Entretenimento

Fome de Sucesso | Filme traz boa análise social ainda que com erros

0

Fome de Sucesso é um filme recente da Netflix e traz questões importantes sobre críticas sociais e ambição, mas alguns pontos pecaram no desenvolvimento.

Seu lançamento mostra uma nova fase do streaming, especialmente com foco nas produções asiáticas. No entanto, ainda existem pontos de melhoria que se destacam na obra, mostrando que o caminho a percorrer é longo.

Cuidado com possíveis spoilers!

Do que se trata Fome de Sucesso?

Fome de Sucesso começa com a história de Aoy, uma jovem que trabalha no bar da sua família, mas não tem muitas oportunidades profissionais.

No entanto, ela consegue a oportunidade de realizar um teste no restaurante Hunger, do renomado chef Paul.

Embora um pouco desconfiada, ela aceita o convite e se torna rapidamente membro da equipe. Contudo, o sonho se transforma em um pesadelo quando Paul mostra sua arrogância e falta de ética.

Via Netflix

A partir daí, a história se transforma em uma produção agitada, com uma série de cenas de gritos e confusão. Também conta com mais tentativas desesperadas de se destacar do que costumamos ver.

Com boas cenas gastronômicas e uma trama interessante, o filme consegue prender a atenção do espectador e passar rapidamente pela primeira hora e meia de tela. No entanto, as coisas mudam com o desfecho.

Prato do dia: arrogância

Na segunda metade do filme, Aoy deixa o restaurante de Paul devido às suas discordâncias com a postura do chef e começa a trabalhar em outro local de sucesso.

A partir daí, os dois entram em uma espécie de guerra. Nela, Aoy está focada em fazer bem o seu trabalho enquanto o chef Paul tenta destruí-la de todas as maneiras possíveis.

Por meio de diálogos simples, mas bem construídos, Fome de Sucesso justifica a arrogância de Paul com uma premissa básica: o sonho do oprimido é se tornar o opressor.

Paul cresceu como filho de empregada doméstica e sempre viu a injustiça da diferença social entre ele e os filhos dos patrões. Por isso, prometeu a si mesmo que um dia teria acesso a tudo o que eles tinham.

Quando finalmente alcança o sucesso, torna-se um egocêntrico renomado que não se importa nem com a qualidade da comida que cozinha nem com as pessoas que a comem.

Via CanalTech

Críticas

Uma das críticas sociais mais trabalhadas no filme é que as pessoas que não precisam se preocupar com dinheiro e com fome não se importam necessariamente com a qualidade do que estão comendo.

Em vez disso, eles se preocupam em reforçar uma mensagem de superioridade sobre as classes mais baixas.

Em uma das melhores cenas do filme, Aoy e Paul competem para ver quem consegue entreter melhor os ricos em uma festa.

Enquanto a comida da jovem cozinheira é simples e tradicional, o chef cria um espetáculo bizarro, cortando uma peça imensa de carne e cozinhando na frente de todos.

Os ricos, maravilhados com a performance de Paul, se juntam em volta dele, aclamando-o mais uma vez.

No entanto, assim que sua imagem é destruída por um vídeo na internet, todos se voltam contra ele. Isso prova que o que realmente importa são as aparências.

Glamourização da pobreza

Fome de Sucesso acerta em sua crítica social ao abordar a relação entre ricos e pobres e trazer uma reflexão sobre o acesso à comida de qualidade.

O filme questiona por que apenas aqueles que têm dinheiro podem ter uma refeição digna, enquanto os menos favorecidos não têm essa mesma oportunidade.

Em vários momentos, é fácil esquecer que a trama se passa na Tailândia, e não em outros países com desigualdade social marcante, como Brasil, Venezuela ou Cuba.

No entanto, o filme também traz uma questão que incomoda: após ter sucesso em sua carreira como chef, Aoy é questionada por todos ao seu redor, incluindo Paul, que a culpam pelo seu êxito.

Via Netflix

Isso passa a mensagem de que ascender na vida, mesmo de forma honesta, é prova de má índole ou erro.

Além disso, após ter se desvencilhado de uma relação profissional abusiva e ter lotado um restaurante por conta própria, Aoy decide voltar ao bar da família, abandonando sua carreira de sucesso.

Embora ela encontre a redenção desejada, há uma glamourização da pobreza que irrita e parece afirmar que o lugar do pobre é na miséria.

Vale a pena assistir a Fome de Sucesso?

O novo filme tailandês da Netflix é bem-sucedido em muitos aspectos, especialmente no que diz respeito ao ritmo, que não é cansativo nem apressado demais, o que prejudicaria o roteiro.

As atuações são destacáveis, principalmente a da protagonista interpretada por Chutimon Chuengcharoensukying.

No entanto, há um desconforto causado pelo viés crítico que, de certa forma, acaba reforçando o sistema opressor da desigualdade social.

Apesar disso, a obra merece uma chance, especialmente por ser uma produção asiática, que ainda é pouco difundida no Brasil, embora esteja ganhando cada vez mais destaque.

Dessa forma, vale a pena conferir a produção de maneira despretensiosa, e aproveitar a evolução da trama, que se apresenta com potencial.

 

Fonte: CanalTech

Imagens: CanalTech, Netflix, Netflix

Aplicativos para saber quem deixou de te seguir no Instagram

Artigo anterior

Afinal de contas, por que o Mario é italiano e não japonês?

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido