Galvão Bueno protagonizou mais uma polêmica, agora envolvendo a comentarista Ana Thaís Matos, sua nova companheira de transmissão da Copa no Mundo no Catar.
Muitos fãs de futebol estão acostumados com as narrações icônicas de Galvão durante os jogos do Brasil. No entanto, ele sempre dividiu o espaço com outros comentaristas, e, em 2022, a Globo foi pioneira ao trazer uma mulher para a cabine alta dos estádios.
Contudo, a novidade parece não ter sido bem-vinda pelo representante oficial das narrações brasileiras. Isso porque Galvão Bueno passou a ser alvo de críticas dos internautas devido ao seu comportamento em relação a Ana Thaís Matos.
No segundo jogo do Brasil, contra a Suíça, internautas acusaram o narrador de ignorar as observações feitas pela comentarista durante a partida. Inclusive, Galvão ficou de costas para Ana Thaís Matos. O assunto chegou a ficar entre os mais comentados do Twitter na segunda-feira.
Muitos dos comentários indicaram que a comentarista estava fazendo um ótimo trabalho nos seus apontamentos, mas o narrador estaria ignorando os apontamentos da profissional.
Além disso, muitas opiniões indicaram a diferença de tratamento quando Galvão Bueno interage com outros comentaristas masculinos, sem ignorá-los ou deixar de interagir fisicamente.
Por conta disso, muitos acusaram o narrador de machismo, e comentaram o desconforto ao assistir a equipe durante as narrações. Isso teria se repetido nos dois jogos protagonizados pela seleção brasileira até o momento.
Gente, é impressão minha ou o Galvão Bueno ignora os comentários da Ana Thais Matos durante os jogos do Brasil? Sei não…
— Cissa Torello (@CissaTorello) November 28, 2022
Comentarista estava animada
Antes da primeira transmissão, Ana Thaís Matos publicou uma foto ao lado de Galvão Bueno, comemorando a sua posição naquele momento.
Inclusive, na legenda, celebrou estar ao lado de um símbolo da narração futebolística brasileira. “50 jogos de seleção brasileira transmitidos por Carlos Eduardo Galvão Bueno em Copas do Mundo na Globo. É a última Copa dele, a primeira minha. E olha, dividir essa data com o Pelé da narração esportiva é um privilégio e uma honra”, escreveu ela em sua postagem nas redes sociais.
No entanto, a experiência pareceu ter sido menos positiva do que o esperado, e diversos vídeos no Twitter mostraram momentos em que Galvão Bueno virou de costas para a comentarista e ignorou seus apontamentos sobre a partida.
Até o momento, o narrador não se pronunciou, e muitos internautas defenderam a profissional nas redes.
Ana Thaís Matos é pioneira na narração feminina
Ana Thaís Matos ganhou uma posição de destaque nos últimos meses ao se tornar a primeira mulher a narrar jogos da Seleção Brasileira na TV Aberta durante uma Copa do Mundo masculina.
Ela incentiva a presença da mulher no jornalismo esportivo brasileiro, e divide espaço com grandes nomes da narração, como Galvão Bueno.
Antes da sua estreia, disse, em entrevistas, ser favorável ao empoderamento feminino na televisão brasileira. Para a profissional, é necessário ocupar mais espaços no jornalismo esportivo da principal emissora aberta.
Formação
Além disso, também se destaca pela sua formação, que incentiva outras mulheres. A jornalista de 37 anos é formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e já trabalhou em diversos veículos de esporte, como o Diário LANCE! e o BandSports.
Em 2012, entrou para o Grupo Globo e começou a trabalhar como repórter da Rádio Globo São Paulo, e na Rádio CBN como setorista do Palmeiras.
Foi apenas em 2018 que estreou no SporTV, na Copa do Mundo, e foi a primeira comentarista feminina na TV Globo durante a Copa do Mundo feminina, narrando a partida entre Brasil e Jamaica. Posteriormente, assumiu os comentários do futebol masculino, na partida entre Santos e Athletico Paranaense.
Desde então, já tinha aparecido em vários jogos do Brasileirão masculino e feminino, chamando atenção em 2020 ao ganhar o troféu Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (ACEESP) na categoria Comentarista de TV.
Atualmente, Ana Thaís Matos divide a cabine com nomes consolidados da narração, e assume uma posição firme dentro e fora das telas, sem medo de receber críticas contra atitudes machistas no cenário do futebol.
Por conta disso, reuniu diversos apoiadores, e, agora recebe elogios nas redes sociais, o que incentiva sua participação durante a Copa do Mundo no Catar.
Fonte: Estado de Minas, O Dia
Imagens: Veja