusão e características altamente previsíveis. A solda com chumbo às vezes ainda é usada na eletrônica por esse motivo”, disse ele.

Onde está o chumbo no copo Stanley?

De acordo com a análise feita, a solda de chumbo está completamente protegida por uma tampa de aço inoxidável logo abaixo dela. Tanto que a Lumafield garante que o elemento está totalmente blindado e que quem usa os produtos não irá ser exposto a ele.

“Se o medalhão que cobre a solda de chumbo for arrancado, ele poderá ficar acessível – mas, nesse caso, um copo de reposição será coberto pela garantia da Stanley”, concluiu a Lumafield.

Perigos do chumbo

Canaltech

Por mais que seja improvável que o chumbo dos copos Stanley contamine as pessoas que os usam, isso não é algo impossível de acontecer. De acordo com Jane Houlihan, diretora de pesquisa da Healthy Babies, Bright Futures, uma aliança de ONGs e cientistas e doadores para reduzir a exposição de bebês a produtos químicos neurotóxicos, ainda é preciso ter um cuidado com os copos Stanley ou qualquer outro produto que tenha chumbo.

Até porque, mesmo que não haja risco de exposição se o copo continuar intacto, se o lugar onde o chumbo estiver sofrer algum dano, existe sim a possibilidade de uma contaminação.

Por isso que, na visão de Houlihan, se a Stanley tem que confirmar que seu produto irá permanecer intacto para que ele seja seguro, existe um problema de segurança no material e os clientes estão sendo colocados em risco.

Mesmo assim, a marca fez questão de reforçar que é raro que o chumbo fique exposto. Mas se isso acontecer, a pessoa pode trocar seu produto em uma garantia vitalícia.

Contaminação por chumbo

Como dito, o chumbo é um metal tóxico. Por isso que ele pode causar vários problemas, como renais, reprodutivos, de desenvolvimento e anemia. E não existem níveis seguros de exposição.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, esse elemento também afeta a capacidade de aprendizagem, de prestar atenção e o desempenho acadêmico. No caso de crianças expostas a ele, o sistema nervoso pode ser afetado e ter como consequência deficiência auditiva e a função das células sanguíneas comprometida.

Outro ponto é que o chumbo se bioacumula no corpo. Isso quer dizer que ele fica no organismo com o passar do tempo, e se existir uma exposição contínua, ele também se acumula.

De acordo com Olga Naidenko, vice-presidente de investigações científicas do Grupo de Trabalho Ambiental, uma ONG “dedicada à proteção da saúde humana e o meio ambiente”, por conta de tudo isso, empresas começaram a usar alternativas para o chumbo como uma maneira de vedar os copos térmicos como o copo Stanley.

Fonte: Canaltech

Imagens: Twitter, Canaltech

Robô humanoide mais rápido do mundo dá primeiro salto mortal

Artigo anterior

10 fatores que podem prever o divórcio, segundo a ciência

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido