Notícias

Criança invade palco enquanto Papa faz audiência semanal no Vaticano

0

Um menino invadiu o palco enquanto o Papa Francisco fazia a sua audiência geral semanal nesta quarta-feira (17), no Vaticano. A criança ficou ao lado do pontífice até o fim da cerimônia.

Enquanto o Papa Francisco falava sobre a aliança entre crianças e idosos, o menino de aproximadamente 4 anos saiu da plateia e foi em direção ao líder da Igreja Católica. A identidade da criança não foi revelada.

O Papa presenteou a criança com um rosário, que ele ficou segurando por bastante tempo. Francisco utilizou o menino para exemplificar o seu discurso durante a cerimônia.

“Na audiência falamos sobre o diálogo entre idosos e jovens, esta criança foi corajosa e permanece tranquila!”, disse o pontífice.

Guarda suíço desmaia na frente do Papa em audiência no Vaticano

Foto: Remo Casilli/ REUTERS

Minutos antes da criança subir ao palco, outro imprevisto aconteceu na audiência. Um guarda suíço, que estava no palco, desmaiou na frente do Papa Francisco e teve de ser atendido

O guarda caiu durante a mensagem dada em língua portuguesa. Após isso, ele recebeu ajuda para se levantar e foi escoltado para fora do salão Paulo VI.

De acordo com um porta-voz do Vaticano, ele provavelmente sofreu uma queda de pressão. No entanto, não foram dadas mais informações sobre o estado de saúde do guarda.

A Guarda Suíça é responsável pela proteção do Papa em todos os compromissos oficiais. Ela costuma ficar de prontidão por horas e raramente conversa ao entrar em contato com turistas.

Cardeal para a floresta

Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (Foto: Reuters)

Recentemente foi divulgado que o Papa Francisco nomeará no dia 27 de agosto o primeiro cardeal da região amazônica do Brasil. A ação é um sinal de sua preocupação com a floresta tropical e os habitantes indígenas.

Dom Leonardo Steiner, arcebispo da cidade brasileira de Manaus, foi o escolhido para o cargo. Em entrevista, ele contou que o Papa Francisco  está preocupado com o desmatamento, ameaças às culturas indígenas e poluição de rios com mercúrio usado por garimpeiros na Amazônia.

“A nomeação de um cardeal da Amazônia mostra o desejo do Papa de aproximar a Igreja da Amazônia”, afirmou Steiner.

Ainda de acordo com Steiner, as comunidades indígenas reclamam que missionários evangélicos que atuam na região costumam descaracterizar rituais tradicionais, canções e até mesmo suas línguas.

“Isso muitas vezes resulta no desenraizamento da cultura dos povos indígenas e de sua maneira diferente de olhar para o mundo”, disse Steiner.

Segundo Steiner, a Igreja Católica foi culpada disso no passado, no entanto, atualmente, defende a preservação das culturas indígenas

O arcebispo também destacou as desculpas públicas do Papa Francisco no Canadá no final de julho por abusos em escolas para crianças indígenas, instituições administradas por ordens católicas.

“Devemos garantir que os indígenas não percam suas raízes e bebam sempre de suas próprias fontes”, disse ele.

Francisco fez um sínodo, uma sessão de consulta e diálogo, sobre a Amazônia em 2019. Já em junho deste ano, ele se reuniu no Vaticano com os bispos dos estados amazônicos do Brasil, juntamente com padres, freiras e outras pessoas da região.

O Papa Francisco encorajou que eles se envolvam com as comunidades locais, inclusive com os povos originários da floresta e tribos que tiveram pouco contato com o resto do Brasil, de acordo com Steiner.

Fonte: G1, UOL

Gaivotas estão com dificuldades para voar por comerem fast-food

Artigo anterior

Repórter Bianka Carvalho viraliza ao imitar João Gomes e cantor agradece

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido