Notícias

História de pescador: saiu para pescar e foi parar na delegacia

0

PMs do Grupamento de Operações do Cerrado (GOC) apreenderam no sábado à noite (20/8) duas caixas de peixes ilegais em um carro na estrada DF-180.

A equipe ambiental estava fazendo uma parada na estrada quando avistaram um carro com um motorista suspeito.

Dentro do carro, os policiais encontraram as caixas com os peixes e também dois arpões que são usados para pescar.

Com isso, o motorista e os materiais apreendidos seguiram para a 27ª Delegacia de Polícia (Recanto das Emas) para registrarem o que aconteceu.

Entretanto, não existem detalhes divulgados sobre o caso, quais os peixes ilegais ou a identidade dos envolvidos.

Via Metrópoles

Peixes ilegais no Brasil

A pesca ilegal no Brasil envolve a captura, comercialização ou transporte de peixes e outros organismos aquáticos de maneira que infrinja as leis e os regulamentos estabelecidos pelo governo.

Essas leis são implementadas para garantir a conservação dos recursos aquáticos e dos ecossistemas aquáticos, bem como para manter um equilíbrio sustentável entre as atividades humanas e a preservação da vida marinha.

Existem várias práticas que podem trazer peixes ilegais no Brasil. Geralmente, envolvem a captura em áreas protegidas.

Isso porque muitas áreas aquáticas, como reservas e parques naturais, são protegidas para preservar a biodiversidade e os habitats marinhos.

Além disso, algumas espécies de peixes têm épocas específicas de reprodução durante as quais a pesca é proibida.

Isso é feito para garantir que os peixes tenham a oportunidade de se reproduzir e que as populações se mantenham saudáveis.

Para quem deseja pescar profissionalmente, existem técnicas e equipamentos proibidos, pois causam danos significativos aos habitats marinhos e resultam na captura de espécies não alvo e juvenis. 

Enquanto isso, animais em risco de extinção são peixes ilegais, e podem gerar apreensão.

Para evitar a sobrepesca, muitas vezes se estabelece cotas de captura para certas espécies. Capturar mais peixes do que o permitido é uma violação das leis de pesca.

Não existem detalhes sobre quais os peixes ilegais do caso, mas eles seguem em julgamento por infringir a lei.

Via Rádio Litoral

Danos ambientais

As consequências ambientais da pesca ilegal são significativas e têm impactos negativos em diversos níveis dos ecossistemas aquáticos.

Para começar, vale reforçar que diminui a população marinha protegida. Elas desempenham papéis importantes nos ecossistemas.

A captura excessiva e não regulamentada de peixes pode desequilibrar os ecossistemas marinhos, afetando toda a cadeia alimentar.

Enquanto isso, o mesmo acontece ao remover muitos peixes ilegais do seu ambiente, prejudicando a alimentação dos predadores e até mesmo impactando a vida humana.

Além disso, algumas práticas de pesca ilegal, como o uso de equipamentos destrutivos, causam danos físicos aos habitats, incluindo recifes, plantas e elementos essenciais para a vida marinha.

Como consequência, aumenta as chances de colapso de ecossistemas sensíveis, como manguezais e áreas de reprodução de peixes.

Por isso, especialistas buscam impedir a retirada de peixes ilegais, e apreende os criminosos que realizam a venda sem comprovação de atividade profissional.

Para a vida humana

A pesca ilegal pode resultar em impactos importantes na vida humana, como aumento de animais em determinados habitats, desequilibrando a fauna e comprometendo o ciclo de alimentação de todas as pessoas.

Ainda, prejudica a indústria pesqueira legal, diminuindo as oportunidades de renda para pescadores que seguem as regulamentações.

Além disso, comunidades que dependem da pesca como fonte de subsistência podem sofrer pela escassez de recursos.

Como punição, existe a apreensão dos peixes ilegais, prisão dos criminosos e necessidade de pagamento de multa. Os órgãos de fiscalização seguem realizando vistorias, especialmente em reservas e fronteiras.

No entanto, as organizações precisam ter uma aplicação da lei mais efetiva para inibir essas atividades.

 

Fonte: Metrópoles, Rádio EBC

Imagens: Metrópoles, Rádio Litoral

Vídeo: veja gesto de Messi que comoveu as redes sociais

Artigo anterior

O que aconteceu com a 123 Milhas? Entenda o que motivou a decisão da empresa

Próximo artigo

Comentários

Comentários não permitido