Inovação

Galaxy AI será lançado para celulares antigos? Samsung responde

0

Apresentado com mais detalhes nesta quarta-feira (17) durante o evento Galaxy Unpacked, o Galaxy AI planeja expandir sua presença no futuro, mas não se sabe, ao certo, se ele estará presente nos dispositivos que já existem.

Renato Citrini, gerente sênior de produto da Samsung Brasil, revelou em uma entrevista que analisam a possibilidade de estender o Galaxy AI para os dispositivos das linhas Galaxy A e M.

Conforme explica, o Galaxy AI é predominantemente um software, e ele ainda está em testes nos modelos S24, S24+ e S24 Ultra. Por isso, irão conhecer as falhas, e a equipe de desenvolvimento irá adaptar essas soluções para outros modelos.

Citrini explicou que, durante esta fase de desenvolvimento interno, serão avaliadas questões como o desempenho da inteligência artificial em outros smartphones, a viabilidade de refazer e reconstruir imagens em um período de tempo aceitável, entre outros aspectos.

Nova tecnologia

Via Trusted Reviews

Segundo fala de Citrini, o objetivo é proporcionar a melhor experiência ao usuário. Assim, ao integrar a experiência de IA, eles poderão avaliar como esses dispositivos mais antigos se adaptarão, visando o melhor uso.

O representante da Samsung enfatizou que, se esses dispositivos mais antigos demonstrarem um desempenho satisfatório, proporcionando uma experiência semelhante à do S24, serão incluídos na atualização.

Citrini afirmou que ainda não é possível definir uma data específica para o lançamento da Galaxy AI em outros dispositivos, mas mencionou que os fãs podem aguardar por novidades em breve.

A única confirmação neste momento inicial é que a linha Galaxy S23 (incluindo o S23 FE), o Z Fold 5, Z Flip 5 e o Galaxy Tab S9 receberão a Galaxy AI ainda no primeiro semestre deste ano.

Recurso no S24

Oficialmente revelado em novembro de 2023, o Galaxy AI se lançou com mais detalhes na quarta-feira, durante o evento Galaxy Unpacked. Na ocasião, a empresa de tecnologia introduziu os novos modelos Galaxy S24, S24+ e S24.

Entre as diversas funcionalidades, os smartphones equipados com o Galaxy AI terão recursos em tempo real, inclusive por voz, não apenas texto. Aplicativos de gravação e câmera também estarão acoplados.

No final do ano passado, a Samsung afirmou que a Galaxy AI “redefinirá a experiência móvel do dia a dia, proporcionando tranquilidade em termos de segurança e privacidade, características intrínsecas ao Galaxy”.

Galaxy AI

O Galaxy AI é o ecossistema de inteligência artificial desenvolvido pela Samsung para seus novos smartphones. Ela funcionará a partir do modelo de linguagem Gauss, lançado no final do ano passado.

O termo “Gauss” é uma homenagem ao renomado matemático e astrônomo alemão Carl Friedrich Gauss. Ele é famoso por seus teoremas nas áreas de geometria, eletrostática e estatística.

Na estrutura da Samsung, é o Gauss que viabiliza a incorporação de ferramentas de IA generativa nos modelos do Galaxy S24, além de proporcionar funcionalidades como tradução e transcrição.

O Samsung Gauss Language, dedicado a produtos de linguagem, é o modelo empregado para essas atividades.

Atualmente, apenas os modelos lançados neste ano terão a IA. Contudo, agora existe mais expectativa de que smartphones mais antigos funcionam. Por outro lado, eles devem ter capacidade de processamento compatível com a tecnologia, para receber algumas das ferramentas anunciadas.

Objetivos

Via Trusted Reviews

O propósito é simplificar o acesso aos recursos de inteligência artificial, eliminando a necessidade de sair dos aplicativos durante a navegação para utilizar outras plataformas.

Além disso, ao disponibilizar funcionalidades de IA diretamente no dispositivo móvel, a empresa se posiciona competitivamente no setor, considerando que uma parte significativa da navegação em várias dessas plataformas ocorre no próprio aparelho.

Atentando-se a esse mercado, no lançamento dos modelos da família S deste ano, a Samsung destacou que seus smartphones agora possuem a capacidade de realizar tradução simultânea em chamadas e mensagens de voz e texto.

Esses são recursos que algumas IAs, como o ChatGPT, já eram capazes de executar. A distinção entre esses serviços reside, então, no local de processamento das informações.

Funções

Apesar de ainda termos poucos detalhes sobre o funcionamento ou o treinamento do Gauss, que impulsiona o ecossistema Galaxy AI, a empresa assegurou que não utiliza informações dos usuários na nuvem para alimentar o LLM.

Isso ocorre porque, mesmo com um processador dedicado, algumas ferramentas necessitam de acesso à internet para serem utilizadas.

Um exemplo disso é a função de resumo de notas no aplicativo homônimo do Galaxy S24. Para analisar as informações e fornecer um resumo organizado ao usuário, é necessário um processamento em nuvem, que não ocorre localmente no telefone – ou seja, requer conexão com a internet.

Já outras funcionalidades, como tradução simultânea de chamadas ou mensagens, estarão diretamente no celular. A empresa explica que a IA funciona no teclado do dispositivo para processar essas atividades diretamente no telefone.

 

Fonte: Canaltech, Estadão

Imagens: Trusted Reviews, Trusted Reviews

Google promove demissão em massa no Brasil

Artigo anterior

Prêmio do BBB 24 começou em 0 e está em R$ 250 mil. Entenda como ele irá funcionar

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido