Natureza

Estrutura misteriosa na Indonésia é a pirâmide mais antiga do mundo, diz estudo

0

Gunung Padang, também conhecida como “Montanha de Luz”, é uma estrutura megalítica intrigante localizada no oeste da Indonésia, que tem suscitado curiosidade entre os pesquisadores por muitos anos.

Localizada no topo de um vulcão extinto, esta construção é reverenciada como sagrada pela comunidade local.

Recentemente, um estudo publicado no periódico Archaeological Prospection sugere que esta pode ser a pirâmide mais antiga do mundo.

O enigma de Gunung Padang tem alimentado debates na comunidade científica. Enquanto alguns argumentam que a área poderia ser uma formação natural, com seres humanos aproveitando o topo para erguer estruturas, outros defendem a ideia de que a “montanha” foi totalmente ou em grande parte construída por mãos humanas.

Liderado por Danny Hilman Natawidjaja, do Instituto de Ciências da Indonésia, o novo estudo empregou técnicas avançadas, como tomografia sísmica, radar de penetração no solo e datação por carbono, na tentativa de desvendar esse mistério.

Os dados de análise dos pesquisadores indicam fortemente que Gunung Padang teve uma construção predominantemente por ação humana.

Dessa forma, releva também indícios de uma construção em fases, com milhares de anos de intervalo.

Existem sugestões de que a estrutura possa abrigar câmaras em seu interior. Surpreendentemente, as partes mais antigas datam de 25 mil a 14 mil anos atrás, conferindo-lhe o título de pirâmide mais antiga do mundo.

Essa descoberta potencialmente reescreve nossa compreensão dos primórdios das civilizações humanas, uma vez que a construção precede a considerada primeira civilização humana da Mesopotâmia.

A sociedade responsável por Gunung Padang teria florescido milhares de anos antes da revolução agrícola, superando em antiguidade até mesmo o povo que construiu Gobekli Tepe, na Turquia, um templo datado de 11 mil a 12 mil anos atrás e considerado o mais antigo do mundo.

Via PxHere

Além de Gunung Padang

Além de Gunung Padang, também existem outras pirâmides antigas que levantam os mesmos mistérios há milhares de anos.

Egito

Por exemplo, as famosas pirâmides do Egito, como as de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos), são mundialmente famosas.

Construídas como túmulos para faraós, essas impressionantes estruturas são notáveis pelo seu design arquitetônico avançado e pela precisão com que foram construídas.

Ainda, também existe a Pirâmide de Djoser, conhecida como a Pirâmide de Escada, uma das mais antigas do Egito, construída durante a Terceira Dinastia.

Seu design inovador marcou uma transição na arquitetura funerária, antecedendo as pirâmides de Gizé.

Na região, também existem as Pirâmides de Dahshur, como as Pirâmides Vermelha e Curvada, construídas durante a Quarta Dinastia.

A Pirâmide Curvada é notável por sua forma com inclinação, resultado de uma mudança no plano de construção durante sua edificação.

Sudão

No entanto, outros exemplos também são igualmente antigos, como as Pirâmides de Meroé. Localizadas no antigo Reino de Cuxe, as pirâmides de Meroé são notáveis por suas estruturas ímpares.

Elas possuem ângulos mais íngremes do que as pirâmides egípcias. Construídas entre 300 a.C. e 300 d.C., serviam como túmulos reais.

Via World History

México

No México, situada na antiga cidade de Teotihuacan, a Pirâmide do Sol é uma das maiores pirâmides do mundo.

Construída por uma civilização pré-asteca, sua função exata ainda é objeto de debate, mas acredita-se que tenha tido significado religioso.

Peru

Caral-Supe, no Peru, é a civilização mais antiga das Américas, e suas pirâmides datam de cerca de 2600 a.C.

Essas pirâmides serviam como centros cerimoniais e administrativos, mostrando uma complexa organização social.

China

Por fim, para exemplificar a existência de pirâmides em todo o mundo, temos as Pirâmides Brancas, na China.

Essas estruturas datam de milhares de anos atrás. Embora muitos estudiosos questionem sua autenticidade como pirâmides, elas ainda são objeto de pesquisa e debate.

 

Fonte: UOL, Wikipedia

Imagens: World History, PxHere

Musk processa organização que apontou publicidade de teor nazista no X e gerou debandada de anunciantes

Artigo anterior

Prisão no Japão de 115 anos será transformada em hotel de luxo com 48 suítes

Próximo artigo