Curiosidades

10 fatores que podem prever o divórcio, segundo a ciência

0

Ninguém tem bola de cristal para adivinhar quando um relacionamento vai acabar, mas existem alguns sinais de divórcio para se atentar.

Os avanços nas ciências sociais e psicológicas têm proporcionado insights significativos na identificação dos fatores que aumentam as probabilidades de divórcio.

Conhecer esses fatores permite que os casais tomem medidas para fortalecer seus laços e estabelecer bases sólidas para um futuro conjunto.

Com base em extensa pesquisa e estudos, confira dez indicadores que podem antecipar possíveis dificuldades conjugais:

10 sinais de divórcio para prestar atenção

1. O impacto da idade

Pesquisas sugerem que casais que se casam na adolescência ou após os 32 anos enfrentam um maior risco de divórcio.

Assim, o período dos 20 anos vem como um momento mais propício para o casamento.

Além disso, a diferença de idade entre os cônjuges desempenha um papel significativo. Afinal, diferenças nesse aspecto podem influenciar a comunicação, compreensão mútua e expectativas ao longo dos estágios da vida conjugal.

2. A situação profissional

A estabilidade matrimonial pode sofrer quando o esposo não está empregado em tempo integral.

Essa situação muitas vezes sofre influência pelos estereótipos de gênero persistentes, nos quais o papel tradicional do provedor principal da família masculina afeta a dinâmica do casamento.

Além disso, um dos sinais do divórcio são discussões que surgem por essa questão, como financeiro ou alcance de objetivos em comum.

Via Freepik

3. Nível de educação

Existe uma notável relação entre os níveis de educação e os sinais de divórcio. A falta de conclusão do ensino médio tende a aumentar as chances de separação, por conta do impacto na qualidade de vida.

Por isso, o nível educacional é um fator importante, e se existir essa diferença, vale se atentar para o relacionamento.

4. Manifestações de desdém

Atitudes negativas, tais como desdém, crítica e defensividade excessiva, são componentes dos padrões destrutivos em um relacionamento.

Essas manifestações incluem comportamentos de superioridade, sarcasmo e menosprezo, contribuindo para uma dinâmica prejudicial.

Alguns padrões de comportamento são comuns em relacionamentos que vão mal, e é um dos sinais do divórcio para se atentar.

5. Excesso de romantismo

Pode não parecer, mas quando os casais começam com romantismo exagerado, muitas vezes influenciados por ideais pouco práticos, manter essa intensidade ao longo do tempo pode se tornar um desafio.

Por outro lado, relacionamentos com menos ênfase no “romance de Hollywood” podem ter uma base mais realista, focando em aspectos práticos e duradouros.

6. Resposta ao estresse cotidiano

O estresse do dia a dia desempenha um papel fundamental nos relacionamentos conjugais.

Pequenos eventos estressantes da vida cotidiana podem ter um impacto significativo, às vezes superando até mesmo causas mais dramáticas, como infidelidade ou violência.

Assim, fique atento para esses sinais do divórcio na rotina. Veja se o motivo de brigas ou mau humor provém do estresse, e saiba contornar isso.

Via Freepik

7. Não resolver conflitos

O comportamento de se retirar durante conflitos, onde um dos parceiros se fecha para a comunicação, é um sinal indicativo de taxas mais elevadas de divórcio.

Estratégias de gestão de conflitos e comunicação respeitosa são essenciais para reverter esse padrão.

8. Avaliação negativa do relacionamento

A forma como os casais descrevem seu relacionamento é um indicador da sua força ou fragilidade, sendo um dos principais sinais de divórcio.

O uso de linguagem carinhosa, demonstrações de afeto e ênfase na união indicam uma base emocional sólida.

Por outro lado, a presença de negatividade nas descrições, críticas frequentes ou insatisfação aponta para desafios na relação.

9. Críticas severas

Em vez de expressar descontentamento de maneira construtiva, alguns casais recorrem a críticas que atacam o caráter do parceiro.

Esse tipo de comportamento intensifica a negatividade no relacionamento, dificultando a resolução de problemas e criando um ambiente tóxico que favorece o distanciamento.

Como um dos sinais de divórcio, vale se atentar para brigas que surgem por críticas ou apontamentos que não levam a lugar nenhum.

10. Postura defensiva

Por fim, esse sinal está ligado com o fator anterior. Quando o casal tenta conversar e se resolver, se um dos pares assume uma postura muito defensiva todas as vezes, pode ser um problema.

A incapacidade de assumir a responsabilidade por erros é um indicador de potenciais problemas.

A defesa contínua, mesmo quando a culpa é clara, prolonga discussões desnecessárias e contribui para o desgaste progressivo do relacionamento.

Cada casal é único e enfrenta seus próprios problemas, mas esses sinais e fatores podem ajudar a ver a qualidade da sua relação e onde melhorar.

 

Fonte: Mega Curioso

Imagens: Freepik, Freepik, Freepik

Fizeram uma tomografia no copo Stanley e foi revelado onde está o chumbo. Veja

Artigo anterior

Subir escadas pode ajudar pessoas com transtornos psiquiátricos. Saiba como

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido