Entretenimento

Globo de Ouro 2024: Oppenheimer é o grande vencedor; veja lista completa

0

O Globo de Ouro 2024 aconteceu, e nomeou os filmes, séries e produções de maior destaque de 2023. A base de votação aumentou para 300 participantes de 75 países, com acertos que promoveram maior variedade e surpresas entre os indicados, o mesmo não se refletiu nos vencedores.

Embora existam prêmios mais inesperados, já era previsível que “Oppenheimer” se consagraria como o grande vencedor da noite.

Analisando o lado positivo da primeira edição após a venda do Prêmio para a Eldridge Industries (uma empresa do mercado financeiro) e a produtora Dick Clark Productions, destaca-se a vitória de “Anatomia de Uma Queda” na categoria de Melhor Roteiro.

Temos também Lilly Gladstone recebendo o Globo de Ouro de Melhor Atriz por “Assassinos da Lua das Flores” e o prêmio de animação para “O Menino e a Garça”, obra do mestre japonês Hayao Miyazaki.

Vale ressaltar a premiação especial de Melhor Comédia ou Musical para o brilhante “Pobres Criaturas”, numa categoria em que a maioria apostava no fenômeno “Barbie”.

Isso sem mencionar a indicação da finlandesa Alma Pöysti como Melhor Atriz em Comédia por “Folhas de Outono”. Considerando o aspecto mais evidente de uma premiação que, sim, faz parte da engrenagem do cinema hollywoodiano, os prêmios para “Oppenheimer” indicam que o mundo pode girar e mudar, mas nem tanto.

Maior ganhador

No total, “Oppenheimer” conquistou cinco dos oito prêmios em disputa. Além de Melhor Filme Drama, obteve vitórias em Melhor Direção para Christopher Nolan, Melhor Ator em Drama para Cillian Murphy, indiscutivelmente o prêmio mais merecido, Melhor Trilha Sonora Original em Filme para Ludwig Göransson e Melhor Ator Coadjuvante para Robert Downey Jr.

Sem menosprezar as inúmeras qualidades de um trabalho complexo, maduro e que equilibra habilmente a comunicação com o grande público e a forte assinatura de seu diretor, a escolha de “Oppenheimer” parecia segura, talvez até mesmo uma opção fácil para evitar equívocos.

Comparar trabalhos criativos, seja filmes ou qualquer outra forma de expressão, é intrinsecamente injusto. Eis o paradoxo das premiações cinematográficas.

Contudo, dado que estamos imersos nesse universo, vale a pena tentar compreender o que a maioria dos votantes valorizou em “Oppenheimer” em detrimento dos outros filmes.

Via UOL

Grandes vitórias

No Globo de Ouro 2024, nos grandes mestres, Scorsese entrega um épico notável com “Assassinos da Lua das Flores”.

Apesar das críticas ao longa por “apropriar-se” da história dos indígenas Osage, Lily Gladstone recebeu devidamente o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Drama. Assim, faz história como a primeira atriz indígena a conquistar o prêmio.

Além disso, ela protagonizou o melhor agradecimento da noite, em uma cerimônia com discursos mornos e uma certa hesitação. Enquanto isso, o evento tenta se reinventar a cada ano.

Lily expressou sua gratidão à sua mãe, presente na cerimônia, e destacou para sua mãe, que, mesmo não sendo Blackfeet, dedicou-se para levar sua língua nativa para as salas de aula.

A atriz, que passou sua primeira infância em uma reserva Blackfeet em Montana, interpreta uma indígena Osage em “Assassinos”. Ela fez questão de lembrar e agradecer à nação de Oklahoma, que desempenhou papéis cruciais no filme, desde a equipe técnica até o elenco.

Barbie

Em meio às contradições, “Barbie” destacou-se como o fenômeno do ano e recebeu, de longe, o prêmio mais “incompreendido” da noite, o de “Melhor Realização Cinematográfica e de Bilheteria”.

Apesar de acumular nove indicações, o filme saiu vitorioso apenas nessa categoria e em Melhor Canção Original em Filme, premiando ‘What was I made for?’ de Billie Eilish e Finneas O’Connell.

Barbie conquistou dois prêmios merecidos, mas a ausência de Margot Robbie como Melhor Atriz em Comédia, que foi para Emma Stone por “Pobres Criaturas”, e de Ryan Gosling como Ator Coadjuvante, foi surpreendente.

Na categoria de Comédia é onde realmente podemos observar inovação. “Barbie” parecia ser a escolha perfeita para essa categoria. Embora “Pobres Criaturas” tenha humor, ironia e provoque risos diante do absurdo da humanidade, é um filme que poderia facilmente se encaixar na categoria de drama.

A distinção entre drama e comédia/musical não existe no Oscar e em várias outras premiações que virão, e é nesse ponto que o filme do cineasta grego Yorgos Lanthimos enfrentará seu verdadeiro teste.

Aclamação

Via UOL

Aclamado com o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 2023, “Pobres Criaturas” é uma obra singular, cativante em sua audácia. Ele espelha sua protagonista Bella (interpretada por Emma Stone). Ela explora o mundo, a vida, sua sexualidade, intelectualidade e poder em um contexto machista, classista e racista.

Este filme raro alinha-se à defesa de “Oppenheimer”, combinando o cinema autoral em sua excelência com a habilidade de proporcionar uma experiência cinematográfica impactante e cativante para grandes audiências.

A estreia de “Pobres Criaturas” no Brasil está marcada para 1º de fevereiro, e o público aguarda ansioso para avaliar a aposta de Lanthimos.

Agora, resta aguardar para descobrir se o Bafta, o Oscar e até mesmo o Critics Choice Awards manterão o entusiasmo por “Oppenheimer”. Isso porque ele segue na disputa pelos melhores filmes de 2023 na temporada.

E as séries?

Para não negligenciar as séries no Globo de Ouro 2024, “Succession”, “Treta” e “O Urso” garantiram seus esperados e merecidos troféus.

Reconhecida como uma das melhores tramas familiares da década, a última temporada da “Dinastia” da família Roy conquistou o prêmio de Melhor Série Drama, superando a excelente “The Morning Show”, a premiada “The Crown” e a badalada “The Last of Us”.

Os personagens que amamos odiar, como os mimados Roman e Shiv, asseguraram os Globos de Melhor Ator e Melhor Atriz em Série de Comédia para Kieran Culkin e Sarah Snook.

Já o eterno Mr. Darcy, Mathew Macfadyen, interpretando o detestável Tom Wambsgans, levou para casa o Globo de Melhor Ator Coadjuvante em série de Comédia.

“Treta” confirmou o entusiasmo e a sintonia com o espírito contemporâneo, conquistando os corações dos críticos. O enredo reflete, com humor e desespero, o anseio e a infelicidade por trás dos avatares de felicidade e vida perfeita.

A disputa entre Steven Yeun e Ali Wong rendeu merecidos prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz em Série Limitada, Série Antológica ou Filme para TV, além de consagrar “Treta” como a Melhor Série da categoria.

Para encerrar, a série “O Urso”, embora seja tudo, menos uma comédia, conseguiu arrancar risos ao explorar o inferno das relações familiares e profissionais em um restaurante.

A participação de Ayo Edebiri recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Enquanto isso, seu colega de cena, Jeremy Allen White, recebeu o Melhor Ator. Por fim, a série conquistou o globo de ouro de Melhor Série de TV Comédia/Musical.

Via UOL

Lista de ganhadores do Globo de Ouro 2024

A premiação do Globo de Ouro de 2024, segunda mais importante depois do Oscar, aconteceu no último domingo. Ela traz diversas categorias além daquelas que nos acostumamos a ver. Conheça todos os ganhadores divulgados:

  • Melhor filme de drama: ‘Oppenheimer’;
  • Melhor atriz de drama: Lily Gladstone – ‘Assassinos da lua das flores’ ;
  • Melhor filme Comédia/Musical: ‘Pobres criaturas’;
  • Melhor ator em Comédia/Musical: Paul Giamatti – ‘Os rejeitados’;
  • Melhor série de TV em Drama: ‘Succession’;
  • Melhor atriz em série de TV em Drama: Sarah Snook – ‘Succession’;
  • Melhor série de TV em Comédia/Musical: The Bear;
  • Melhor série limitada, antológica ou telefilme: ‘Treta’;
  • Maior conquista em bilheteria: Barbie;
  • Melhor canção original em filme: ‘What was I made for?’ – Billie Eilish, Finneas O’Connell
  • Melhor trilha sonora original em filme: Ludwig Göransson – ‘Oppenheimer’
  • Melhor ator em filme em Drama: Cillian Murphy – ‘Oppenheimer’
  • Melhor atriz em filme em Comédia/Musical: Emma Stone – ‘Pobres criaturas’
  • Melhor direção: Christopher Nolan – ‘Oppenheimer’
  • Melhor filme de animação: ‘Kimitachi wa dô ikiru ka’
  • Melhor ator em série de TV de Drama: Kieran Culkin – ‘Succession’
  • Melhor atriz em série de TV Comédia/Musical: Ayo Edebiri – ‘The Bear’
  • Melhor filme em língua estrangeira: ‘Anatomia de uma queda’
  • Melhor ator em série de TV Comédia/Musical: Jeremy Allen White – ‘The Bear’
  • Melhor roteiro: Justine Triet & Arthur Harari – ‘Anatomia de Uma Queda’
  • Melhor ator coadjuvante em filme: Robert Downey Jr. – ‘Oppenheimer’
  • Melhor atriz coadjuvante em filme: Da’vine Joy Randolph – ‘Os rejeitados’

 

Fonte: Olhar Digital, UOL

Imagens: UOL, UOL, UOL

Revolução das máquinas? Robótica humanoide tem ‘momento ChatGPT’

Artigo anterior

Fim da faxina? Esse robô apredeu tarefas domésticas

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido