Mundo Animal

Gaivotas estão com dificuldades para voar por comerem fast-food

0

As gaivotas do Bahrein não estão conseguindo voar direito por comerem uma comida típica dos fast-foods da região, os machboos. O prato, uma mistura de frango picante com arroz, é popular no Golfo Pérsico e tem seus restos revirados no lixo pelos pássaros. 

Como os animais se acostumaram a fazer refeições dessa forma e têm evitado a caça natural, no mar, autoridades do Bahrein informaram em 2021 que diversas gaivotas estão com sobrepeso e têm ficado pelas ruas de alguns bairros do país. 

“As gaivotas não estão mais voando porque estão muito acima do peso. Podemos vê-las caminhando no chão – é como se tivessem acabado de sair do trabalho e voltado para casa para almoçar. Só as vemos comendo sobras de refeições, como machboos e outros pratos tradicionais”, disse Abdullah Al Qubaisi, presidente do comitê técnico do Conselho Municipal do Norte do Bahrein ao “Gulf Daily”.

Vale destacar que há sete anos, os cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, perceberam o mesmo comportamento de aves no país. Essa modificação na alimentação das gaivotas pode fazê-las desenvolverem graves problemas de saúde. 

Como as gaivotas viraram profissionais em roubar comida

Foto: Pixabay

Outro problema em relação às gaivotas é que a falta de alimentos fez com que essas aves se tornassem profissionais em roubar alimento dos seres humanos.

Estudos da Bristol, na Inglaterra, apontam que esses animais sabem com precisão o melhor horário para roubar um lanche. Os pesquisadores instalaram rastreadores nos animais e monitoraram três locais de alimentação: um parque, uma escola e um lixão.

O resultado concluiu que esses animais aprenderam os horários de almoço e lanche na escola e, assim, frequentam mais a escola durante a tarde. Além disso, quando a escola estava fechada, as gaivotas iam menos ao local.

A pesquisa também apontou que as gaivotas conseguem identificar quando novos despejos de lixos vão ser feitos. Em relação aos parques, os animais foram atrás de alimento natural, em geral de manhã. Isso porque minhocas e insetos costumam sair das tocas neste período.

Por que as gaivotas viraram profissionais no roubo de comida?

Foto: klafue/ Pixabay

O motivo pelo qual as gaivotas viraram profissionais em roubar comida de humanos é a falta de comida nos ambientes naturais.

As gaivotas costumam viver em praias e ilhas, comendo peixes e outros pequenos bichos marinhos. No entanto, nos últimos anos essas aves estão migrando cada vez mais para cidades e ambientes urbanos. Inclusive, o número de gaivotas está caindo rapidamente, e os animais que conseguem sobreviver acabam infestando as cidades, provocando uma impressão de que a população de gaivotas é grande.

Dessa forma, existem dois principais motivos para a falta de alimento das gaivotas. Primeiramente, a indústria pesqueira está retirando mais peixes do mar do que devia. Por isso, os animais não têm tempo de se reproduzir e manter a população antes de serem pescados.

O segundo motivo é a poluição dos oceanos. Ela está destruindo os habitats aquáticos. Além de provocar a morte de animais, que acabam ingerindo o lixo nos oceanos, o plástico e outros materiais ainda podem ser muito tóxicos.

Vale destacar que além das gaivotas, todas as aves marinhas estão sendo profundamente afetadas pela poluição dos oceanos. Inclusive, o comportamento de roubar alimento é uma adaptação às condições do ambiente.

No entanto, apesar de elas terem se adaptado, esse novo estilo de vida dos animais não é necessariamente saudável. 

Também vale deixar em evidência que não sabemos o real impacto dos alimentos humanos para as gaivotas. Apesar de saber que eles podem causar problemas para o animal, informações detalhadas só poderão ser encontradas em futuros estudos.

Fonte: Hypeness, Socientifica

Ladrões invadem casa e roubam placenta em Santa Catarina

Artigo anterior

Criança invade palco enquanto Papa faz audiência semanal no Vaticano

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido